quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

08




Nida faz uma jogada também famosa dentre os jogadores , ela joga em A 6 , impedindo que Arthur de continuidade jogando a jogada resposta clássica em contra-diagonal ( nesse caso )
em A 4 , pois ao jogar em A 6 Nida sabia que Arthur não poderia dar continuidade jogando em A 4 pela lacuna que tinha naquela casa vazia em C 6 .


09




Então Arthur faz novamente aquela jogada silenciosa em diagonal , dessa vez o movimento é em B 3 , envenenando mais uma área contra Nida , já que se ela jogar em B 4 , se fecharia também .


10




Nida ao ver mais uma região envenenada por Arthur , se centra em A 3 , criando o famoso
“ Garfo “ que são duas peças de cada lado em uma das bordas , com duas casas vazias entre elas , nesse caso as casas vazias seriam as de A 4 e A 5 . ( A casa vazia em B 3 é indiferente nesse caso pois Arthur não pode jogar lá por enquanto , ou seja , é de uso exclusivo de Nida . )


11




Arthur faz uma jogada em D 2 , talvez com a mesma intenção de Nida ao jogar em D 8 anteriormente , a de diminuir a reversão de peças desnecessárias , nesse caso ao jogar em D 2 , Arthur no seu possível próximo movimento em D 3 , reverteria somente as peças em Diagonais em E 4 e F 5 , e reserva a peça branca em F 3 que poderá ser utilizada posteriormente e que seria revertida caso Arthur não fizesse a jogada protetora antes em D 2 . ( É importante que você que esta lendo isso e não tiver muita intimidade com o jogo , entenda isso )


12




Nida utiliza aquela região em B 4 da qual eu tinha falado antes , ela sabe que o jogo esta difícil , e espera com isso se fixar em uma das bordas esperando a finalização .


13




Arthur joga naquela região central proposta por mim no parágrafo 11 , onde ao jogar em D 3 ele permanece no centro do tabuleiro e não vira peças desnecessárias ao jogo , ele sabe que o jogo esta quase que totalmente em suas mãos .


14




Nida joga em C 1 , em todos esses movimentos ela não conseguiu ter um mínimo de vantagem contra o francesinho de apenas 09 anos , que diga -se de passagem , joga muito . Talvez o maior erro dela foi tentar fugir desesperadamente daquela região ao sul onde o canto em H 1 estaria ameaçado caso ela pegasse o canto , mas vejam uma coisa contraditória , o canto em H 1 só seria útil ao Arthur caso tivesse peças brancas suficientes para fazer e dar continuidade as jogadas , e ao fugir da região sul do tabuleiro , Nida foi ao região norte que é justamente onde ele quer chegar , se antes lá tinham algumas peças brancas e isso dava medo a ela , agora então o predomínio é exclusivo branco naquela região , onde ela não poderá jogar ( E o Arthur sim ) e onde teria se fosse forçada a isso , a jogar na parte sul onde ela menos queria . O resultado trágico disso tudo para resumir , seria que ela ao tentar somente fugir da região sul , encheria o canto norte de peças brancas e seria forçada a retornar para baixo entregando todas as peças de cima ao seu adversário . Nesse jogo o que aconteceu não foi bem isso , pois tomou viés diferentes , e teve mais jogadas lindas de Arthur , reparem na continuidade quando ele joga em B 7 , foi uma jogada muito bonita e precisa , vale a pena ver inteira essa partida , então volta a parte de cima e a reveja , pois vale a pena . Nida não consegue parar Arthur que vence a partida por 40 a 24 .

Nenhum comentário: