Reversista - Existem planos para o Uruguai realizar um campeonato nacional ?
Ismael - É muito difícil , não há muitos jogadores , e não temos a infra-estrutura básica ( Tabuleiros e Relógios ) ; esses são os problemas da recém criada AUO . Eu consegui alguns amigos e jogadores para formar a uma “ Dirigência “ e já foi reconhecida pela Federação Internacional , mais nos fatos é como se não tivéssemos nada . Mas nós podemos alcançar uma maior difusão nos próximos anos e passar a uma nova etapa .
Reversista - Se no próximo campeonato mundial você pudesse escolher algum jogador relativamente bom além de você para representar os Sul-americanos em um Campeonato Mundial , quem você escolheria como tendo maior potencial para isso ?
Ismael - Eu acredito que na Argentina há os melhores jogadores , Rafa ( Que não joga os torneios porque é da longíqua Cidade de Córdoba ) e Juan P. Lucioli , que com uma boa preparação ambos podem fazer um bom papel . E sendo objetivo , falaria de eu mesmo , que estou um escalão abaixo deles , mais eu sei que eu faço progressos no jogo , e sei que posso ser mais forte nos próximos anos . Não conheço muito os novos jogadores do Brasil , como Henrique que ganhou o último torneio
Reversista - Você recentemente fez um site onde se pode ver as transcrições dos torneios Argentinos , você pensa em futuramente fazer algum outro site que agregue todas as transcrições reunindo os Torneios Argentino e o Campeonato Brasileiro ? Isso é só uma ideia ...
Ismael - Eu acho que é muito boa ideia , e eu ofereço a vocês fazer esse site sim . Com uma boa colaboração de vocês ... ( Para reunir transcrições de todas as partidas que se possa , e melhorar o português do site ) , creio que se pode fazer rápido . E um html muito básico , com o java applet para as partidas , que posso usar graças a Liveothello.com e Giovanni Barricelli do Othello Club . Eu penso que a melhor ideia é manter o site atual para as partidas da Argentina mesmo . até mesmo pelo próprio nome de domínio “ Othelloargentina “ ( Eu não posso trocar o nome para “ Othellosulamerica “ ) e fazer outro site Brasileiro ou Sul-Americano eu teria que trocar as cores branco - celeste pelo verde – amarelo ou outra cor .
Reversista - Fiz uma pergunta parecida ao David Beck , qual o melhor site para se jogar on-line na sua opinião ?
Ismael - Sem dúvidas é o PlayOk , ali é onde você pode encontrar um nível mais competitivo .
Mas muitas vezes se mostra muito competitivo ; algo que me incomoda é a dificuldade que é jogar com muitos jogadores “ Laranjas “ . Não gosto da atitude elitista de muitos jogadores que acreditam serem os “ Reis “ e não jogam com ninguém . É mais tranqüilo jogar as vezes em sites como o Flyordie ou o Buho21 , neste último não há muitos jogadores mas há muitos Latinos Americanos .
Reversista - Bom , para encerrar , motivado pela suas observações que envolve um assunto que muito me interessa e que concordo plenamente , e que ainda falarei aqui no meu Blog , o que você acha dessa divisão desnecessária que existe entre os ditos jogadores de “ Elite “ e os jogadores assim reconhecido como “ Simples Mortais “ ?
Ismael - Eu posso entender que os bons jogadores tratem de aproveitar seu tempo ao máximo jogando contra jogadores fortes que exijam o melhor deles . Mais as vezes da a sensação que há muitos ególatras , sobre tudo porque os jogadores de mais de 1500 – 1600 , e toda as pessoas que sabem jogar , e que deveriam ter certa credibilidade , e que estão mais abaixo que jogadores laranjas é devido a diversos fatores do jogo , mas as partidas com eles não deixam de serem boas , e muitos laranjas não os veem assim . E algumas vezes , certas atitudes de alguns laranjas ( Com exceções por suposição ) como ególatras , que jogam uma só partida , e se ganhar ele se vai , como se o adversário foi demasiadamente fácil , e pode ter sido uma boa partida e ele mereceria uma revanche , Isso não é simpático . Já que estou com esse tema , quero destacar dois jogadores , Murakami e Ben Seeley , que são muito amáveis e gostam de jogar com qualquer um , e dão oportunidade de jogar com eles . Isso sim é simpático .
Obs : Ismael me mandou além das respostas as minhas perguntas , alguns comentários finais , dos quais um ainda me serviu para lhe fazer mais umas perguntas . Como no caso da página dele na Web com as transcrições dos torneios Argentinos que eu tinha me esquecido de lhe perguntar .
Ismael :
Em um comentário final que eu quero agregar :
O primeiro tabuleiro que tive , e que uso para jogar fisicamente é fabricado no Brasil , da marca “ Grow “ . É um tabuleiro muito interessante , com peças que ficam fixas nos espaços , e você pode reverter sem que elas se movam do lugar . O Jogo foi chamado “ Einstein “ , e vinha com as instruções em espanhol , não em português , assim que a Grow exportou a alguns anos para outros paises da América – Latina ( Ano de 1995 ) .
E uma coisa a mais . Eu fiz um site para os Argentinos com as partidas dos seus torneios , Não tem muitas partidas , mais espero agregar mais no futuro . Site >>>>> othelloargentina.webs.com
Também quero mencionar o site >>>>> othelloclub.ning.com , uma comunidade de jogadores de linha , de outro amigo meu da Internet , ( Apesar de nunca te lhe conhecido pessoalmente ) : Giovanni Barricelli , dos Estados Unidos .
Abraços !