sábado, 19 de junho de 2010

Princípios Básicos do WZebra




Wzebra


O modo para se seguir as explicações é pela orientação dos quadradinhos , para facilitar eu coloquei quadrados abaixo ou do lado de cada ícone ou opção a ser explicada , com cores distintas para cada sequência .


Seguindo os quadradinhos Vermelhos , nesse primeiro passo o importante é apenas saber quais são as configurações mais essenciais do WZebra :





1 - Configuração de Zebra

* Função

Aqui é onde dentro das configurações descritivas você pode mudar a cor com a qual o programa joga , você pode optar por ele jogando com as peças pretas ou obviamente com as brancas , ou simplesmente deixando-o inativo em “ Zebra Observar “ ou “ Zebra Inativo “

Recomendações : Eu deixo em Observar e jogo COMIGO MESMO , quando surge no meio da partida uma jogada da qual eu não sei qual é a melhor maneira de sair , eu ativo o programa na cor da peça que vai jogar no momento e ele me mostra naquela sequência qual é a melhor saída .




* Profundidade da Pesquisa

Nessa ferramenta você pode alternar o nível de habilidade do programa , optando desde
“ 1 Jogada “ até “ 24 Jogadas + Últimas 26 Perfeitas “ , e mais algumas opções posteriores a essa , porém o que é necessário mesmo para um bom treino e aprender , é usar até o Nível – 16 ...
“ 16 Jogadas + Últimas 20 Perfeitas “ , passou disso tem Computador que começa a travar e o tempo de cálculo das jogadas demoram demais .



2 – Opções


* Ver Jogadas

Nessa opção você pode optar por ver ou não ver as jogadas disponíveis , se você for novato é recomendado estar marcada essa opção , a partir do momento que você conhecer melhor as regras do jogo , já pode deixar desmarcada para pegar mais visão de jogo .


* Linguagem

Aqui você pode escolher a linguagem de comunicação do Programa , vai desde Inglês passando por holandês e nosso velho e bom português , até ao chinês . É recomendável que você assim igual eu for Brasileiro , deixe em português , é melhor ... ( Essas duas opções , Ver Jogadas e Linguagem são as que eu acho mais úteis )





3 - Ícones , Primeira Sequência

* Novo Jogo

Sempre que quiser começar um novo jogo , se quiser rever o jogo outra vez é necessário que o salve antes .

* Nova Sessão de Treino

Muito recomendado para os novatos e também para os mais experientes , porém aqui nessa opção você pode visualizar os melhores lugares para se jogar sempre seguindo o número da cor Azul , geralmente são as jogadas mais silenciosas , onde se pegam poucas ou as principais peças e se posicionam em lugares estratégicos , um bom observador pode aprender muito dessa forma .


* Continuar como Jogo

Aqui você volta a jogar fora do modo treino .

* Continuar como sessão de Treino

Aqui você volta para o modo Treino


* Guardar Jogo

É muito importante para o aprendizado visualizar jogos que você já treinou e analisou no WZebra , pra isso é necessário antes salvá-lo , então nessa ótima opção você pode salvar dentro do seu Computador os jogos do WZebra e abrir novamente mais tarde quando quiser rever as coisas que já aprendeu para reforçar na mente .

* Carregar Jogo

Essa função é bem prática , se você já estiver com o WZebra aberto , e quiser rever algum dos jogos dos quais você já salvou antes , é só clicar nessa opção e se dirigir até a pasta onde você salvou os jogos , escolher um jogo e clicar em abrir , pronto ... O Jogo abre dentro do WZebra que você já tinha aberto antes , sem a necessidade de dois WZebras abertos ao mesmo tempo .





4 – Ícones , Segunda Sequência


* Rever Jogo

Você acaba de jogar uma partida contra o Wzebra , então você quer ver o jogo novamente sem ter que voltar tudo pra trás na setinha , então é só você clicar em Rever Jogo que o jogo vai do zero e é só clicar na setinha e acompanhar a partida , se quiser saber se suas jogadas foram boas , é só clicar na ( Luizinha Amarela ) entre as setas azuis , ela informa passo a passo a qualidade das suas jogadas .

* Analisar Jogo

É mais pra jogadores que querem se aprofundar mais no jogo , e que entende todas as explicações numéricas das análises .

* Analisar jogo de trás para frente

É a mesma coisa de Analisar Jogo , só que como o nome já diz , de trás para frente

* Jogo automático

Mais uma opção prática e bem pensada , nela você pode começar um novo jogo por exemplo e colocar o WZebra para jogar contra ele mesmo clicando em Jogo Automático , depois você volta calmamente o jogo e vê tudo que foi feito , serve também de aprendizado .

* Configurar Tabuleiro

Ao se clicar nessa opção o programa assume um visual um tanto quanto estranho , onde a primeira vista não se pode fazer nada , mais logo vocês poderam notar que ao lado Direito do Programa se abrem algumas opções , são elas : Tipos de Disco * Disco preto * Disco Branco e
* Apagar Disco , e Mais : Lado que Joga * Jogador Preto e * Jogador Branco . Mais as opções
Limpar , Ok e Cancelar .

Essa opção do Programa é ótima para se criar jogadas e lances singulares e ver como que o WZebra se sai dessa , também é muito recomendado para se copiar lances decisivos ou iniciais de uma partida que você jogou , e reproduzilas aqui no Programa , como ?

Simples , clicando em Disco Preto , você pode depois clicar dentro do gráfico do programa e colocar os Discos Pretos onde bem você achar melhor no WZebra , depois clicando em Discos Brancos também do mesmo lado , você pode colocar as Brancas agora , errou ? Não tem problema , é só clicar em Apagar Disco e recomeçar a construção . Depois de finalizado você tem que saber com qual peça o Programa deverá começar a partida , se com as Pretas ou com as Brancas , Escolhendo e marcando nas Opções Jogador Preto ou Jogador Branco e clicando em OK logo abaixo . Se você não achou que o que você construiu não ficou legal e quiser recomeçar do zero tudo de novo é só clicar em Limpar também dentro das opções a Direita .





5 – Ícones , Terceira Sequência


* Salientar Discos Estáveis

Aqui você pode ver quais discos não podem mais ser capturados dentro da partida , ou seja ... Aqueles que não podem de maneira alguma dentro das regras do jogo virarem para outra cor , no caso ao clicar nessa opção os discos que não podem mais ser revertidos ficam na sua cor original , os que podem ser virados ficam numa cor mais clara e depois volta ao normal .

* Refletir na Diagonal Ascendente

Muda o jogo de posição , porém é ainda o mesmo jogo , só que as peças que estavam abaixo vão para cima e as de cima para baixo .

* Refletir na Diagonal Descendente

É a mesma coisa da anterior , só o que muda é a diagonal que se estende a reversão .


* Rodar 90 Graus

Numa rotação no sentido anti-horário , o jogo gira o tabuleiro todo para melhor visualização da partida de um modo geral .





6 – Ícones , Quarta Sequência

* Setas

Para a Esquerda e Para a Direita , ambas servem para você se deslocar numa partida estudando passo a passo o andar de um jogo .


* Avaliar todas as Jogadas

Serve quando você for rever um jogo seu ou de outrem , você saber qual foi o nível de cada jogada aplicada , isso é ótimo para saber quando ocorreu os erros numa partida .


* Trocar as Cores

Aqui é a forma prática de trocar de cores de função do WZebra , porém trocar por aqui , por algum motivo trava um pouco o Computador , o deixando mais lento , é recomendável trocar as cores no modo descritivo na parte superior a esquerda do Programa . ( Se o seu Computador não ficar lento Ok , sem problemas nesse ícone )





Ficheiro , Carregar Texto


Aprendendo a carregar jogo do PlayOk


Aqui nesse passo final vou explicar uma ferramenta muito útil do WZebra , creio que uma das melhores , que é a possibilidade de poder carregar jogos do PlayOk . Como ?

Eu explico ... Vou explicar com a ajuda dos PrintScreen por que as vezes só escrevendo pode embaralhar a mente de alguns , além do mais essa é a minha forma de melhor poder explicar , antes de mais nada eu agradeço ao Henrique que nesse último passo me explicou direitinho todos os procedimentos a serem tomados , e eu com o que aprendi vou passar adiante para vocês .


Primeiramente você terá que ter um cadastro no site PlayOk , caso contrário não será possível . Tendo o cadastro e querendo Carregar a um jogo seu , existem dois caminhos a serem tomados , vou passar o primeiro e no decorrer mostro o segundo , ambos levam ao mesmo lugar .



Passo – 1





Se você já estiver dentro de uma sala geral de jogo , clique duas vezes rápidas em seu próprio Nick depois de se conectar com ele ao site .


Passo – 2







Aparecerá essa janelinha azul na página , parecendo um pop-up , então no meio dessa janelinha vocês podem reparar que aparece escrito numa barra retangular cinza “ Estatísticas Completas “ , Clique ali uma vez .






Também dentro desse passo – 2 , já falo da segunda opção que é a de clicar em
“ Estatísticas “ fora da sala de jogo , ali a direita dessa imagem , mais ali só ta escrito
“ Estatística “ , mais levará ao mesmo lugar seguinte . E para clicar ali você só basta estar logado , independente de você estar dentro ou não de uma sala geral de jogo .


Passo – 3







Abrirá uma janela igual essa , com a opções centrais “ Geral “ , “ Jogos “ , “ Adversários “ e
“ Torneios “ onde você poderá escolher entre os 3 últimos para escolher um jogo que queira carregar , mais creio que não tenha como escolher a um jogo de torneios , a última opção

Então para facilitar a explicação , vamos supor que você clicou ali , em jogos e vejamos o que acontecerá no passo seguinte .


Passo – 4







Aparecerá uma janela igual a essa , onde você poderá escolher a um jogo nos últimos 6 meses seu , e carregá-lo , se você clicar em “ Baixar Transcrições dos Jogos em Formato Texto “ você baixará a todos os seus jogos dos últimos 6 meses , porém você pode ser mais prático e escolhendo a um só desses jogos , para isso você do lado direito a essa imagem do lado de
“ Vit “ e do resultado do jogo , clicar em “ TXT “ , que abrirá a transcrição do jogo desejado . Então vamos supor que você escolheu a transcrição do primeiro jogo , que foi o de 34 a 30 , e vejamos no próximo passo o que acontece



Passo – 5







Essa janela com a transcrição desejada abrirá , e daí para você chegar onde quer é muito rápido , chegando ai é só você Copiar a transcrição , lembrando que a transcrição começa ali em “ 1. d3 c5 2. d6 e3 “ e acaba ali em “ 30. - - b2 31. a1 30 – 34 “ O resto que está em cima é somente explicações técnicas sobre o jogo e sobre os jogadores .



Passo – 6







Agora é fácil , é só abrir o WZebra e ir nessa opção da imagem , ( Ficheiro , Carregar Jogo de Texto )



Passo – 7







Abrirá essa janela , onde no passo seguinte você colará a transcrição .


Passo – 8







Você colará a transcrição e clicará em OK


Passo – 9







O Jogo estará carregado nas suas mãos , onde você com o conhecimento que eu passei do programa ou com o que você já sabia , poderá ver as suas partidas de uma forma mais analítica .


E para finalizar , e se você quiser carregar e ver as paridas de outros jogadores do site ?


É muito simples , a partir do passo 1 onde eu pesso para você clicar duas vezes rápida no seu próprio Nick , é só dessa vez você clicar as mesmas duas vezes no Nick do jogador desejado , e repetir os mesmos procedimentos e carregar o jogo . Ou até mesmo você tem a opção de procurar o jogador desejado clicando primeiro em
" estatística " depois indo até a opção " usuários " e digitando o nome do nick desejado , logo depois é só clicar em " ver " e esperar aparecer . Para que você procure o jogador no jogo certo , antes da opção " ver " tem a opção " jogo " , certifique-se que ali está escrito " reversi " para você procurar resultados de jogadores no Reversi , se acaso você queira procurar a estatística dos mesmos jogadores em outro jogo é só escolher a outra modalidade tais como damas , quina , xadrez e etc e clicar em " ver " ( Óbvio que o WZebra não servirá para receber colagens de outro tipo de jogo que não seja o Othello - Reversi , nesse caso você deverá procurar um programa compatível ao jogo e com tais funcionalidades ). Para melhorar a compreensão dessa explicação , veja a imagem do passo 3 ou 4 logo ai acima , que ficará melhor .


Espero ter ajudado , sem mais


Muito Obrigado

2 comentários:

val disse...

Adoro jogar reversi,no começo não sabia nada.Sempre perdia,mas fui aprendendo.Jogo todos os dias é um jogo viciante.Fabrício muito obrigada pelas explicações,são de grande utilidade.Aprendi muito depois de segui-las.Grande abraço...

Fabrício Silva disse...

Val , eu fico muito feliz por você , e espero poder ajudar ainda mais . Esse jogo sempre tem novatos começando agora e que precisam de uma orientação . Então qualquer coisa é só falar ... =]

Abraços