domingo, 15 de março de 2020

Jogadores Brasileiros de Reversi, de 2004 a 2020





Olá a todos, resolvi fazer uma lista com todos os jogadores brasileiros conhecidos de 2004 a 2020 e suas respectivas posições dentro de um nível técnico abrangente, para servir de referência de análise para as novas gerações de jogadores. Apesar de que estar nessa lista mostra que de alguma forma você fez parte do Othello/Reversi nacional, não estar nela não significa que não tenha feito, pois não foi possível identificar e analisar direta ou indiretamente todos os jogadores brasileiros, seria humanamente impossível. Já informo que essa lista não tem ligação alguma com a lista de ranting mundial, pois pra entrar nessa, são necessário alguns critérios para que o jogador tenha seu nome escrito nela, já a lista que fiz, os critérios são outros e poucos. Essa é de longe a lista mais completa feita por mim. Deixando bem claro que o intuito da lista é tão somente analisar como anda o desempenho e o número de jogadores brasileiros como um todo, não tendo foco utilizar a lista para superestimar ou menosprezar alguém. Essa é apenas uma pequena parte de uma divulgação que vai muito além disso. O alicerce da divulgação está no diálogo, negociações, publicidade, apoio mútuo e paixão ao jogo. O nível técnico de cada um restringi-se a uma esfera lúdica, (muitas das vezes desnecessária à pessoa ou pessoal) podendo somar-se aos pilares encimados para uma maior divulgação. Em todos os esportes temos ranting, mas não teríamos rantings sem esportes bem estruturados. Deixo bem claro que essa lista é um recorte momentâneo de algo fluído e móvel, apenas mostrando o status atual de cada jogador, sendo ela mutável a cada momento, hoje quem está abaixo dos 30 pode estar entre os 20 em três meses, por exemplo, e vice e versa.

Essa lista foi um exercício mental, tentando buscar na memória habilidade de jogadores antigos e como isso se encaixaria no nível de jogadores mais recentes, e entendam a palavra recente como algo “de 2010 para cá”, ou seja, nos últimos dez anos. É praticamente impossível conseguir uma lista impecável sobre o real nível técnico de todos os jogadores da lista, tão como também torna-se bastante difícil colocar todos os jogadores brasileiros da história nela, uma vez que muitos são/ou eram jogadores anônimos. Em alguns casos na lista, eu fiz a análise comparada, o que é isso? Com base na colocação em determinados campeonatos e, já sabendo do nível técnico de alguns dos jogadores desse mesmo campeonato, (do qual tive acesso a partidas) presume-se com essa base a média do nível técnico de algum jogador específico, mesmo sem ter analisado alguma partida do mesmo, isso corroborado a outros campeonatos tem-se uma ideia da habilidade estratégica do jogador em questão, mesmo sem antes nunca tê-lo visto jogar. Até os vinte primeiros colocados temos uma abordagem bastante realista, pois mesmo os que não jogam mais, deixaram como última impressão o status de muita habilidade no jogo, daí até os trinta poderíamos colocar no mínimo cinco jogadores anônimos entre cada colocação, da posição trinta até a posição quarenta podemos colocar dez jogadores entre cada colocação e da posição quarenta até a cinquenta uns quinze jogadores anônimos entre cada posição, isso pensando em uma média, devido ao longo tempo que a lista se predispõe a buscar e o número de jogadores que não se aglomeram em uma única plataforma, somando aos que possivelmente jogam offline em apps ou a jogadores que somente jogam em tabuleiro (sobre os jogadores anônimos aconselho que leiam uma postagem no meu blog sobre isso, título: Qual o perfil dos jogadores brasileiros?) Por isso mesmo que se focarmos em perguntas como: Quantos novos jogadores surgem por dia, semana, mês ou ano nesse jogo? Quantos atingem um bom nível no jogo ou até mesmo independente do nível que atinja, quantos são apaixonados por esse jogo? Quantos desses conseguem durante muito tempo se manter completamente anônimos? (Obviamente não tendo a obrigatoriedade de saírem do anonimato)Talvez o número seja absurdamente alto, talvez inexpressível, a verdade é que não sabemos ao certo sobre isso. Quem sabe futuramente aprendamos a nos focar mais no que ainda não sabemos, do que no o que já sabemos, com isso trazendo novas abordagens ao tema.


Outro fator importante a se ressaltar, é a de que o que define um jogador específico ser melhor do que outro, não é baseado apenas em confrontos diretos entre os mesmos,(até mesmo porque muitos destes jogadores nunca se enfrentaram na vida) e sim através de uma somatória de critérios técnicos adotados, conhecidos e executados.
O Reversi é um jogo um tanto quanto injusto, onde um jogador com um nível avançado e com extensa experiência e números de partidas, pode perder por inúmeras questões para um jogador infinitamente inferior tecnicamente, na verdade, a singularidade matemática e caótica do jogo Reversi é tão grande, e às vezes imperceptível ao primeiro “tato” visual, que um jogador que comece a jogar hoje, pode por ventura, derrotar um campeão. Ao contrário de jogos como Xadrez ou GO onde essa peculiaridade é quase inexistente, no Reversi é comum. Nestes outros jogos, dificilmente ou quase impossivelmente um grande mestre perderá uma partida para um jogador iniciante, característica essa que um bom jogador de Othello/Reversi já abandonou desde o dia que sofreu seu primeiro zeramento contra um jogador de nível longinquamente inferior ao dele. (Wipeout, é o conceito que define quando um dos jogadores captura todas as peças do adversário antes do preenchimento total das casas ou com todas as casas completadas por peças de uma cor, o chamado “zeramento”), ou seja: O fato de, por exemplo, um jogador abaixo da colocação quarenta derrotar alguém que esteja entre os dez melhores, não significa nada em si de maneira geral, apenas demonstrando uma face do que é esse jogo, um caos. Nesse contexto seria, para ser mais justo, uma sequência de várias partidas entre os jogadores para ser ter uma ideia melhor do nível de cada um, não apenas um único confronto.

Os critérios adotados para analisar o nível dos jogadores foram:

Mobilidade: Capacidade em manejar jogadas silenciosas, visando administrar um número mínimo (menor) e eficiente de discos próprios. Para lapidar todo tipo de jogadas possíveis em pouco tempo de partida, jogadores muito bons em mobilidade, costumam vencer as partidas antes da metade do jogo, mesmo contra jogadores fortes.

Criatividade: Habilidade em criar jogadas novas e realizar combinações entre elas. Estes jogadores emendam jogadas entre si, (Juntam Checkerboarding com Stoner Trap, por exemplo, depois transforma isso em alimentação opositora) além de convergirem de uma para outra de maneira muito rápida e imprevisível.

Atacar Criando Armadilhas: Como uma face da criatividade, aqui se destaca o jogador agressivo, acostumado e familiarizado em realizar jogadas de ataque, muitas das vezes criando armadilhas no jogo. Geralmente jogadas como Stoner Trap, Manobra de Landau, Ataque ao 4 e Envenenar Discos, estão na linha de raciocínio desses jogadores.

Posicionamento e Defesa: Aqui se destaca o jogador que sabe se posicionar e se defender bem, esperando o melhor momento para atacar, muitas das vezes estes jogadores dominam estratégias como Flat Theory, Chekerboarding, Alimentação Opositora e Jogadas Silenciosas. Este tipo de jogador sabe muito bem o que são discos de fronteira e Tsujis dentro da prática, e não cometem erros ingênuos.

Tempo e Ritmo: Esses jogadores são mestres em mobilidade e extrações além de excelentes executores de jogadas resultantes em Swindles e Alimentação Opositora, além de exímios executores de todo tipo de Tsujis (além das Swindles). Nem todo jogador bom em mobilidade é necessariamente bom em Swindle, mas todo bom jogador que realiza Swindles entende bastante de mobilidade e posicionamento, para isso é imprescindível entender de Tempo e Ritmo de jogo.

Como eu disse anteriormente, é impossível avaliar todos os jogadores e dizer qual faz ou domina o que nesse leque estratégico, só o que tenho são avaliações pontuais e comparações, juntando-se a isso o que tenho em minha memória de partidas que joguei, ou vi estes jogadores jogarem, somando-se à análise comparada.

Quais são os critérios para estar com o nome na lista? Somente dois.

O primeiro e mais crucial é o da pessoa ser um(a) jogador(a) de verdade. Muitas pessoas já passaram por esse jogo, já participaram de campeonatos e etc. Porém muitas dessas não jogam mais por diversos motivos, o que me levou a conjecturar: Por que considero alguns jogadores de Reversi/Othello que não jogam mais como jogadores reais e outros não? A resposta é um tanto quanto simples, não importa o nível técnico da pessoa, o tempo que ficou jogando ou há quanto tempo esteja parada, a única coisa que importa é a pessoa ter jogado esse jogo e o adotado em algum momento como um jogo legal, sem a necessidade exatamente de jogar com amigos ou pessoas conhecidas, em que a mesma gostava e jogava por puro interesse lúdico e iniciativa própria, ou seja, ter jogado por puro deslumbre e interesse em se divertir ou aprender mais sobre ele. Só isso já basta para estar na lista. Só para complementar como exemplo, eu jogo Conexão 4 às vezes, (Connect Four/Four in a Row é um jogo estratégico com tabuleiro vertical) já joguei várias vezes, mas não me sinto um jogador de Conexão 4, mesmo tendo até um tabuleiro, pois o que me leva a jogar esse jogo é apenas a diversão que terei com pessoas queridas, somente jogo com amigos, tanto online quanto offline, sem isso eu não me interesso em jogar, assistir, aprender ou estudar algo sobre o jogo, e esse fator extra, que é jogar apenas para se divertir com amigos, não basta para eu me considerar um jogador desse jogo, e olha que conheço e jogo esse jogo há mais de dez anos, o que já me tira da lista de novatos, mas raramente joguei com pessoas estranhas, preferindo a companhia das amizades (pois só jogo com a presença dessas pessoas, raramente o contrário disso) sendo que quanto ao Reversi eu jogo de qualquer forma, com ou sem amigos por perto, eu jogo em qualquer lugar, online ou offline, estudo-analiso-leio-escrevo-vejo vídeos-instalo apps e jogo, (não que você precise necessariamente ter todos estes tópicos para ser considerado adepto a um jogo, claro, basta apenas gostar e jogar por conta própria, independente se é chamado para ou não) pelo puro deslumbre em jogar, por isso me considero um jogador de Reversi e não de Conexão 4, por mais que esse jogo seja bem legal. Dentro desse critério abro uma exceção aos jogadores iniciantes, pois ainda estão engatinhando e jogando junto a amigos, podendo ou não tornarem-se jogadores de Reversi no futuro.

O outro critério é ser um jogador com nome real e nível de habilidade real não importando o nível técnico, mesmo que não tenha algum nick identificado ou até mesmo não jogue online, bastando apenas ter sido identificado como jogador, e claro, eu ter tido acesso a alguma partida da pessoa em si. Muitas das pessoas da lista, eu mesmo já joguei com a própria alguma vez, ou conheço ou já joguei com jogadores que essa pessoa já jogou (análise comparada).

Gostaria de deixar alguns adendos aqui, que considero que sejam justos, como eu já havia dito no meu blog há anos em uma postagem, me foi relatado que lá para o ano de 2004, quando muitos dos jogadores da listas estavam começando a jogar, havia um jogador coreano naturalizado brasileiro com o nome de Kyung H. Choi, e seu nick (six9) no site Vog, disseram que ele era bem conhecido mesmo entre os jogadores fora do Brasil, porém infelizmente nunca tive contato com esse jogador, nem cheguei a ver algum de seus jogos, pois só comecei a jogar online em 2006. Com isso, mesmo sabendo que provavelmente este ficaria entre os dez melhores jogadores brasileiros da história, fica difícil saber exatamente sua posição na lista, por isso a ausência do mesmo nela. A outra especificação que eu deixo aqui registrado, é a de que o jogador Pedro Jorge, que se destacou entre os brasileiros nos anos 2000, com seu nick Le Magnific no site Flyordie, por mais que se parecesse com um jogador brasileiro, na verdade era português, e que por isso não está na lista apesar de ter sido um grande jogador. Caso estivesse nessa lista, ocuparia a quinta posição, provando que era de fato um jogador muito forte. O jogador número 1 da lista, o Adrian e seus nicks buyo ou adybuyo talvez seja na verdade japonês naturalizado brasileiro, segundo me passaram na época, porém não tenho tanta certeza quanto a isso, devido ao seu nível de português e trejeitos culturais à nossa cultura (Além de “Adrian” não ser necessariamente um nome de origem japonesa, a não ser que o mesmo utilizasse esse como um vulgo) talvez tivesse ascendência japonesa, não sendo exatamente japonês, mas isso é só uma hipótese minha.

Bom, agora vamos à lista.

Eu usei o mesmo esquema que já usei várias vezes, a letra à frente do nick informa o site onde a pessoa joga ou jogou com maior frequência; então “P” é de PlayOk e “F” é de Flyordie, como na lista há jogadores que também jogam no Othello Quest, usei “OQ” para informar isso. Apesar de apenas um exemplo na lista, temos alguns jogadores que já jogaram pelo Reversi do Facebook alguma vez, inclusive eu, mas não é tão comum entre os jogadores brasileiros conhecidos (porém pode ser encarada como uma incógnita, levando em conta que milhares de brasileiros têm acesso ao Facebook diariamente e, muitos jogadores brasileiros são anônimos, poderíamos nos surpreender com o possível número de jogadores brazucas que há na plataforma, mas não sabemos nada sobre isso) a sigla para a plataforma do Facebook é “RF”. Mas ao contrário das minhas outras listas, e devido ao número de jogadores iniciantes em uma lista minha, nessa eu acrescentei a letra “N” anteriormente ao informe de site, que informa que o jogador ou a jogadora é novato(a), pois assim fica mais fácil de entender que a pessoa ainda tem um longo caminho de progresso no jogo, podendo estar muitas posições à frente em listas futuras.

Ranting Técnico de Jogadores Brasileiros de Reversi/Othello de 2004 a 2020:

1 – Adrian                           (buyo) - P
2 – Dennis Medeiros          (johnnyherbert) - P
3 – Guilherme Chyodetto   (REVERSIIMASTER) - F
4 – Jun Takemoto               (Nick  Desconhecido)
5 – Anuar Haddad              (StepMan) - F
6 – Lucas Cherem              (carlbarks2003) - P
7 – Robson                         (robão) - F
8 - Henrique Oliveira         (henrique1) - F
9 – Vitor Cid                      (lordvitor3) - P
10 - Paulo Silva                  (bizonho21) – P
11 – Rose Matsumoto         (Rose) - F
12 – Ricardo Brandão         (BUJUVALO) - F
13 – Adegar Alves              (admiib) - P
14 - David Souza                (davidd2) – P
15 - Fernanda Pimentel       (mindplay) – P
16 – Marcos Pires               (reversisp) - P
17 - Suzana Petry                (sukerida) – F
18 - Elk Frank                     (elkfrank) – P
19 - Denis Ribeiro               (Fora Dilma) - F
20 – Peter Buchan               (bossa0nova) - P
21 – Alexandre Rossi          (arossi010) – P 
22 - Melcks Lima                (Nick Desconhecido)
23 - Renato Waitman          (rewait) - F
24 - José Lucimério            (Nick Desconhecido)
25 - Daniel Dantas              (ddantas) – P
26 - Lucas Cid                     (lordlucas4) – P
27 - Paulo Farina                 (grandep1) – P
28 - Mitsuru Dairokuno       (Milkky014) – OQ 
29 - Carlos Roberto             (745i) – F
30 - Eunice Oliveira            (Nice) - F
31 - Gabriel Marden            (SouzaMarden) – OQ
32 - Humberto Lopes          (betolopes) – F
33 – Rubens Pereira            (captainsnake) – P
34 – Halan Dayvs                (halandavys1985) – OQ
35 – Paulo Kitada                (Paceaki) - N OQ
36 - Carlos André                (yusuke2020) - N P
37 - Moisés Correia Jr.        (Mothello68) – OQ
38 - Vitor Paié                     (VitorPaie) - OQ
39 - Alfredo Jara                 (apeine) – P
40 - Dinah Godoi                (Sem Nick)
41 - Kauana Aguiar             (Sem Nick)
42 - Licínio Fernandes         (Sem Nick)
43 - Roberto Iglesias            (Nick Desconhecido)
44 - Sidd Pires                      (Siddpires) - F
45 - Jesualdo Tubero            (Sem Nick)
46 - Alamir Jr.                      (alamirjr) – P
47 - Evans Fritsch                (fritsch) – OQ
48 - Alexandre Freitas         (AFreitas) – OQ
49 - Guilherme Lisboa         (guilhermeno) - P
50 - Rosângela Taranto        (DANDA) - N F
51 - Marcos Januário           (Sem Nick) N RFB
52 - Rodrigo Edelton           (rodrigo) – N OQ
53 - Rafael Paié                   (RPaie) – OQ
54 - Joselita Fuza                 (Sem Nick)
55 - Fernando Machado       (fernandocovil) – N F
56 - Janfrancisco Ramalho   (Janfrancisco) - F
57 - João Souza                    (Sem Nick)
58 - Estela                            (Estela) - N F 
59 - Natalia Micheleto         (Sem Nick)
60 - Lourdes Klava              (Sem Nick)
61 - Vanessa Fabiane           (ttprata) - N OQ
62 - Martinho Santos           (martyu) - P
63 - Ricardo Barros             (carval) – N P
64 - Gilberto Ceorlin           (ceorlin) - N OQ


Esses são os sites mencionados onde podemos encontrar esses jogadores:

PlayOk

Essa é uma plataforma polonesa, conhecida antigamente como Kurnik, é ainda hoje um dos sites mais famosos do mundo dos jogadores de Reversi em todo o mundo.

www.playok.com

Flyordie

Essa é uma plataforma húngara, fundada em 2001, é há anos, tem sido provavelmente uma das maiores concorrentes da PlayOk, também é muito famosa entre os jogadores de Reversi em todo o mundo.

www.flyordie.com


Othello Quest, conhecido antigamente como Reversi Wars, é de longe o aplicativo mais famoso no mundo dos jogadores online de Reversi, a dona é a empresa japonesa Mega House, que também detém todos os direitos de patente do jogo Othello ao redor do mundo.

https://play.google.com/store/apps/details?id=fm.wars.reversi


Reversi do Facebook

Plataforma norte-americana essa que dispensa apresentações, serve de local para alguns jogadores brasileiros, devido à facilidade e a possibilidade de se jogar utilizando o próprio login do Facebook para isso.

https://www.facebook.com

Nenhum comentário: