sexta-feira, 18 de junho de 2010

Discos Estáveis , Final de Jogo

Discos Estáveis


Discos Estáveis são a quantidade de peças que um jogador tem que não podem ser revertidas até o final do jogo , independente de onde se jogue elas ficaram lá até o término da partida com a mesma cor depois que estão fixas . Um jogo obviamente só acaba depois que todos os Discos estão Estáveis , e não é necessário que se cessem todas as casas vazias para isso , Mais enquanto isso vejamos esse primeiro exemplo :



Discos Estáveis – 1 ( Peço que utilizem o WZebra para Construir e Seguir a Explicação )







* Nesse primeiro Exemplo vemos que a peça preta já tem em seu domínio 16 Discos Estáveis , todo no lado Direito do Tabuleiro e a peça branca nenhum , ou seja , a peça preta pode perder , mais não com menos de 16 Discos ao seu favor .







* Nesse segundo passo já vemos a peça preta aumentando seu domínio com 20 Discos Estáveis , enquanto a peça Branca com apenas 6 Discos .







* Aqui a peça preta somente manteve o sue domínio com 21 Discos , enquanto a peça branca não teve progresso algum , com seus 6 Discos . Reparem que um dos 21 Discos Estáveis Preto está localizado em C – 5 , enquanto Discos próximos a ele não está ainda garantido dentro da estabilidade .







* O jogo acaba , todos os Discos Estão Estáveis , Peça Preta 39 Discos Estáveis , Peça Branca 25 Discos Estáveis .




Discos Estáveis – 2







* Nesse primeiro caso , vemos ao analisar pelo WZebra que não há nenhum Disco Estabilizado de ambas as partes , ou seja , todos podem ser modificados de cor até o final do jogo .







* Olha só que interessante , nesse momento do jogo somente o Disco situado em C – 5 , a peça preta não pode ser mais revertida no jogo , é até esse momento o único Disco Estável do jogo e pertence como já foi dito a peça preta , ou seja ... Se perder vai ser no mínimo de 01
Ex : 63 – 01








* Agora a peça branca conseguiu estabilizar 11 Discos , inclusive alguns desses Discos estão na borda esquerda , vão de A – 3 a A – 8 , uma boa maneira de se estabilizar Discos é pegando um canto e dominando completamente uma borda .

Enquanto isso a peça preta só tem dois Discos estabilizados , aquele lá que eu tinha falado em
C – 5 , mais um situado em D – 6 .








* Final de jogo , Peça Preta 36 Discos Estáveis , Peça Branca 28 Discos Estáveis ... Nem sempre quem tem o domínio dos Discos Estáveis ao longo da partida vence no final , mais é mais fácil pra quem domina essa arte , e pega logo seus Discos Estáveis vença no Final .




Discos Estáveis – 3







* Como eu tinha dito antes , nem sempre é necessário ocupar todas as casas vazias do Tabuleiro para acabar uma partida , então isso pode acontecer a quase qualquer momento dentro dos limites do jogo , e isso acontece dentro daquilo que eu falei também . “ O Jogo só acaba quando todos os Discos estão Estáveis “ . Existe algum lugar onde a peça preta possa jogar e reverter alguma peça branca nessa figura ai ? ... Não , não há . A mesma pergunta se aplica a peça branca , existe algum meio de reverter aquela peça preta situada em A – 6 no próximo movimento ? ... Não , também não há , ambos estão com seus Discos Todos Estabilizados , então ... Fim de Jogo .




Discos Estáveis – 4










* Essa ai é pra quem quer zerar um amigo novato logo no começo do jogo ( Rs )

Bom , o que vemos ai também é um exemplo quase similar ao exemplo ( 3 ) , temos somente as peças pretas no tabuleiro , e de nenhuma forma até por que não há peças adversárias , ela poderá ter alguma de suas peças revertidas . Isso também é um “ Zeramento “ , mais as peça preta ganhou por que simplesmente acabou a partida com mais Discos Estáveis dentro do Tabuleiro .
13 a 00 para as pretas . E para quem quer aprender como se faz isso ai , essa sequência eu digo , segue abaixo as coordenadas .

( F – 5 , D – 6 , C – 5 , F – 4 , E – 3 , F – 6 , G – 5 , E – 6 , E – 7 )

Nenhum comentário: