sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Especial , Planos e Reflexões do Futuro do Othello No País





A princípio a ideia era fazer um debate com a participação de vários jogadores experientes ou não no jogo , porém por falta de tempo , ideia ou interesse dos mesmo , eu resolvi eu mesmo fazer tudo sozinho . Não tenho muitas soluções , mas há algumas reflexões sobre os assuntos que pretendo abordar , dentre eles alguns já falado a tempos nos bastidores da FBO , um deles sobre uma dúvida que alguns jogadores tem em relação onde achar um Tabuleiro da Grow para comprar e por ai vai ...

Como não tive muitas ideias essas são apenas algumas das quais achei mais interessante . e com isso espero poder encaminhar alguma ideia na mente de alguém que possa depois ter ideias até melhores que essas minhas , e que possam abordar assuntos mais complexos que esses também , junto com soluções e inovações melhores , até mesmo por que isso tudo foi apenas como eu disse ; reflexões .

Então é isso , hoje no dia do meu Niver fiquem com a Seção Especial , Tema : Planos Reflexões do Futuro do Othello No País .



1 – Qual é a maior dificuldade em conseguir pessoas para que possam participar do Campeonato Brasileiro de Othello ?



É uma pergunta a principio fácil de se responder , levando-se em conta o tamanho do nosso país , as pessoas que estão nas comunidades de Othello – Reversi mas as usam como um “ Chaveirinho “ apenas para dizer aos visitantes que gostam , conhecem ou já jogaram o jogo alguma vez na vida ou nada mais , juntando com os jogadores que sem nenhum motivo aparente apenas gostam de jogar o jogo virtualmente , e não se interessam por jogar em um Tabuleiro ou em saber mais sobre o Othello em nosso país .

Bom , eu diria que a maior dificuldade é a falta de interesse dos jogadores em geral , não estou falando que quem mora em outro Estado teria que vir aqui em São Paulo , isso seria loucura ... É inviável dependendo do caso para a pessoa que estuda e ( ou ) trabalha , ou apenas trabalhe . Mas mesmo para quem é daqui isso pode ser um grande problema ...( Esse é um dos meus problemas ) Mas mesmo assim se parar para pensar no tanto de jogadores do jogo que há em São – Paulo ainda sim deveriam ir mais do que 10 Jogadores no Campeonato , então o que há de errado ?

A inscrição por enquanto para o Campeonato Brasileiro é de Graça e ainda tem sorteios de jogos para os jogadores , enquanto em outros países também há os sorteios , porém a inscrição é paga . Então eu vejo que a maior dificuldade mesmo está na particularidade de cada jogador em gostar do conforto e anonimato da Internet ( Muita gente não iria gostar de alguém tirando fotos sua enquanto joga , apesar que em um Campeonato esse procedimento seja geral pois é assim em todos o paises onde há Campeonato de Othello e legal de legalidade ) + Falta de conhecimento de como é jogar em um Tabuleiro que gera receio e medo + Distância e falta de tempo + Medo de verem que ele ( a ) é bom
( a ) somente pela Internet mas que ao vivo e a cores em um Tabuleiro seria um fisco , vai saber o porque ... Rs

Então é isso ... Acho que o Brasileiro em geral se protege muito dos outros , mas essa particularidade está mesmo mais enraizada aqui em São – Paulo onde as pessoas ao menos as do centro , são mais superficiais ... Andam na rua e nem percebe que existem mais pessoas ao seu lado , ou costuma achar que todos menos ela , são bandidos querendo lhe aplicar algum golpe ... Quando eu estou lá na Capital para resolver algum problema e tenho que pedir informação para alguém , sinto a indiferença das pessoas que é em geral e com todos . Será que se o Campeonato Brasileiro de Othello fosse em algum outro estado seria melhor ? Não sei , mas acho que mesmo aqui poderia ser melhor , mais gente poderia ir ... Mas não vai ... Inclusive eu por diversos motivos .



2 - Qual seria a chave para atrair mais gente para os Campeonatos ?



Parece loucura minha , mas se por um instante os executivos da Grow pensasse em fazer uma divulgação maciça sobre o jogo no país , com acionamento da grande mídia para fazer uma matéria sobre a história do jogo no país , sem sombra de dúvidas creio que mais gente procuraria o Lucas para saber como que se faz para se inscrever para o Campeonato , quando vai ser , e etc ... Essa minha ideia pode até parecer leviana visto que parece sair da mente de uma pessoa que não sabe o tamanho da dificuldade que é falar com gente tão poderosa que a primeira vista achariam que não ganhariam nada com isso , sendo que ainda teriam que divulgar através da grande mídia , algo que exigiria alguma grana que a curto prazo não voltariam ao seus bolsos . Pois bem ... Nem tudo aquilo que parece ser uma loucura é de fato uma , se tiver um bom comunicador para negociar isso com eles , quem sabe não é ... ?

Lembrando que a Grow até que é um pouco humanitária , e já ajuda com alguma coisa , quando vemos que eles que oferecem sem ganhar nada com isso , os tabuleiros do sorteio a cada Campeonato Brasileiro de Othello , isso é o que eu fiquei sabendo , creio eu que seja assim .

E outro problema que eu já estava me esquecendo é que mesmo com tudo isso ainda se corre o risco de falta de pessoas nos Campeonatos por diversos outros motivos ... Eu mesmo sou um que mesmo com vontade de ir , nunca pude ir em um , mas ao menos sei como que funciona e estou interessado no assunto , o maior problema ainda é que a maioria dos Othellistas no Brasil nem sabe que existe um Campeonato Brasileiro do Jogo .


3 – Qual o grau de compromisso que tem os jogadores Brasileiros em geral ? ( Exemplo : Quando marcamos um campeonato on-line , quem deu o nome sempre vai
( Ou não vai ) , Noto que sempre estão tentando aprender o jogo e cada vez mais interessados nele ( Ou não ) . )



Eu poderia ficar aqui falando e falando sobre isso , porém vou ser mais enfático , eu
particularmente acho que o grau de compromisso dos jogadores Brasileiros é algo como ... Negativo ?
Até onde eu sei , nem em torneios on-line quem deu o nome aparece ... Talvez porque sejam longos ... Não sei .
Não acho que são todos os jogadores que tem vontade efetivamente de aprender alguma coisa do jogo , só se empenham no básico e ponto final .



4 – Qual a ideia para que todos sintam um pouco dessa parcela de responsabilidade para que um dia a Grow volte a produzir o jogo em nosso país ?



A parcela de cada um nisso tudo é muito importante , visto que um dia a Grow produziu o jogo aqui em nosso país , e que teve que tirar de linha . Mas um dia poderá voltar com o jogo e o Tabuleiro de Othello ser algo normal nas vitrines de lojas pelo Brasil à fora . Sinto que se isso demorar muito a acontecer , o jogo de uma forma vai acabar morrendo aqui no nosso país , sendo apenas restrito dentro da esfera virtual . Antes de eu ganhar esse meu Tabuleiro da minha namorada , eu ia de loja e loja perguntando a perguntinha clássica : Tem o Tabuleiro do Jogo Othello ai ? ... A Moça logo me respondia : “ Othello ... ? Não ... Nunca ouvi falar , acho que não , deixa eu ver ... “

Era lamentável , mais eu já sabia que ela viria até mim dizendo que não , e eu deixava encomendado mais logo me comunicavam que o jogo já tinha saído de linha
( Como se eu não soubesse ) ... Porém ainda tinha esperança ...

Até que consegui , em forma de presente ... =]

Então , ainda tenho a esperança que juntos , poderemos fazer o jogo voltar a surgir no país ...



5 – Orientação : Se possível que cada um desse uma ideia para um modo mais fácil de se comprar tabuleiros , seja pela Internet , seja em lojas que conhecem , qualquer coisa ...



Nessas lojas grandes de varejo , ou apenas brinquedos sempre há algumas promotoras ( Promotora são aquelas representantes das marcas que vão nas lojas para arrumar os produtos vê se estão quebrados e etc ) Então se a loja for boa poderá ter uma promotora ou promotor da Grow , e com essa pessoa você pode está pegando informações sobre o local mais fácil de se achar algum Tabuleiro perdido por ai em alguma loja distante ( E há ) Eu mesmo um dia já conversei com uma dessas promotoras , e sabem o que ela me disse ? Ela me disse que ela conheceu uma criança que queria um Tabuleiro de Othello da Grow , mas essa mesma criança não cuidou muito ou simplesmente não gostou , e sua mãe jogou o Tabuleiro no Lixo !!!!! Eu fiquei indignado com isso , como pode alguém fazer isso com um Tabuleiro Raro de Othello da Grow ? Tem que ser muito sem noção mesmo , Joselita Geral . Mas essa promotora que por vista era muito legal , me passou o Telefone da Grow para que eu pudesse ligar para eles e pedir informação de onde eu poderia achar ainda algum Tabuleiro de Othello , e eu liguei mas eles não sabiam me informar mais nada ...

Mas acho que não custa tentar , então para quem quiser saber onde pode encontrar algum Tabuleiro de Othello da Grow ainda ai perdido pelo Brasil à fora estão ai o Site , Telefones ( Em São Paulo ) , e E-Mail da mesma .



Site Oficial da Grow : http://www.grow.com.br/Default.aspx



Atendimento ao consumidor : 11 4393-3003 ou 11 4393-3033

E-Mail : sac@grow.com.br

Endereço : Grow Jogos e Brinquedos LTDA.
Rua Carlos Ayres, 542 G5 - Jardim Vera Cruz
São Bernardo do Campo - São Paulo
CEP 09860-065

5 comentários:

Anônimo disse...

BB,hoje vim aqui pra comentar sobre o seu niver! Parabéns e mta Felicidade..Te Adoro..bjos *-*

K-marão disse...

Algumas coisas ditas são realmente o que ocorre, porém a falta de conhecimento das pessoas sobre data e local do evento não é uma justificativa, uma vez que o Lucas faz uma publicidade “monstro” nos sites onde existem brasileiros jogando.

Na minha visão o que acontece é o seguinte: o Brasil é um país onde jogos de tabuleiro são mera brincadeira de criança, com isso cria-se uma cultura de apenas jogar com os demais amiguinhos ou em alguns casos jogar algo que relembre a infância.

Quanto ao Othello especificamente, acredito que as pessoas (no Brasil) não tenham interesse em desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um bom jogador, uma vez que necessita de muito tempo, mas muito tempo mesmo de dedicação e concentração e mesmo assim para atingir um nível intermediário. É um jogo fácil de aprender, mas muito complicado em suas infinitas variáveis.

Temos bons jogadores na internet brasileiros, porém algumas pessoas não se sintam a vontade em ocnhecer outros jogadores pessoalmente, digo isso pq já fiz vários convites a “amigos” da internet e apenas uns 5 jogaram pace a face. Um deles foi o Lucas, e isto me incentivou a continuar participando dos campeonatos, apesar de eu já ter faltado qdo confirmado.

Acredito que pela cultura brasileira será muito difícil levarmos ao campeonato um número superior a 20 pessoas, porém podemos a cada ano com muitas ou poucas pessoas fazer algo bem mais elaborado. Se o prazer de jogar pessoalmente não é de todos, então que os poucos que participam façam com alto nível de qualidade.

Acompanho sempre que possível seu blog e gbosto, sinto apenas falta de mais transcrições de jogos entre brasileiros e entrevistas com jogadores brasileiros. Podemos não ser os melhores, mas colocamos muitos bons jogadores mudo à fora para pensar.

Abraços,

K-marão

Fabrício Silva disse...

Anônimo ( Jacke Meu Amor ) Obrigado meu Amor , é ... Mais um aninho de vida Rs ... E você sabe que também Te Amo e Te Adoro ...

Bjus Meu Amor

Fabrício Silva disse...

Olá K-Marão , Tudo bem com você ?

Você andou meio sumido ultimamente , desde do dia que você perguntou qual o meu Nick no PlayOk e eu falei , você sumiu e não apareceu mais ... =] , Até estranhei ...

Então , vamos ao que interessa ... Sobre o fato de o Lucas ter feito uma boa divulgação nos sites onde jogam Brasileiros é verdade , inclusive eu o ajudei um pouco lá no Flyordie , mas nem todos os jogadores desses sites são de São Paulo , e dificilmente alguém de outro estado se interessaria em viajar para cá só para jogar o Campeonato , apesar que no Campeonato de 2007 teve um jogador que veio do Rio de Janeiro para cá que eu sei , Fora que por mais que vá atrás e divulgue , ainda há muitos que nem sonham que existe um Campeonato Brasileiro de Othello , mesmo que se faça uma divulgação na comunicade do Orkut por exemplo , não são todos ( Inclusive minoria absoluta ) que vão lá ver periodicamente o fórum da comunidade para ver se tem alguma novidade lá .

Então mesmo que se faça divulgação em sites como Flyordie ( Flyordie é roubada , a maioria ali são pessoas muito ligadas em jogar apenas pela Internet ) Ou PlayOk , Comunidades , Ou em meu Blog , mesmo assim são poucos que vão ver ... E menos ainda de São Paulo . Por isso eu ainda sou a favor de uma radicalização mesmo no método de divulgação , mesmo eu sabendo que esse método é difícil e requer muita sorte também .

Em relação a não ter nenhuma transcrição de Brasileiros e ter apenas uma entrevista com um Brasileiro , o motivo é até muito simples ... Eu costumo definir o meu Blog como anacrônico e cosmopolita , o primeiro porque eu não chego rigidamente a postar coisas em linha de tempo contínua e opto por postar coisas antigas com coisas atuais , e o segundo porque eu não priorizo o Brasil nem qualquer outro país no mundo , eu divulgo o mundo do Othello , trato todos os países de maneira igual , sempre que possível é claro ... O que acontece é que existem paises que se destacam mais do que os outros e divulgam melhor seu material pela Internet , o Japão se destaca muito pelo nível dos jogadores , os Holandeses se destacam mais pela ampla divulgação de seus Campeonatos pela Internet , através de fotos , transcrições e etc . Então sempre tem alguns países que eu acabo falando mais do que os outros .

Eu pretendo poder entrevistar não somente jogadores de linha , mas também alguns quem sabe , jogadores amadores , para que possam mostrar ao público como que estaria sendo feita essa nova descoberta em sua vida que é poder jogar Othello – Reversi . De Brasileiros até agora dentre os bons jogadores eu poderia ter entrevistado o Lucas , porém nem sempre ele tem muito tempo ... Então optei pelo Henrique que tinha acabado de ser o Campeão Brasileiro de Othello 2009 , e foi uma boa entrevista . Eu tenho que ter um bom motivo para entrevistar alguém , se não a entrevista pode ficar chocha . O que não significa de forma alguma que eu não permito a chance dos Brasileiros se expressarem ... A prova definitiva disso foi agora mesmo nesse Especial que eu fiz , que a principio eu não o queria fazer sozinho , e coloquei todas as questões em um Orkut paralelo meu , onde eu pretendia adicionar jogadores de Othello Brasileiro que iriam desde amadores , donos de Comunidades do jogo no Orkut , até jogadores mais fortes e conhecidos no Brasil ... Adivinha com quantos eu consegui um contato ? Somente consegui adicionar 3 jogadores e um deles era o Adegar para quem pedi a ajuda de enviar essas questões por e-mail para todos os jogadores legais e interessados que ele conhecesse , já que ele conhece muita gente do jogo por ai ... E adivinha só quantas pessoas responderam o e-mail ? Nenhuma !!!!! Continua ...

Fabrício Silva disse...

É igual eu mesmo disse ai na questão de número 3 ,
( Qual o grau de compromisso que tem os jogadores Brasileiros em geral ? ( Exemplo : Quando marcamos um campeonato on-line , quem deu o nome sempre vai
( Ou não vai ) , Noto que sempre estão tentando aprender o jogo e cada vez mais interessados nele ( Ou não ) . ) ) Realmente são poucos que participam ... E é uma pena isso , se fosse somente não poder ou não se interessar em jogar o Campeonato Brasileiro eu até entendo , porque eu me encaixaria dentre essas pessoas que por diversos motivos não conseguiria e nem poderia ir . Mas é pior do que isso ... É falta de interessa amplo mesmo , para a maioria dos jogadores Brasileiros , digo isso em torno de uns 92 % , Othello dentro de toda sua complexidade de informações que vão da história do jogo , até a história dos Mundiais , até saber quais são os bons livros escritos sobre o jogo e ter vontade de lê-los , até a possibilidade de ver a Grow produzindo de volta o Tabuleiro do jogo ... Tudo isso não existe , o que existe é apenar jogar aquele joguinho chamado “ Reversi “ pela Internet mesmo , e o lamentável é que há jogadores bons nesse grupo também .


Sobre as transcrições de Brasileiros , eu sempre coloco jogos de jogadores de linha , o que não significa que não há jogadores bons aqui no Brasil , há vários . Mas do nível de Ben Seeley , Hideshi Tamenori , Nicky Van Den Beggelaar , Yusuke Takanashi e Sébastien Barre , não há aqui no Brasil e nem na América Latina Inteira , então eu sempre opto por jogadores desse nível que tem sempre algo a nos ensinar ( Essa última aparece o rafa505 , mas ele aparece como coadjuvante , quem tinha a nos ensinar nesse caso era o seu adversário anônimo
“ visitar1445 “ , não que o rafa505 não seja bom , mas há jogadores perto ou do nível dele aqui no Brasil , um pouco para mais ou um pouco para menos também , e o mesmo vale para o G.L.B. ) . Mas eu pretendo fazer algo dos Brasileiros também , e inclusive a uns meses atrás eu iria fazer um Especial que se chamaria ( Brasileiros ) mas depois que conversei com uns que eram bons mas que não sabiam muito bem ser legais , eu desisti da ideia . Mas posso fazer algo ainda sobre os Brasileiros mas de outra forma , onde eu só dependa de mim mesmo para colocar o negócio em prática , como eu disse ai em cima , se esperar que me respondam e-mail ou Scrap’s pode demorar um pouco , é bom eu mesmo fazer o que tem que ser feito , e eu poderia até incluir algumas transcrições de jogos de Brasileiros entre si ou contra outros jogadores bons por ai , mais isso vai ser estudado ainda . E inclusive você se lembra de quando você me pediu para tentar divulgar mais os Campeonatos Brasileiros de Othello porque eu postava mais coisas de fora ? ( O que até então era verdade porque meu Blog era muito novo e não tinha muito material nacional para se postar como foi dito na época ) Pois é , está ai a um bom tempo as fotos e algumas transcrições de jogos de Brasileiros no Campeonato Brasileiro e até no Pan-Americano que o Lucas participou ... Você vai achar tudo isso nos Link’s que eu coloquei abaixo das crianças com um Tabuleiro , intitulados “ Pan – Americano de Othello “ e “ Campeonato Brasileiro de Othello , Fotos e Resultados “ E você depois nem voltou para falar algo ... Rsrs =D

Bom , já me estendi demais ... Vou ficando por aqui , e valeu K-marão ...

Abraços