quinta-feira, 30 de agosto de 2012

E se o Othello fosse um esporte olímpico ?


Hoje eu vou falar de um tema que a muito eu quero falar , mas que a preguiça resultante de longas jornadas de trabalho não me tem deixado fazer , Trata-se das Olimpíadas . Mas eu não estou aqui para falar do que aconteceu nas Olimpíadas esse ano , até mesmo porque quase não vi nada e nem sequer me interessei , não sei por quê , talvez porque foi transmitido na Record que é uma emissora torpe que não sabe e nem tem dinheiro para comprar pacotes legais ( Ao menos eu acho que é assim que funciona ) da competição para transmitir os jogos em sua essência , ou é falta de competência mesmo da emissora . Eu na verdade estou aqui para falar de algo um tanto quanto hipotético , que é justamente sobre o tema desta postagem , e se o Othello fosse um esporte olímpico ?
Bem , primeiro temos que entender quais são os critérios para um esporte poder participar dos Jogos Olímpicos , e por incrível que pareça não são muitos não , diziam que tinha que ser praticado por no mínimo 140 países , mas nem sei se é exatamente esse número , mas uma coisa é certa : Quanto maior o número de praticantes do esporte pelo mundo , maior a chance dele ser aceito como uma modalidade olímpica pelo COI ( Comitê Olímpico Internacional ) , como é o caso da Escalada , que durante o último mundial tentaram conseguir o maior número de participantes para o evento para conseguir ser reconhecido junto a uma carta oficial como uma modalidade olímpica pelo COI , apesar que eles não conseguiram . Porém de qualquer forma não era só isso de modo geral . Cada modalidade esportiva tem que obrigatoriamente ter uma Federação Mundial do seu esporte , porque é através desse que irão ser representados perante as autoridades esportivas internacionais . O futsal , por exemplo , não tem isso , já teve a FIFUSA ( Federação Internacional de Futebol de Salão ) e desde 1989 não existe mais , vai lá saber por quê . E esse é um dos motivos que eles não entram na modalidade de um esporte olímpico , mesmo sendo praticado por vários atletas de vários países .
Bom , além desses critérios que eu já passei tem ainda o fato de poder diferenciar o que é bem um esporte olímpico , ou o que é mesmo um esporte ou um mero jogo . Olha só , a quem diga que esporte olímpico é todo aquele esporte onde há a tradição de ser treinado durante longos quatro anos e ser recompensado depois da classificação nas olimpíadas , que seria a realização do atleta em questão , sobre esses moldes logo o futebol estaria fora , pois é um esporte onde o jogador é recompensado durante todos os anos que antecede uma olimpíadas e depois vê a olimpíadas como uma competição qualquer , ou você acha mesmo que um atleta jogador de futebol ou até mesmo um simples torcedor de futebol escolheria mesmo o título olímpico ao invés de um título de campeão da Copa do Mundo de futebol ? Já não é assim que pensa um atleta das Argolas como foi o caso do Arthur Zanetti nessas olimpíadas que foi ouro olímpico .
Já há quem diga que só pode ser um esporte olímpico aqueles esportes dos quais haja contato físico , caso o contrário é só um jogo , como é o caso do Xadrez que não faz parte da grade de modalidades olímpicas , é um esporte super popular , super tradicional e praticado por milhares de pessoas em todo o mundo , fora o fato de ter uma organização internacional , no caso a FIDE , mas mesmo assim não faz parte do jogos olímpicos , o que também incluiria como só alguns exemplos a Damas , o GO e também o nosso saudoso Othello . Mas olha só o que eu descobri ... O Bridge faz parte da grade olímpica , mas peraí o Bridge não é um jogo de cartas onde não há o contato físico ? Sim ! Pois é , é sim um jogo onde não há o contato físico entre os jogadores , e por mais fãs que tenha se for seguir esses critérios anedóticos que não necessariamente são do COI , ele não estaria dentro dos jogos olímpicos . Mas talvez isso tudo mesmo de diferença entre esporte e jogo seja uma besteira , pois em 2008 nas Olimpíadas da China foi inaugurada a primeira competição do que é chamado “ Olimpíadas da Mente “ onde tiveram boa parte dos maiores enxadristas do mundo por exemplo , mas isso só se deve ao fato da conquista do Bridge frente ao Comitê Olímpico com diga-se de passagem as bênçãos da assinatura em Setembro de 1998 do Sr. Juan Antonio Samaranch , que diga-se também de passagem tinha lá seus envolvimentos com o ditador Francisco Franco da Espanha , mas isso é irrelevante ao fato de que os fãs de Bridge devem a ele o fato de hoje o jogo ser um esporte olímpico ( Só isso ainda não basta , cada sede é quem escolhe os esportes mais populares para seu povo dessa grade que é algo como um leque de opções ou um cardápio ) E com isso por condescendência ou não , e provavelmente não é claro o Bridge se uniu a outras três federações internacionais para formar a então Federação Internacional de Esportes da Mente , onde reunia em uma entidade só a FIDE ( World Chess Federation ) a FMJD ( Federation Mondiale Du Jeu de Dames ) e a IGF ( The International GO Federation ) , e a partir daí tentaram se organizar para levar essa idéia a mais olimpíadas , mas pelo visto isso só vingou mesmo em 2008 , mas se o nosso jogo quiser mesmo um dia entrar em uma olimpíadas só poderá ser através dessa brecha aberta pelo Bridge e demais associados .
