domingo, 6 de junho de 2010

Especial FBO ( Federação Brasileira de Othello )







Eu começo hoje a mais nova seção do Blogo Othello Classic , a seção ( Especial ) onde eu postarei alguns especiais dos mais variados temas que podem ir desde uma Entidade até mesmo um mero jogador , e eu escolhi para esse primeiro Especial , a Federação Brasileira de Othello , a FBO fundada em 2006 por Lucas Cherem e Roberto Iglesias ...
E sempre quis saber a fundo coisas dos bastidores da FBO e nunca tive a oportunidade de perguntar , eu me lembro de quando eu fui pela primeira vez na Comunidade do
Othello / Reversi no Orkut e via lá um cara com uns negócios enrolado no rosto , que se chamava Lucas ,e pensava e porém ainda penso , nossa ! Esse cara deve manjar pra caramba desse jogo , tem até Federação do Jogo e é ele mesmo quem passa as informações aqui no Fórum da Comunidade , então logo pensei que se um dia eu quisesse saber a fundo sobre tudo isso e quisesse passar tais conhecimentos adiante , a pessoa que iria melhor me fornecer isso seria ele , Lucas Cherem , não só pelo seu conhecimento , mais também pela sua disposição e acessibilidade ... É uma pena que não consegui falar com o Roberto e com os outros envolvidos nos cernes da Criação da FBO , mais o que vamos saber nas linhas a adiante já são de extremo valor e enxugará todo o vapor que embaça nossos conhecimentos do que realmente significa a sigla FBO

Então com algumas narrativas minhas e com muitas do Lucas , eu apresento a vocês , o Primeiro Especial do Blog Othello Classic , o Especial da Federação Brasileira de Othello . Especial FBO .






Início , como veremos no relato de Lucas a seguir , tudo começou com o evento que a Grow promoveu o “ Circuito Brasileiro de Othello “ ... Foi um sucesso !

Porém não se repetiu em 2005




Daniel Dantas e o Logo da Grow







Lucas

“O Othello apareceu no Brasil oficialmente em 2004. Para promover seu novo lançamento, a Grow organizou o "Circuito Brasileiro de Othello". Foram 16 etapas e os vencedores de cada uma disputaram a final, que foi vencida pelo Daniel Dantas. Naquele ano, Daniel foi o primeiro brasileiro a disputar o World Othello Championship.
No ano de 2005, a Grow não repetiu o evento. Mesmo assim, fui ao WOC de Reykjavick representando o Brasil (havia ficado em 3º em 2004). Lá, tive oportunidade de conhecer os jogadores de outros países e participar do Congresso que criou a World Othello Federation. Como já havia bastante gente que jogava Othello no Brasil, voltei com a ideia de criar a Federação Brasileira de Othello. “





Lucas Vs Velma Fu






O ano era 2005 e Lucas volta do Mundial da Islândia com uma ideia fixa na cabeça , Criar a Federação Brasileira de Othello , porém a colocou em prática em 2006 , ano que teve duas enormes decepções .



WOF ( Federação Mundial de Othello )






Lucas




“Em 2006, procurei o Roberto Iglesias para criar a FBO. Fomos até a Grow para ver como faríamos. Porém, lá recebemos a má notícia de que Othello sairia de linha de produtos, sem previsão para retorno. Mesmo assim, a ideia continuou em pé e não nos impediu que nos reuníssemos para jogar e discutir o assunto . “

“ No mesmo ano, outro golpe. Os patrocinadores do WOC 2006 decidiram dar uma ajuda de custo de U$ 1.000,00 para jogadores que fossem participar do campeonato mundial. Porém, dependendo do país, havia limite para três, dois, um ou zero jogadores, mediante critério que jamais foi esclarecido e foi muito criticado por quase toda a comunidade internacional. O Brasil não teve direito a este patrocínio, o que nos obrigou a adiar a criação da FBO e a realização do Campeonato Brasileiro. Dois foram os motivos. O primeiro era não parecer que a federação foi criada apenas para que obter patrocínio. O segundo foi um protesto velado contra o critério, deixando de incluir uma nova federação naquele ano. “







Um Grande Passo



Lista de Membros FBO






Lucas

“ Em 2007, muitas pessoas foram convidadas por e-mail e toparam participar da FBO. Um site provisório foi colocado no ar. Após informada a WOF, estava criada oficialmente a FBO. As poucos, as pessoas começaram a contribuir com trabalho (Tully criou o logo, Guilherme reestruturou o site, o Adegar chamava bastante gente pela internet para fazer campeonatos on line). Criou-se uma diretoria provisória para os primeiros anos de vida (que continua até hoje). "


Logo da Ludus Luderia




" Feito isto, pudemos organizar o I Campeonato Brasileiro de Othello, que ocorreu na recém criada Ludus Luderia, hoje a mais famosa casa de jogos de tabuleiro do Brasil. Com o apoio da Grow, fizemos um campeonato que pode ser considerado um sucesso. “








Estabilidade mais poucos avanços porém promessa de grandes Progressos .



