segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo de 2013 e WZebra , Última Postagem do Ano


Bom dia pessoal , tudo bem ? Estão se preparando para a virada ?
Pois é , algumas pessoas preferem passar a virada na praia , outros na Paulista aqui em São Paulo , eu falo a Av. Paulista . Outros na casa de amigos e outros em casa mesmo com seus familiares e só , bom ... Sobre essa última opção e parafraseando o Roberto Carlos : “ Esse cara sou eu “ Não tenho nenhuma vocação ritualística para ficar dando pulinhos na beira da praia , ou comendo romã , e tão pouco ficar tropeçando em bêbados na Paulista ... O.o . Mas admito que talvez um dia eu até vá a algum desses lugares na virada só por curiosidade mesmo , mas por enquanto não sinto que seja o momento . Acho que sinceramente eu vou ficar conversando com o BB e depois tomar umas latinhas de cerveja , comer alguma coisa e depois que a fogueada acabar eu vou é dormir . Por coincidência e não por rebeldia ao contrário dos que gostam de passar essas datas vestidos de branco , eu estou completamente de preto =D , camisa preta e shorts preto , eu gosto e roupa preta e não fiquem achando que eu acho que cores ditam os nossos destinos , peraí né ...
Mas olha , eu gosto dessa data , gosto da passagem de um ano para o outro , apenas não sou muito ritualístico e nem tenho a preguiça e comodista hábito de fazer planos para o novo ano que vai “ nascer “ , mudanças e planos não precisam de datas especiais para serem postas à mesa , talvez eu faça algum plano de mudança no meio do mês de agosto , ou no final de um apático e comum mês de maio , isso para mim não imputa data especial alguma , as idéias e motivações vêm naturalmente sem data prévia para isso , e como eu mesmo vi em um estudo , a maioria esmagadora dos planos de fim de ano não chegam a 1/3 de suas realizações até a metade do ano que nasceu . Então isso é besteira , a não ser que você pegue pesado logo no primeiro mês do ano novo , que é algo que o estudo também aponta como solução .
Bom , mas de qualquer forma eu espero que esse ano que vai surgir ao final dessas 23 horas e 59 minutos desse dia 31 de dezembro de 2012 seja um ano especial para todos vocês , otelístas , damistas , enxadristas , goístas , gamers , leigos em tudo isso e por ai vai . E só para falar algo sobre o assunto principal desse blog eu tenho que dizer que eu consegui quebrar dois records meu em apenas algumas horas , eu tenho o hábito de algumas vezes jogar contra o programa WZebra no seu nível quase máximo , o dezesseis . Esse nível é quase que imbatível para um ser humano , mesmo um campeão mundial não tem chances contra o WZebra nesse nível , eu não vou aqui me aprofundar na capacidade de busca dos programas frente a um simples e mortal ser humano ( Falo isso em Othello , cada jogo tem suas diferenciações ) E eu me lembro que há uns anos atrás , acho que uns dois , eu tive uma performance muito boa perdendo de 41 a 23 para o WZebra nível 16 , isso é muito bom ! Mas ontem dia 30 de dezembro ás 13h42 mais ou menos eu joguei de novo contra ele nesse nível em um jogo rápido , e olha só ... Ele ganhou de mim por apenas 36 a 28 , eu consegui equilibrar contra um programa de jogadas perfeitas ! Só isso já seria suficiente para fazer valer o meu dia , mas hoje de madrugada , por volta das 2h00 da manhã outra coisa espantosa , eu joguei de novo contra ele e o incrível aconteceu , não , eu não ganhei mas uma partida que termina em 33 a 30 é um empate técnico . Eu tava achando que tava jogando contra o WZebra Nível 1 , então foi algo estranho para a minha surpresa quando eu fui nas configurações do programa e vi que estava no nível 16 ! ... O.O . Também deixo esclarecido que joguei rápido , pensando nos melhores lugares sem nenhuma reflexão muito longa , joguei no instinto .
Programa WZebra de Gunnar Andersson e Lars Ivansson
Bom , teorias que logo pensei dentro do meu ceticismo : 1 – O programa deu pau 2 – O programa tava com a biblioteca inativa ?????? 3 – Meu subconsciente joga melhor do que meu consciente ? 4 – Sorte do c... 5 – Sou ou estou tão bom assim ? O.o 6 – Apenas joguei bem e não errei muito ( Quase nada para ser exato ) 7 – Tudo isso ao mesmo tempo ? 7 – Sei lá o que aconteceu .
É , eu não sei o que aconteceu para eu realizar tal façanha , só sei que vou guardar essa transcrição para poder mostrar para os meus netos no réveillon de 2045 :D
Para quem é leigo e não tem idéia do quão forte é esse nível , vai lá uma analogia e um parâmetro : Um humano ganhar de um programa de Othello super forte seria o mesmo que o tiozinho de bigode do bar magricelas dar uma surra no lutador de UFC Anderson Silva , e isso não é falsa analogia ou dicotomia , mesmo um bom jogador de Othello fica indefeso frente a um programa desses , a técnica de um bom jogador seria o mesmo que os macetes do tiozinho do bar em brigas que colecionou desde a infância , uns socos , abaixar , uns chutes e por ai vai , isso tudo frente a um Anderson Silva seria quase ineficaz , é o mesmo que aplicar nossas técnicas humanas intuitiva frente a uma máquina de buscas . Um parâmetro , eu acredito e é bem provável que isso não seja anedótico , esse mesmo programa precisaria só estar no mínimo no nível 4 para poder derrotar campeões mundiais , imagina no nível 16 o que ele não faria ? Bom , só para vocês verem como isso foi estranho , ontem mesmo eu joguei contra um programa fraco que é um dos aplicativos do meu celular , e eu sempre costumo derrotá-lo , perco às vezes mas isso é normal , mas ontem eu joguei três vezes e perdi as três ! Ou seja , eu não estava tão bom assim , então o que aconteceu com o WZebra ? Estava triste porque é final de ano e ele está longe da família ? Acho que não né pessoal , ele é uma máquina ... Rs
Bom , vou deixar aqui as transcrições dos meus dois records para quem quiser ver depois , é bom salientar que nesse mesmo dia eu também perdi algumas partidas sem equilíbrio para o WZebra , é que equilibrar essas duas partidas estava fora da minha concepção de possibilidades .
Abraços a todos e Feliz Ano Novo !
Que venha 2013 !
Tchals ... =] Transcrições :
36 a 28 Para o WZebra Nível - 16
1. d3 2. c5 3. d6 4. e3 5. f4 6. c3 7. f3 8. e6 9. f5 10. g4 11. e2 12. c4 13. g3 14. f6 15. g5 16. h5 17. e7 18. h4 19. h6 20. h7 21. g6 22. d2 23. c6 24. d7 25. b4 26. e1 27. f7 28. f8 29. c8 30. e8 31. f2 32. h3 33. g2 34. b3 35. c1 36. d1 37. f1 38. d8 39. g8 40. a4 41. c7 42. b6 43. a6 44. g7 45. b5 46. h1 47. h2 48. c2 49. a5 50. g1 51. h8 52. b1 53. a3 54. a7 55. b2 56. b8 57. a8 58. b7 59. -- 60. a2 61. a1
33 a 30 Para o WZebra Nível - 16
1. d3 2. c5 3. d6 4. e3 5. f4 6. c3 7. f3 8. e6 9. f5 10. g4 11. f6 12. e2 13. c4 14. c6 15. b5 16. b4 17. d7 18. a6 19. a3 20. a5 21. b3 22. b6 23. h4 24. c7 25. f2 26. e8 27. d1 28. f1 29. e1 30. c1 31. d2 32. e7 33. c2 34. b1 35. a4 36. a2 37. b7 38. h5 39. g3 40. g6 41. b8 42. g5 43. f8 44. f7 45. h6 46. g8 47. h3 48. g1 49. d8 50. g7 51. h7 52. a7 53. h8 54. a8 55. b2 56. g2 57. h2 58. h1 59. -- 60. c8
Um vídeo no Youtube de como era antes jogar Reversi no Computador , com vocês o Windows 1.01 IBM PC XT 5160 ... =]
http://www.youtube.com/watch?v=cGUVJCaJti4

2 comentários:

Unknown disse...

realmente , muito bom o seu jogo de 33-30 contra o wzebra Fabricio , digno de um campeão .

abç

Fabrício Silva disse...

Oi Vitor , Beleza ai ?

Obrigado , é ... Foi realmente um bom jogo para mim ... =]

Nos dois eu me superei , mas o de 33 a 30 foi obviamente o melhor para mim .

Abraços