sexta-feira, 18 de junho de 2010

Regras do Jogo

Regras do Jogo


Othello também conhecido como Reversi é um jogo para dois jogadores , jogado em um Tabuleiro de 8x8 onde inicialmente são colocadas 4 peças ao centro , duas de cada cor em diagonais onde a peça preta faz sempre o primeiro movimento e os jogadores jogam alternadamente , o jogo tem como meta capturar as peças adversárias e transformá-las nas da sua cor , vence quem tiver mais peças ao seu favor no final da partida . O jogo acaba quando não há mais casas a se jogarem dentro do tabuleiro ou quando não houver mais jogadas possíveis dentro das regras para ambos os jogadores .

Existem outras versões de opções para se jogar Othello , são elas em Tabuleiros de 6x6 , 9x9 e até em um de 10x10 . Ou em regras que permitem que as brancas façam o primeiro movimento , mais como já foi dito oficialmente o Tabuleiro é o de 8x8 e a peça preta faz o primeiro movimento .



Partindo da Premissa de que para reverter uma ou mais peças adversárias é necessários que a cerquem em Diagonais , Verticais ou Horizontais , ou seja ... Cercando de ambos os lados das peças a serem capturadas com 2 peças de cada lado . Veja passo a passo como se joga dentro das regras o Othello / Reversi .




Exemplo - 1







1 - Nessa primeira imagens vemos o início do jogo , e os locais marcados com um " X " Vermelho são as opções válidas de jogadas para a peça preta , e justamente é a vez da Peça Preta , então a suas opções são em ( D - 3 , C - 4 , F - 5 , E - 6 )







2 - A Peça Preta joga em F - 5 , Revertendo somente 1 peça do adversário , tinha uma pecinha branca em E – 5 , agora essa peça é preta . E já reparem que a peça branca tem 3 opções válidas em ( F – 4 , D – 6 , F – 6 )







3 – A peça branca faz seu movimento em F – 6 , revertendo também somente 1 peça , e é justamente a peça da qual tinha perdido , a peça em E – 5 .







4 – Agora VOLTEM os olhares para o PASSO 2 lá em cima , Se ela ao invés de ter jogado em
F – 6 , optasse por jogar em D – 6 , o gráfico ficaria assim , revertendo também só uma peça , a situada em D – 5, que passaria a ser branca .





Exemplo – 2







1 - Também pode reverter mais de uma peça do adversário por vez , então nesse exemplo aqui a peça branca tem 2 opções , jogar em F – 4 ou jogar em D – 6 , em ambas as duas ela reverteria 2 peças do seu oponente , vejamos ...







2 – A peça branca opta por jogar em D – 6 , e reverte duas peças pretas , a que estava em D – 5 e a que estava em E – 6 , de uma vez só




Exemplo – 3







1 – Vejam esse outro Exemplo , é a vez da peça preta e ela tem várias opções , reparem só na quantidade de “X “ Vermelhos espalhados pelo Tabuleiro , e ela pode também capturar várias peças do seu oponente numa só tacada , vejamos como ...







2 – A peça preta joga em C – 6 , capturando e revertendo 5 PEÇAS do seu oponente ! ... São elas as que estavam situadas em ( C – 5 , D – 5 , D – 6 , E – 6 , F – 6 )





Exemplo – 4







1 – Conforme o jogo vai acabando , as opções de ambas as partes vão diminuindo cada vez mais até ficarem semelhantes as daquela do início da partida . Então nesse exemplo é a vez da peça preta e ela tem 6 opções . E também há a possibilidade da captura de muitas peças adversárias em um movimento só , vejamos ...







2 – A peça preta joga em A – 1 , capturando e revertendo 13 peças do oponente e executando um grande passo a essas alturas da partida . E algo muito importante para se ensinar aos novatos também é que , NÃO se pode pular peça ou peças na hora das reversões ( E Também muito menos passar a vez fora das regras do jogo , se você tem jogada , você tem que jogar ) e nesse caso ai reparem com muita atenção a peça Branca em D – 4 , notem que ao reverterem as peças , é a peça Preta em C – 3 que ajuda na hora da captura da peça Branca em
B – 2 , e NÃO a peça Preta em E – 5 . Então aquela pecinha Branca lá em D – 4 não é revertida na hora da jogada .



Segue Abaixo o Link que levará a postagem onde eu passo algumas noções estratégicas básicas para Novatos e Amadores , se você não souber coisas tais como a importância do Canto no Jogo , ou até mesmo a importância de se pegar poucas peças ou se posicionar bem , valerá a pena ver . Lembrando que tais estratégias básicas são mais úteis quando se é um leigo no jogo , uma vez que passada dessa faze um jogador poderá desfrutar de estratégias mais complexas e sofisticadas e não ser tão dependente desses princípios básicos .


Estratégias Básicas , Othello / Reversi - Para Novatos e Amadores ( Postagem do dia 23 de Junho de 2010 , Em Uma Quarta - Feira )


Link >>>>> http://othelloclassic.blogspot.com/2010/06/estrategia-basica-adjacente-lateral-1.html

4 comentários:

val disse...

Achei muito interessante as explicações.É bem detalhada,o difícil é a gente lembrar de tudo na hora do jogo.Mas é muito bom saber o jeito certo.

Fabrício Silva disse...

Oi Val , Tudo bem com você ?

Primeiramente muito obrigado por seguir meu Blog , é sempre um prazer ter novos adeptos a cada dia

Então , sobre as regras do jogo não é assim tão complicada não , pois depois que você conseguir entender como que se faz para virar as peças adversárias , ficará mais fácil para você , eu vou acrescentar depois de responder esse comentário seu , mais umas dicas aqui mesmo em Regras do Jogo , para os novatos que por exemplo que não sabem da importância do canto no jogo .

O que vai exigir um pouco mais de técnica sua será com certeza tentar aprender as primeiras estratégias e a dominá-las , e depois com a prática aperfeiçoar cada uma delas

Abraços Val , Volte Sempre Que Quiser no Blog

Unknown disse...

tem importância de jogar com duas pedras a menos?

Fabrício Silva disse...

Olá Renato, não entendi a sua pergunta, o que você quer dizer é que você tem um tabuleiro faltando duas peças? Se sim, obviamente que qualquer peça faltante faz diferença, uma vez que são necessárias 64 peças para preencher o tabuleiro, mas nesse caso você pode improvisar com alguma coisa que sirva como peça, ou alguma peça até mesmo de outro jogo que sirva como parâmetro.

Obrigado.