Lucas






Lucas


“Desde então, não houve muitos avanços estruturais na FBO. Pela distância entre os jogadores, optamos por fazer tudo remotamente, sem necessidade de registrar a pessoa jurídica ( A questão jurídica é a seguinte. Há diversas exigências legais para abrir uma associação. Além disso, isso nos obrigaria a cumprir diversas formalidades, incluindo o de fazer assembléia geral periodicamente para eleger diretoria e tomar qualquer decisão. O objetivo é uma federação de âmbito nacional, com pessoas de todos os estados. Por isso, neste primeiro momento, é mais fácil combinar as coisas pela internet... A World Othello Federation nos reconhece como federação oficial do jeito que está. Então, não vale a pena transformar a FBO numa pessoa jurídica neste momento... ) Conseguimos repetir o campeonato nacional nos anos de 2008 e 2009, o que permitiu que a FBO figurasse no grupo principal das nações junto a WOF (aquelas que têm direito a mandar quatro jogadores ao WOC).

Em 2010, além do Campeonato Brasileiro (que deverá ocorrer entre o fim de agosto e o começo de setembro), o objetivo é criar um novo site, mais interativo, com o já registrado domínio www.othello.com.br

Depois disso, o Brasil deverá sediar o Campeonato Pan-Americano de 2012 (o de 2011 será nos EUA). Precisamos fazer um grande torneio para, enfim, nos candidatarmos para um WOC.

Além disso, é necessário renovar a diretoria da FBO. Novas cabeças poderão fazer com que a FBO dê mais passos para a frente... “

abs

Lucas




Bom e importante relato esse seu Lucas , eu desejo que a Federação Brasileira de Othello cresça ainda mais .


Abraços

8 comentários:

Anônimo disse...

Realmente temos um excelente presidente na Federação Brasileira.
E acredito no trabalho que Lucas vem fazendo e se esforçando para a divulgação do Othello no Brasil.

Fabrício Silva disse...

Sim , temos sim ... E a Federação só tem a crescer com ele e com nós todos ...

Anônimo disse...

Parabéns ao Lucas e cia. Conseguiram grandes avanços para o othello no brasil em pouquíssimo tempo.

Fabrício Silva disse...

Sim , foi mesmo . E espero que ele e os demais continuem assim , pois como ele mesmo disse , a FBO é a única representante do Othello no Brasil . Ao menos a única reconhecida , então imagine se não existisse a FBO ... Temos que fazer a nossa parte para não deixar de jeito maneira esse jogo morrer no nosso país ...

Abraços Anônimo , Volte Sempre

Anônimo disse...

Parabens rapazito, uma historia comovente do guri que se apaixonou perdidamente por ela...!?...er...ELE: Othello màs q belo ragazzo no? Yes passei momentos inesqueciveis neste espaço singular e SIM DEU pra aprender de montao: puxa esse tal de FABRICIO SILVA EU é o cara: espero um dia conhecer ele...TEM FUTURO o Sr Silva Eu: por favor façam uma exclusiva com ele contando tudinho, tipo: A COBERTURA COMPLETA COM SILVA EU - IMPERDIVEL. Sem mais delongas
>bye<

Anônimo disse...

So complementando: acompanho de longa data a carreira (por quê não?) meteórica desse prodigio e posso garantir a todos voces: estamos tratando com uma sumidade, talento de grande vulto e um poço de esperteza: quando o assunto é othello senhores SILVA EU é um guru, puxa nem o Corinthians conseguiu ainda o que para SILVA EU já é UMA REALIDADE: "PAPO" a TAça e é CAMPEAO DO BRASILEIRO de othello!
É assim que se faz!
Espero q papai noel traga a felicidade de conhecer SILVA EU...
Bem, ficou para o próximo capitulo...

Anônimo disse...

P.s..
AVISO IMPORTANTE:

O Responsável pelos comentários acima É UM GRANDE CONHECIDO DO MITO "SILVA EU": >EU MESMO

Fabrício Silva disse...

E ai Eder , eu sei que é você ... =D

Eu iria revelar só no final que sei qual é a sua identidade mas fui direto ao ponto , ao eixo central da questão , então senhor " Eu Mesmo " quantos elogios vindo da sua tão sublime pessoa , comentários dignos em contextos gramaticais aos maiores literatos de nosso país , e por que não do mundo também não é ? =D

Que interessante , alegro-me em saber que acompanha a minha carreira desde longas datas , desde de o longínquo ano de 2011 não é ?
E acompanhou através desse ardo processo de aprendizado as minhas quedas e subidas até conquistar o título de Campeão Brasileiro de Othello - 2011 . ( Rs )

Bom , quem sabe um dia que possa também conhecer esse fã meu que me acompanha a tanto tempo e me vem incentivando em minhas conquistas a tanto tempo não é ai Eder ? =D

E com isso até mesmo jogar umas partidinhas , o problema é que é muito difícil e ver você por ai , e a única coisa que eu sei sobre você é que você come Pizza todo sábado à noite ... Haha

Falou ai Senhor " Eu Mesmo " também conhecido pelo nome Eder . =D

É brincadeira também cara , até mais ai .

Abraços