Mas ainda tem mais e olha que eu nem quero entrar em detalhes sobre os escândalos de corrupção envolvendo o COI onde alguns dos membros aceitavam propina para escolher a sede de cada Olimpíadas , sejam elas de Inverno ou Verão , e isso é um fato . Houve sim investigações e punições , mas quem ainda não fica com uma pulguinha atrás da orelha , hein ? Isso se deve muito a um negócio que por mais que eu ainda ache a curto prazo a melhor opção que temos , uma droga quando é feita em excesso que no caso é o capitalismo ( Tá eu sei que o capitalismo sustenta um consumismo exponencial do qual entra em conflito com a natureza que tem recursos finito , dentro desse modelo que em excesso é doentio e infinito ) Mas lembrando que é a produção de riquezas e o consumo das mesma que infelizmente sustentam a nossa economia , sem isso qualquer país do mundo que tenha sua moeda valorizada em dinheiro ( Todos ) quebra . E o que eu não quero agora é uma crise mundial , mesmo que futuramente ela seja inevitável e inescapável . Mas bem , sem sair do assunto o nome desse veículo fruto do mais puro capitalismo corporativista é a Televisão , é através dela e da venda e compra de interesses que as Olimpíadas tem virado de uns tempos pra cá algo que só tenta agradar a poucos de uma oligarquia podre e egoísta , pois o Comitê é quem vende os direitos de transmissão dos jogos a uma emissora , que só compra aquilo que o público quer ver , nesse caso o único interesse é a audiência , ou uma minoria de ricos engomados quer , nesse caso são o oligarcas que comandam a mídia , e com isso o que temos é uma salada de esportes de preferências duvidosas misturado com esportes pouco populares , ( Claro que ainda considero a maior parte dos esportes das olimpíadas salutar , legais e excenciais , mas sempre tiram algum esporte ótimo e espetacular para colocar outros estranhos no luga , como vou abordar nas linhas logo abaixo ) posso estar falando besteira mas é isso que eu sinto , como eu disse , claro que há esportes magníficos lá também , mas alguém ai sabe o motivo das Olimpíadas da Mente ou o Hóquei sobre o Gelo não estarem presentes nessa Olimpíadas ? Em compensação tivemos nessa Olimpíadas alguns esportes estranhos , como é o caso do Badminton ( Parece mais um tênis misturado com peteca ... Rs ) ou o Hóquei sobre Grama ! Não é melhor e mais tradicional e bonito o sobre o gelo ? Será que estão guardando ele para a Olimpíadas de Inverno ? Não sei não ... Teve também o esporte de Tiro que por mais que possa ser interessante para muitos testar a mira em um alvo , não tem nada a ver com as Olimpíadas , no meu ver não tem a ver com a essência dos esportes olímpicos , mas fazer o que né .
Então eu fico aqui pensando se temos mesmo alguma chance de ter pelo menos naquela seleta tabela de opções de jogos olímpicos o nosso jogo Othello , olha só . Temos a WOF ( World Othello Federation ) e mais federações nacionais espalhadas por todo o mundo , com inúmeros associados de vários países , mas em compensação temos em mãos um esporte pouco popular que é um mundo imenso para os que o conhece e um mundo estranho e alienígena para os que nunca o viram . Será que mesmo com algum membro do COI assinando algum papel mágico e oficial declarando o Othello como um esporte olímpico pronto para disputar as Olimpíadas dos Jogos da Mente nós teríamos alguma chance de vê-lo sendo transmitido pela televisão para milhares de pessoas em todo o mundo ? Eu penso que isso só seria possível se o jogo se tornasse acima de tudo comercial , mas comercial para valer sendo vendido em grande escalas ao redor do mundo , mas mesmo assim eu só teria essa esperança caso as Olimpíadas fossem no Japão , onde muito provavelmente o povo anfitrião induziria os seus legisladores a aprovar tais jogos durante o evento , pois comercialmente seria lucrativo e ao mesmo tempo mostraria um pouco mais da sua cultura ao resto do mundo , veja só . Os Jogos da Mente aconteceram na China , um país asiático com lá suas tradições em jogos de tabuleiro , então o mesmo poderia acontecer com o Othello com uma eventual olimpíadas no Japão , desde que a WOF se filiasse aos já três grandes membros da Federação Internacional de Esportes da Mente .
E como seria caso um dia isso tudo viesse a acontecer ; o Othello se tornando um esporte olimpíco ?
Eu acredito que seria algo fantástico , mas não vejo exatamente todos os jogadores que estão no evento participando de uma cerimônia de abertura , apesar de que eu iria amar ver isso sobre tudo de participar de algo assim , e quem não amaria não é ? Mas a meu ver seria algo mais discreto com os jogadores chegando ao local da competição e jogando , tal como é hoje em dia com o mundial , há sim um discurso que geralmente é proferido pelo Sr.Jonathan Becker ( dono da Anjar Co. ) que fala sobre toda a grandiosidade do jogo e do evento , e é bom vê-lo falar , não há nada de errado com isso , mas em uma olimpíadas o negócio teria que ser diferente , isso seria apenas uma parte de tudo , pois a carga cultural que carrega um evento desse porte é algo que ultrapassa os limites da criatividade e engenhosidade humana , é um deslumbramento do poderio de superação humana , e além do mais teríamos que dar a importância para o jogo dentro de uma olimpíadas , que significa que a sua importância se fundirá e ficará com uma maior área ao ser visto dentro de um mega evento desses .
No total se eu visse esse esporte ou jogo como preferir , dentro de uma olimpíadas ou até mesmo quem sabe participando do evento nessa modalidade , seria algo que realizaria muito , saber que de alguma forma eu fiz parte dessa história , e teria sim história de sobra para contar para os meu netos , além de com certeza ser um motivo de orgulho para toda a família , ou quem não se orgulharia em ter um atleta olímpico na família , às vezes almoçando e jantando lado a lado com você ? Pois é , acho que todos gostariam disso não é mesmo .
E você , o que você acha da idéia , viável ; ilusória ; possível ; transcendental ? (Ao menos para nós seria uma utopia (rs ) )
Esses dias o jogador argentino Daniel Olivares , presidente do Club Argentino de Othello teve a ideia de criar um olimpíadas de Othello na versão Internet , não me aprofundei na idéia mais consistia basicamente em jogadores de todo o mundo participando do evento de suas próprias casas com algum esquema de proteção anti-trapaça dos quais os jogadores participantes teriam que aceitar antes de entrar na competição , no caso seria através de uma webcam instalada em cada computador de cada jogador que filmaria o ambiente ( Creio que no caso a pessoa por inteiro e a tela do computador , o ambiente completo para que no caso não tivessem como trapacear usando algum tipo de programa ) a idéia até que é boa , basta saber quem gostaria de participar do evento .
Mas vamos ai pessoal , acham que uma olimpíadas de Othello pela Internet seria o máximo que poderíamos alcançar , ou a idéia de algo oficial creditada pelo Comitê Olímpico Internacional ainda é possível ? Ou uma utopia fora mesmo de questão ...
Dê sua opinião .
Abraços

2 comentários:

henrique disse...

Sempre vai ter 1 querendo trapacear. Até em uma das competições oficiais lembro que já teve 1 tentativa mas que o cara foi pego. Pela internet fica inviável, ao meu ver.
Seria mais "fácil" organizar campeonatos periódicos(como fazemos aqui no Brasil todo ano) só que entre as Américas pra melhor divulgação, ai de 2 em 2 anos, algo assim(dai n pula do nacional direto pro inter). Depois um pan-americano e ai sim pensar em olimpíadas. Apesar de meio confuso como digitei, acho q deu pra entender. rs

Fabrício Silva disse...

Oi Henrique , tudo bem ?

Então , eu concordo com você , também acho que seria inviável uma competição dessas pela Internet , a Internet foi feita para outras coisas , nesse caso ai poderia ter sim trapaça , existem muitas maneiras disso acontecer . Sobre as competições de dois e dois anos poderia ser sim , mas já foi tentado algo parecido no Pan-Americano , apesar que na proposta original pretendiam que fosse realizada todo ano , mas de qualquer forma só teve uma competição e não teve mais . Ao meu ver uma competição ao nível de uma Olimpíadas teria que seguir o caminho que almejei na postagem , caso o contrário não teria como ser algo oficial reconhecido pelo COI .

Abraços Henrique

E Até Mais