sábado, 10 de março de 2012

Paridade ( Othello ) , Mitos e Verdades

Olá Pessoal , hoje vou falar aqui de algo que eu já falei em outras postagens minhas ; Paridade . Eis o calcanhar de Aquiles de vários jogadores , ou por não conhecer o termo , ou por não o conhecer direito , ou por conhecer o termo mas não saber usá-lo .
Então nesse post eu vou fazer uma análise simples do que é a paridade e geralmente como e para que ela aparece , e também aproveitando para elucidar que ela nada tem a ver com outra estratégia muito famosa entre os jogadores de Othello ; a Teoria do Número Par .

Bom , o que é a Paridade ?

Pelas minhas definições e interpretações do livro do Brian Rose ( A Minute to Learn ... A Lifetime to Master ) e da “ The Othello Wiki Book Project “ , é a capacidade de passar a vez de maneira proposital para que o adversário seja obrigado a jogar duas vezes seguida ou mais em uma mesma região perdendo o último movimento ali . Explico , por que duas vezes ou mais na mesma região ? Por que é dessa forma que ele quebra a sequência que o levaria fatalmente a derrota ou a ganhar com menos vantagem .


Em qual momento do jogo é mais usado a Paridade ?


Geralmente é mais usada para se definir a partida ; porém nada impede de ser usada em qualquer momento do jogo para obter vantagens que se mostraram mais claramente no final da partida , e outro fator muito importante é que quem joga com as peças brancas ( Na norma oficial do jogo ) , tem a vantagem da Paridade de início , pois o tabuleiro tem 64 casas , sendo que 4 já são ocupadas de início sobrando 60 casas ainda disponíveis , 60 é um número par e quem começa a jogar em uma região de número par a não ser que seja quebrada a sequência , não termina fazendo a última jogada , e quem começa a partida é sempre quem está com a peça preta no norma oficial do jogo ; aliás essa é a única similaridade que há entre a estratégia da Teoria do Número Par e a Paridade , pois a capacidade de saber usar bem a Paridade consiste em saber usar também os fundamentos da Teoria do Número Par . Então sendo assim quem começa jogando com as peças pretas teria a “ obrigação “ durante o jogo de quebrar essa sequência , pois é esse jogador que irá começar a partida na enorme região par ( 60 ) , por estar com as peças pretas . Mas isso por si só não é garantia de vitória e tão pouco é a melhor estratégia a se aplicar naquele jogo específico , as vezes você jogando com as peças pretas não quebra sequência alguma e ainda ganha no final , já as vezes você quebra e perde no final .



Como se constrói uma Paridade ?

Essa é uma coisa que não se consegue fazer e aprender da noite para o dia , requer muito treinamento e observação , eu mesmo a uso em raros momentos por sempre achar uma maneira mais simples de se ganhar do adversário , mas há jogadores que têm mais facilidade para executar tais jogadas . Mas nas transcrições e gráficos a seguir eu mostro algumas que eu construí enquanto jogava distraído aqui no computador , era um treino jogando sozinho .


Eu vou só decorrer sobre a Paridade de execução , ou seja ; as Paridades feita no final da partida .



Mas antes Alguns Mitos :


A Paridade é a estratégia mais avançada do Othello ?

Não , há estratégias mais avançadas que ela e bem mais complicadas de se executar , um dia ainda tentarei falar sobre elas aqui no blog .


Paridade é a mesma coisa que Teoria do Número Par ? Ou seja , é a habilidade de contar a sequência de jogadas ( Branco , Preto , Branco , Preto ) ?

Não , a Paridade por mais que requeira essa habilidade não é simplesmente isso , é isso e um pouco a mais .


A Paridade é a chave para se tornar um grande jogador , um jogador de elite mundial ?

Dominar a Paridade é um grande passo , mas não é o único que terá que realiza nessa jornada .




Paridade – 1 , Gráfico :

1




Vejam , a situação é a seguinte : É a vez da peça preta jogar , e por mais que se pense que o lugar certo a jogar é pegando o canto em A – 1 , temos que ver a seguinte sequência , mas antes temos que contar as casas vazias . Vamos lá , A – 1 ; B – 1 ; A – 8 e B – 7 ; totalizando 4 casas vazias no total , e lembrem-se : 4 é um número par e começar jogando em regiões pares não é uma boa coisa ( Teoria do Número Par ) , ou seja , como é a vez da peça preta jogar ou ela quebra essa sequência par ou não será ela que terminará os movimentos nessa região . Como ela vai fazer isso ? Simples , passando a vez propositalmente , e é ai que entra e começa a Paridade . Peça preta jogará em
B – 1 como veremos na próxima imagem .



2




Como dito acima , a peça preta joga em B – 1 , obrigando a peça branca a ter que jogar duas vezes na região par , revertendo para ela a desvantagem da perca do último movimento . Porém vejam lá em baixo em B – 7 , a peça branca poderia sim jogar lá agora forçando a peça preta a pegar o canto lá em baixo e não quebrar a sequência aleatória de movimentos ( Ou seja , não fazer o último movimento ) , porém esse movimento seria infeliz para as peças brancas que mesmo tendo vantagem na Paridade , perderia por maior diferença , é nessa que entra aquilo que eu falei sobre nem sempre uma vantagem sobre Paridade significa alguma coisa e tão pouco trás a vitória .


3



Então a peça branca pega o canto em A – 1 , mas agora reparem ; é a vez dela de novo e só tem a opção B – 7 par jogar , fazendo aquilo que eu tinha dito , jogando duas vezes seguidas em uma região par é revertida a sequência aleatória e agora quem está contra a dança da Paridade é ela mesma .


4



Ela joga em B – 7 , e pronto , é a vez da peça preta jogar e terminar com a última jogada em uma região par que até acontecer todo esse processo era desfavorável a ele .

5



O último movimento é realizado pela peça preta em A – 8 , finalizando a partida por 37 a 27 .



Paridade – 1 Modo Incorreto :

1



Temos aqui nessa primeira imagem a mesma situação da sequência acima , porém aqui ao invés de fazer algum esforço para tentar quebrar a sequência aleatória em uma região Par , a peça preta vai apenas jogar tentando pegar as peças sem fazer nenhum tipo de planejamento . Na próxima imagem ele irá pegar o canto em A – 1 .


2



Como dito antes , e peça preta pega o canto em A – 1 , não se preocupando por não fazer esforços para quebrar a sequência na região par que ele começou a jogar .

3



A peça branca como era óbvio joga em B – 1 , relegando a peça preta mais um movimento na mesma região par , mesmo que ele pegue toda a borda esquerda do jogo , ele não fará o último movimento do jogo , e ele só tem um movimento em A – 8 .


4



A peça preta joga em A – 8 , e pronto , agora é só esperar o último movimento da peça branca em B – 7 e saber qual o resultado do jogo .

5



A peça branca faz o último movimento do jogo em B – 7 , terminando a partida com uma derrota por 36 a 28 , com apenas 1 peça a mais pelo erro da peça preta . Mas vejam pessoal , esse não é um exemplo radical , no caso aqui não deu muita diferença assim entre os resultados finais , 37 a 27 a peça preta quebrando a sequência par ( Correto ) , e 36 a 28 com a peça preta não quebrando a sequência par ( Incorreto ) , porém é aquilo que eu digo , nem sempre a Paridade é sinal de uma vitória fácil e ampla ou muito melhor que uma vitória sem o uso dela e nem sempre ela da a vitória a alguém . O importante é você fazer uso de quase todos os tipos de estratégia possíveis para fazer um bom resultado final .

Por enquanto esse foi o primeiro exemplo .


Transcrição da primeira partida , Paridade - 1


1. f5 2. f4
3. f3 4. d6
5. c5 6. g4
7. d3 8. f6
9. g3 10. f2
11. h4 12. h5
13. h6 14. c4
15. e2 16. h2
17. h3 18. h7
19. e1 20. e6
21. c3 22. d2
23. e3 24. d1
25. c1 26. f1
27. g1 28. c2
29. b3 30. a3
31. e7 32. e8
33. b4 34. b2
35. a4 36. a5
37. g6 38. g5
39. c6 40. b5
41. f7 42. c7
43. d8 44. c8
45. d7 46. f8
47. a6 48. a7
49. b6 50. g7
51. h8 52. g8
53. b8 54. a2
55. h1 56. g2
57. b1 58. a1
59. -- 60. b7
61. a8



Paridade – 2 , Gráfico :


1



Bom , neste outro exemplo temos novamente a situação incomoda para a peça preta , porque temos uma região par , e sabemos que quem começa a jogar em uma região par caso não quebre a seqüência ( Paridade ) , não terminará de jogar naquela região , e consequentemente não pegará as últimas peças naquela área . A região par em questão é formada por 4 casas vazias no lado esquerdo sul do tabuleiro , são elas : A – 7 ; A – 8 ; B – 7 e B – 8 , e a principio parece que não tem muito o que fazer para a peça preta poder quebrar essa seqüência , não parece ... Mas tem ; e veremos isso na próxima imagem logo abaixo .


