segunda-feira, 22 de abril de 2019

10 Anos



Pois é, lá se vão 10 anos desde o dia em que eu decidi criar esse blog, não imaginava que essa ideia se transformaria em uma odisséia que me levaria tão longe, não pensava que minha imensa vontade de mostrar aos brazucas o quão legal esse jogo é, pudesse trazer para nosso time desde tradutores que passaram do inglês/francês para o português livros de suma importância ao aprendizado do nosso jogo, até pessoas especializadas em organização de eventos e campeonatos de jogos diversos, que agora se dedicam, em certos casos, exclusivamente ao nosso magnífico jogo Othello/Reversi. De certa forma, também nunca pensei que esse hobby (jogar e escrever) fosse um dia me levar à Câmara Municipal de São Paulo para receber uma homenagem, surreal e sem palavras para descrever.


No começo eu pensava em divulgar tudo isso no Orkut, sim... Orkut, não riam... Tô ficando meio antigo já, e entre jogar algumas e cuidar do meu sobrinho, que na época tinha 2 aninhos, a minha vontade por divulgação aumentava, mas foi só depois de vencer um jogador tido como quase imbatível e um dos melhores, se não o melhor, jogador da América Latina na época (não que eu alguma vez tenha concordado com isso, por razões pessoais) eu me senti “aprovado” e autorizado a falar do jogo, me senti “formado” em reversologia e, de agora em diante tinha o aval e a expertise para me chafurdar e explanar tudo sobre esse jogo às pessoas, agora a chama do conhecimento estava comigo, era assim que eu me sentia. E minha ex-namorada me incentivava e aprovava tudo isso, foi jogando com ela que eu tinha a oportunidade na maioria das vezes de passar os conceitos estratégicos em imagens no blog, muitas daquelas partidas foram jogadas com ela, por isso que eu agradeço muito a ela por tudo isso também, pois ela também fez parte disso, e sempre torceu muito por mim. Mas tudo foi uma espécie de brincadeira, onde eu me divertia mostrando vídeos de jogadores famosos jogando, ou ensinando algumas táticas e estratégias que eu já sabia e dominava na época, bem como minha vontade de estudar mais sobre o jogo aumentou, junto com a curiosidade em pesquisar sobre como as outras organizações de Othello ao redor do mundo se comportavam, e passar isso aos brasileiros, que ao meu entender (e isso não mudou muito infelizmente) não se importavam muito com a história e as oficialidades desse jogo, muitos nem sequer sabiam que existia a versão em tabuleiro do jogo que eles jogavam online, no Flyordie, PlayOk , Reversi para Internet do Windows XP ou no Reversi do MSN.

Minha vontade irredutível era e de certa forma ainda é, que todos que jogam esse jogo ao menos saibam que esse jogo, por mais que seja uma brincadeira, um passa-tempo ou uma válvula de escape bem interessante para muitos, ainda assim tem inúmeras aplicabilidades, é uma ferramenta útil em escolas, clínicas, hospitais e tem um grande poder sociabilizador e de transformação mental e comportamental. Lógico, esse conceito se aplica a todos os jogos de tabuleiros, bem como a muitos games. De 2009 para cá, em 2019 muita coisa mudou, temos campeonatos constantes com muitos jogadores, e não mais estamos apenas presos em São Paulo, pois já tivemos torneios em Minas Gerais, Santa Catarina e no nordeste, não demorará a chegarmos ao Rio de Janeiro, talvez ainda esse ano. Tivemos um Campeonato Brasileiro, o de 2016, com aproximadamente 81 participantes! Isso não só foi um marco para história do jogo aqui no Brasil, mas no mundo, um recorde.

Hoje eu divulgo muito mais no Youtube e Facebook, mas jamais esquecerei o pilar e origem de tudo, que é aqui nesse blog, o meu querido Othello Classic. 

Bom, acho que vou ficando por aqui, eu apenas queria comemorar esses 10 anos com uma postagem, esse jogo é maravilhoso e de certa forma, mudou a minha vida, e esse blog foi e ainda é, uma das formas de eu demonstrar isso.

Obrigado a todos vocês que ao acompanharem meu trabalho, aqui ou no Youtube ou Facebook, fizeram isso tudo chegar até esse ponto tão alto em que chegamos.


Até uma próxima.

Nenhum comentário: