segunda-feira, 22 de abril de 2013

4 Anos de Blog Othello Classic


Olá a todos , tudo bem ?
Nem parece que já passaram-se 4 anos desde a época em que eu fiz minha primeira postagem aqui nesse blog , mas já se passaram 4 anos , e hoje ele está completando seu quarto ano de existência . Tudo começou com aquela minha postagem explanativa explicando como eu ingressei no Othello ; não demorei muito e já comecei a postar vídeos , o primeiro dele postado no dia 24 daquele mês de abril de 2009 foi o de uma partida entre Makoto Suekuni e Michael Handel , logo em seguida veio o que seria uma das minhas maiores pretensões com esse blog : Ensinar alguma coisa a nível estratégico sobre o jogo , e assim eu fiz .
Sério mesmo , eu achei que ninguém iria nem sequer achar esse blog , e fiquei surpreso quando algumas pessoas começaram a comentar sobre ele em alguns sites de jogos que eu frequentava , logo vi ele linkado em comunidades do Orkut relacionadas ao jogo e isso me deixou muito feliz . Me espantei ao ver uma matéria no que seria o blog sobre Othello mais conhecido do mundo , o blog Reversi do espanhol Jorge Bandrés falando sobre o meu blog , alguns meses depois uma página americana que estava crescendo exponencialmente , a extinta Othello Club postou em sua home o link de entrevistas do meu blog , fiquei entusiasmado com isso , eu já estava na fase de entrevistas nessa época .
Othello , Imagem Artística Presente na Minha Primeira Postagem no Blog
Algumas pessoas sempre me mandavam perguntas , e era como ainda é , um prazer para eu poder ajudá-las , não interessava se era pedindo ajuda para comprar um tabuleiro , se era alguma dúvida relacionada ao jogo , se era sobre campeonatos , eu sempre gostei e ainda gosto muito de poder ajudar . Acredito eu que por causa do blog recebi convites para tomar conta do site da Federação Brasileira de Othello , antes mesmo disso eu assumi como presidente provisório da FBO de 09/11 a 09/12 , hoje somente cuido do site da mesma e do Twitter , aos convites incansáveis do Lucas , ele acabou me convencendo a participar de um campeonato brasileiro , eu até fui mas disse que seria apenas juiz , chegando lá eu quis participar pra valer . ( rs ) Isso foi em 2011 , no ano seguinte eu compareci de novo no evento .
Minha Primeira Estratégia Ensinada no Blog
Bom , devo muito a esse blog de alguma forma , como já disse em postagens anteriores : Esse foi o meu divã , acima de tudo sempre me funcionou como uma terapia , eu só falo de Othello / Reversi aqui , com algumas exceções em datas comemorativas e aniversários da minha namorada , que diga de passagem sempre me motivou a postar coisas aqui ; mas mesmo assim eu sentia e sinto aqui um refugio onde eu posso compartilhar alguma coisa com alguém , mesmo que essa coisa seja apenas um simples jogo , mesmo assim é bom poder falar sobre isso .
Eu estou com novos projetos , alguns já sendo executados e outros somente no papel ainda , mas estou sentindo que já está chegando a hora de colocá-los em prática , posso adiantar que meu projeto futuro terá haver com uma página e eu não sei ainda que tipo de página , onde eu falo sobre ciência em geral , terá foco nas maravilhas da ciência , também terá ceticismo , terá humanismo , terá um pouco de filosofia , muita astronomia e biologia , falarei sobre religião e credos em geral e por ai vai , quem se interessar por algum desses assuntos está convidado a participar também . =]
O projeto que já está em voga atualmente é a nossa página no Facebook para os brasileiros viciadaços em Othello : É o Brazucas Por Othello , páginas onde reúne uma galera que assim igual a mim , é apaixonada pelo jogo . O intuito dessa página que teve como mentor principal Adegar Aves , é unir em um único espaço jogadores brasileiros interessados em participar de encontros semanais a princípio no site PlayOk para jogar , descontrair , aprender , conversar , dar ideias , matar a saudade e por ai vai . O grupo também conta com a presença de estrangeiros .
Então é isso galera , tive uma pequena digressão no final da postagem , mas foi válido para informar vocês de novos projetos , eu não pretendo abandonar por completo esse blog , como já bem disse em outras postagens , ele completou seu quarto ano e irá completar muito mais , apenas para me dedicar a outros planos deixarei esse daqui a um ritmo mais lento , mas ainda vivo . Deixarei alguns links logo abaixo para quem quiser relembrar as minhas primeiras postagens , e também o link do nosso grupo no Facebook .
A todos vocês meu muito obrigado
Fabrício
Links das minhas primeiras postagens em 2009 e do nosso grupo no Facebook , o Brazucas Por Othello :
Me Início no Reversi
http://othelloclassic.blogspot.com.br/2009/04/meu-inicio-no-reversi.html
Makoto Suekuni ... =]
http://othelloclassic.blogspot.com.br/2009/04/makoto-suekuni.html
Estratégia - 1 , Primeira estratégia ensinada por mim no Blog
http://othelloclassic.blogspot.com.br/2009/04/estrategias.html
Brazucas Por Othello , Facebook
http://www.facebook.com/groups/143613342480371/

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Um dia para se guardar na memória : Campeonato Francorrochense de Othello 2009



Um dia ensolarado , eu sabia que naquela dia eu iria lá para casa da minha tia e do meu primo para jogar conversa afora e beber umas cervejas , mas eu iria levar uma coisa a mais nessa empreitada minha ; meu tabuleiro de Othello da Grow : E é ai que o negócio todo começa . :)
Chegando lá eu como sempre fiquei á vontade , sou de casa e achava o clima agradável , nada demais até ai , minha intenção era apenas além dos hábitos rotineiros jogar umas partidinhas de Othello com meus primos , lá também mora o irmão dele , o Rodrigo . Ainda a tempo deixa eu apresentar todos os envolvidos : Rogério e Rodrigo são meus primos , gostam do jogo também , porém eu jogava muito mais com o mais velho , ( Rogério ) , o mais novo só iria jogar para não fazer desfeita , ele até que gosta mas não com tanta gana assim . Não precisarei falar da irmã mais nova deles que não se interessava pelo jogo ( Na verdade nunca se interessou ) .
Até ai normal , só iríamos jogar nós três mesmo , mas então veio a ideia de fazer um campeonato . “ Ohhh , legal “ pensamos : Mas só três ? Não demoramos a chamar mais um cara que tava lá por perto que nem sequer me lembro do nome agora , ele veio e jogou uma partida com o Rogério de forma amistosa , foi um massacre do meu primo , depois da partida ele jogou umas conversa afora e subiu para a rua , não voltou mais naquele dia mesmo com a nossa insistência . Meio que do nada apareceu dois personagens que sem nem saber fariam história , são eles : Natan e Tel . O primeiro deles , o pequeno Natan na época só tinha uns 10 ou 11 anos , não mais que isso , um menininho gordinho e simpático . Tel tinha uns 20 eu acho ; pronto , o circo já ta formado , vamos ao espetáculo . =]
Eu fiz a tabela do nosso Campeonato Francorrochense de Othello 2009 , cinco participantes , todos jogavam contra todos , somando um total de 15 partidas . Logo no começo do campeonato ainda tentamos chamar o cara que tinha jogado uma partida com meu primo , mas esse não quis mais . Um detalhe importante é que nem o Tel e tão pouco o Natan conheciam esse jogo , foram ensinado ali na hora , ensinamos as regras e alguns macetes e bora lá . ( Rs ) , Então “ peça virando “ e o campeonato começa .
Não preciso falar que todos ali sabiam que eu ganharia , mas o menos importante era isso , tinha um certo grau de disputa entre eles , eu estava separado disso , para mim era só uma brincadeira , mas também sabia que tinha a obrigação de ganhar , meus adversários seriam mesmo meus primos ( Hoje em 2013 na minha última partida com o Rodrigo eu fui derrotado ) , naquela época subestimar o Rogério seria besteira da minha parte , ele conhecia o meu jogo . A primeira partida do campeonato foi entre Rogério e Natan , com vitória fácil do meu primo , na segunda partida eu atropelei o Rodrigo por 60 a 02 ( É assim que ta escrito no papel , esse placar mesmo , e não 64 a 02 ) , na estréia do Tel ele foi aplacado também pelo Rogério por 53 a 11 , e depois daí o campeonato prosseguiu normalmente . Vou falar de alguns momentos legais , e um desses sem dúvida foi a partida acirradíssima entre Natan e Tel , todos pararam para ver essa partida , não só pelo “ espetáculo “ à parte de ver dois novatos jogando , mas por saber que ali havia uma rixa , ninguém queria ficar em último no campeonato e o Natan ainda sonhava com uma medalha , sim eu esqueci : Haviam três medalhas , ouro , prata e bronze e um troféuzinho . O Tel também queria um troféu , por isso ali , naquela partida muita coisa se decidiria . E foi isso mesmo , pau a pau com várias correções nossas sobre peças não viradas , peças por virar e etc . Depois de ter a vitória bem ao seu alcance , Tel deixa escapar e o pequeno Natan o derrota por 33 a 31 , foi uma felicidade pro baixinho , não me lembro dos detalhes , mas ele deve ter ficado sim muito feliz com isso .
Eu não poderia deixar passar em branco um outro momento do evento , a partida entre esse mesmo baixinho raçudo com o meu primo Rodrigo , que tava na cola do meu outro primo por uma vaga na final , e mostrou porquê . Depois de um erro típico de novato , Natan perde totalmente o controle da partida , e Rodrigo abre grande vantagem sobre ele , mas o épico ainda estava por vir , Rodrigo queria mais , ele queria “ zerar “ Natan , e conseguir a sua primeira partida zerada na vida , então ele se concentrou , calculou bem e foi jogando , e sobre os nossos olhares , para o seu próprio delírio zerou o pequenino por 41 a 00 , isso foi gravado , não só isso mais vários trechos desse campeonato , só não me lembro em que CD eu salvei , ele vibrou de alegria , era uma vitória incontestável .
Nesse tramite todo , me perguntaram por que eu só tinha ganhado de 38 a 26 do Tel , na penúltima partida da primeira faze do campeonato ( E última minha nessa fase ) , e eu disse que não sei , apenas brinquei demais na partida e deixei por besteira de pegar mais peças , porém meus pontos já estavam garantidos e uma das vagas da final era minha . Fui para a final com o meu primo Rogério , mas antes de falar quem ganhou tenho que falar de outro momento marcante do campeonato .
Lembram quando eu disse que o pequeno Natan sonhava com uma medalha ? Pois bem , ele ficou à frente do Tel na pontuação , mas mesmo assim em 4º lugar , isso não lhe garantia uma medalha , quem ocupava a 3º posição era o Rodrigo , seu algoz do zeramento , mas peraí , algoz no jogo , porque na vida deu um exemplo : Ao terminar a competição e ver que tinha pegado a medalha de bronze , Rodrigo não se contentou em tê-la no peito , não porque ele não gostava da terceira posição , ao contrário , ele estava muito satisfeito com ela mas é que ele sentiu que tinha alguém ali que valorizaria ela mais do que ele , e esse alguém era o Natan , então o Rodrigo a pegou e estendeu as mãos para o Natan , meio sem entender ele pegou , ficou sem palavras porém contente e foi embora com sua medalhinha no peito , sério , me emociono com isso . Uma atitude nobre do meu primo .
Começamos esse campeonato no finalzinho da tarde , e na final que era entre os dois favoritos mesmo , já anoitecera e minha tia que não estava em casa tinha chegado e tava meio sem entender que “ festa “ era aquela , porém esperou a partida da grande final acabar , nós estávamos atrapalhando ela de alguma forma ali . Foi uma partida equilibrada , porém eu estava seguro , já o Rogério bem pensativo , e no final tudo ocorreu bem para mim e esse foi o primeiro campeonato que eu ganhei na vida , foi 37 a 27 para mim e fui o campeão . Queríamos mais de uma partida na final , porém o tempo não iria deixar , já era tarde eu tinha que ir para casa , e nós estávamos começando a atrapalhar as coisas por ali , então decidimos que seria mesmo decidida em uma partida , e quem vencesse seria o campeão , se eu não me engano o empate era meu também por causa dos meus pontos absolutos da primeira fase , mas só era isso que eu tinha de vantagem mesmo .
Bom , é isso ... Fazia tempo que eu queria fazer uma postagem falando desse campeonato para vocês , mas só agora eu encontrei tempo e hora certa para isso , espero que essa história real sirva de estímulo para vocês realizarem seus campeonatos também , chamem os vizinhos , pegue seu tabuleiro ( Se tiver é claro ) , e se divirtam , sempre vai ter uma coisa boa para se lembrarem depois , as coisas mais marcantes desse campeonato que realizamos aqui nem mesmo teve a ver com o título , e sim com coisas acontecidas durante o evento que misturou , garra , superação e generosidade . Que fique a lição , jogar com amigos é mais do que ver quem é melhor , é ver também quem somos e o que seremos . Grande abraço pra vocês .
Campeonato Francorrochense de Othello 2009 , Dia 11 de Fevereiro de 2009 , Quarta - Feira , Término às 18:48 .
Jogos :
Rogério 51 a 13 Natan - Fabrício 60 a 02 Rodrigo - Rogério 53 a 11 Tel - Fabrício 44 a 19 Natan ( Na lista está 44 a 19 e não 45 a 19 ) - Rogério 54 a 10 Rodrigo - Natan 33 a 31 Tel - Fabrício 55 a 09 Rogério - Rodrigo 41 a 00 Natan - Fabrício 38 a 26 Tel - Rodrigo 48 a 16 Tel .
Final
Fabrício 37 a 27 Rogério
Colocações Finais :
1 - Fabrício - 15 Pontos
2 - Rogério - 9 Pontos
3 - Rodrigo - 6 Pontos
4 - Natan - 3 Pontos
5 - Tel - 0 Pontos