2



A peça preta joga em A – 7 , excelente movimento , uma vez que com esse movimento ele força automaticamente a peça branca jogar duas vezes seguidas em uma determinada região , o que no caso dessa região par , quebrando a sequência . Mas então me perguntarão : “ Ah , mas agora a peça branca poderia jogar em B – 7 ou em B – 8 e forçar novamente a peça preta a jogar , e com isso não quebrando a sequência e se mantendo com o último movimento ; certo , há só um pequeno problema com esse argumento . E o problema é se que a peça branca fazer isso ela de fato mantém o seu último movimento na região , porém perde a partida . Então uma boa jogada de Paridade pensa em tudo isso e avalia essas situações , porque criou-se um mito em cima da Paridade e eu sinceramente não sei onde e quem foi , onde toda perfeita partida de um grande mestre do jogo é atribuída a sua facilidade em executar a Paridade ; gente , nem sempre .


3



A peça branca faz o movimento certo , e pega o canto jogando em A – 8 , mas agora o que poderia ser a vez da peça preta jogar , ela propositalmente passa , relegando o penúltimo movimento ao seu adversário que ainda tem que tomar cuidado ao fazer a escolha , pois uma escolha errada ainda acarretará em uma derrota . Veremos qual é o melhor lugar na próxima imagem .


4



A peça branca sabiamente joga em B – 8 , perdendo a oportunidade ( E isso independente de onde ele fosse jogar antes desse último movimento ) de fazer o seu último movimento na região liquidando as últimas peças .


5




Agora a peça preta realiza o seu último movimento na região pegando mais peças e fugindo da derrota no caso conseguiu um empate , mas nesse jogo tão desfavorável no final a ela , um empate está de bom tamanho , 32 a 32 .


Paridade – 2 , Modo Incorreto :


1



Bom , estamos na mesmíssima situação do gráfico acima , porém com uma pequena diferença ; dessa vez vamos esquecer a Paridade e jogar igual um jogador incauto qualquer que não saiba o que isso tudo significa e apenas jogar esperando algum erro do adversário , sem criar nenhuma adversidade a ele . Até nessa imagem tudo bem , mas logo abaixo vocês verão um movimento da peça preta errado , ela joga em B – 7 .


2



A peça preta como dito antes joga em B – 7 , fornecendo duas opções a peça branca que poderá escolher sem maiores dificuldades , se os movimentos tanto da peça branca e preta forem perfeitos a partir daí poderemos ter dois placares diferentes , porém ambos com a vitória da peça branca , um por 34 a 30 e o outro por 35 a 29 . Se o jogador for um pouco mais experiente ele tenderá a escolher a opção de movimento A – 7 que é mesmo a correta e levará ao placar da opção 2 ou a um placar ainda maior ; se o jogador for mais avançado ainda e souber contar o jogo sem muitas dificuldades , ai sim que ele terá a certeza do movimento certo em A – 7 , mas enfim , a essa altura falar sobe isso é redundante , pois o erro da peça preta já foi cometido .

3



Nessa imagem vemos a jogada certa da peça branca , ela joga em A – 7 e espera a peça preta se decidir onde jogar , será um placar maior ou menor , mas ambos com a vitória a peça branca , pois a mesma ainda terá o último movimento , pois não foi quebrada a sequência com nenhuma Paridade nesse exemplo da peça preta .

4




A peça preta joga em B – 8 , pegando todas as peças na vertical , o que diminuiu o nível da sua derrota , mas mesmo assim foi derrotada .

5



A peça branca joga em A – 8 e liquida a fatura sem resistência alguma da peça preta , que se tivesse feito da Paridade teria ao menos conseguido um empate . Nesse caso a Paridade era a unia maneira da peça preta empatar ou até mesmo ganhar essa partida , não havia mais nenhuma outra estratégia viável a essa altura do jogo , e essa é uma das razões que eu digo que a Paridade é geralmente finalizada no final do jogo nos finais de partida .


Transcrição da segunda partida , Paridade - 2


1. c4 2. e3
3. f6 4. e6
5. f5 6. c5
7. c3 8. c6
9. d3 10. d2
11. e2 12. b3
13. b4 14. c2
15. d7 16. a3
17. d6 18. f1
19. b6 20. c7
21. b5 22. a6
23. a4 24. a5
25. d1 26. f2
27. c1 28. e1
29. g1 30. f4
31. g3 32. d8
33. g4 34. f7
35. f3 36. g6
37. f8 38. g5
39. e7 40. e8
41. c8 42. g7
43. h8 44. g8
45. h7 46. h6
47. h5 48. g2
49. h1 50. h2
51. h3 52. h4
53. b2 54. a1
55. b1 56. a2
57. a7 58. a8
59. -- 60. b8
61. b7

Pronto pessoal , eu não tenho exemplos melhores aqui disponíveis agora , espero que esses tenham ajudado a elucidar um pouco mais o tema para vocês , peço que treinem um pouco esse fundamento que com o tempo entenderam como ele se aplica .

Sem mais , até mais

Nenhum comentário: