quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estratégias Básicas , Othello / Reversi - Para Novatos e Amadores

Estratégias Básicas , Othello / Reversi

Vou explicar aqui nessa postagem algumas orientações de noções básicas para alguns jogadores de nível amador ou novato , as vezes esses não têm o conhecimento de alguns princípios básicos de estratégia , tais como o da importância do Canto no jogo ou da necessidade de reverter poucas peças no início do jogo ( Lembrando que ambas são fundamentais para os Novatos e Amadores ) já que jogadores mais experientes já dominam essas técnicas e pegar ou entregar o Canto ou Reverter poucas peças no início do jogo já pode não fazer mais partes dos seus planos por questões estratégicas , e muitas das vezes os jogadores amadores e novatos aprendem na pancada mesmo como é que se faz , mas para não deixar os novatos e amadores apanharem tanto , eu vou explicar aqui duas dicas básicas de estratégia no jogo Othello / Reversi .









A Primeira delas é reverter poucas peças no início do jogo , então sem muitas palavras vou tentar deixar claro que não pegar muitas peças no começo significa entre outras coisas também se posicionar bem , ou seja . Não espalhando muito seu jogo , e o deixando mais ao centro do tabuleiro .



Nessa projeção eu tracejei o centro do Tabuleiro com uma linha Vermelha , onde em um jogo oficial ou até mesmo na Internet não existe , porém coloquei aqui para facilitar a visualização , sempre tente focar seu começo de jogo dentro dessa marcação da linha Vermelha ( No WZebra já vem 4 Pontinhos fazendo essa divisória ) e Somente saia dali quando não houver mais lugar para se jogar , e tome essa postura no jogo todo , não se espalhando muito e focando seu jogo em alguma áreas .



Pegar Pouca Peças e Se Posicionar no Centro do Tabuleiro



1







2







3







4







5







6







7







8







9







10







Segunda dica sobre Estratégias Básicas do Othello / Reversi






A Importância do Canto no Jogo


Pegando um dos 4 Cantos disponíveis no Tabuleiro , sempre se consegue uma certa vantagem sobre o adversário , vantagem essa que irá variar dependendo do Grau de conhecimento do seu oponente , então tente ao máximo não entregar um Canto ao seu oponente , ainda mais se você for mesmo um novato ou um amador , onde suas chances depois de entregar um Canto a um adversário diminuirá muito , e se você puder ... Pegue um dos Cantos do Tabuleiro ... Como ?

Vejamos Abaixo



Estratégia Básica , Adjacente Central



1




Partida até ai normal




2




Peça Preta joga naqueles pontos X , onde está marcado com as Peças Pretas na Projeção Base da Postagem




3




Peça Branca pega o Canto em A – 1 , Simples ...




4




Na sequência a partida segue normal , com a Peça Preta fugindo da área do Canto dominado pela Branca




5




Peça Branca tenta se manter ali perto do Canto Dominado




6




Vamos supor que a peça Preta vá de novo na direção do Canto dominado pela Branca , jogando em B – 1




7




Agora a missão da Peça Branca é consolidar a área dominada jogando ali mesmo perto do Canto que pegou .




8




Jogo segue normal




9




A Peça Branca joga novamente perto do Canto Dominado , jogando em A – 2




10




E a peça Preta faz seu último movimento em F – 6 .




Outra maneira de se pegar o Canto , se o seu oponente jogar naqueles lugares marcados com as Peças Brancas na Projeção Base .



Estratégia Básica , Adjacente Lateral



1




A Peça Branca já tinha jogado ali naquele ponto crítico antes , mais fez seu último movimento jogando em B – 5 .




2




A Peça Preta começa o ataque , joga em A – 5




3




Branca joga em qualquer lugar




4




Peça Preta Finaliza o Ataque jogando em A – 3 , Prestem atenção nessa imagem , quem joga com a peça Branca não pode impedir que quem joga com as Pretas de pegar o Canto em A – 1 , como ?




5




Eis o motivo , se ela tenta tirar aquela peça em A – 3 da Peça Preta jogando em A – 4 , veja o que acontece no passo seguinte .




6




Com a peça Preta em A – 5 , quem joga com as peças pretas pega todas as Brancas e consequentemente também o Canto em A – 1




7




E se a Peça Branca joga em outro lugar , o que acontece ? ... Simples , voltem de novo seus olhares para a imagem 4 , naquele ponto de ataque lá em cima , e vamos supor agora que ela jogue em B – 2 como você vê nessa imagem ai agora .




8




Não importa , quem Joga com a Peça Preta pegaria o Canto do mesmo jeito , é isso ... Então muito cuidado com a proteção do Canto no jogo , e sempre que possível , pegue 1 para você , mas isso dependendo do seu oponente não quer dizer muita coisa , mas se o jogo for de novato para novato , de amador para amador , então valerá a pena ... É isso ai ...

4 comentários: