Bom dia a todos
Dia 13 de novembro , já passou o mundial e ficamos com algumas impressões , no geral foram todas boas , mas olhando do ponto de vista de alguns jogadores , tivemos os que disseram :
“ Que maravilha de mundial ! “ mas também tivemos aqueles que só faltaram pegar o primeiro avião e se mandar da Holanda o mais rápido possível , vou falar quem foi quem entre esses jogadores . Primeiro vamos falar da organização , que na minha opinião foi ótima , tivemos todos os requisitos básicos de um mundial que vai desde a identificação de mesa para os jogadores , até a boa hospedagem no hotel passando pelas pausas de refeição . Jan C. de Graaf , Marcel Sneek , Benkt Steentoft e os outros colaboradores não ficaram devendo nada para ninguém , teve até um ônibus laranja para levar o pessoal aos lugares (rs) .
Na minha última postagem eu já havia falado da hegemonia dos japoneses nesse jogo , então acho que não tenho mais nada a declarar sobre suas superioridade no Othello , mas e os outros jogadores , como foram em desempenho nesse mundial ? Bom , vamos começar pelas boas surpresas , e uma delas e quem acompanha meu blog vai concordar comigo foi a chegada de Loh Jeannot Ourega no mundial , mais uma vez todos estavam achando que ele não iria , ele tem um problema que o dificulta de ir aos mundiais , creio que seja de ordem econômica . Mas dessa vez ele foi , e foi bem recebidos por todos lá em Leeuwarden , sobre sua experiência jogando eu acredito que ele tenha realmente sentido na pele o que é jogar contra jogadores de ponta , o Sr. Ourega tem um nível de jogo semi-armador ainda , mas tem uma certa noção já , que com o tempo se aprimorará , mas de qualquer forma eu mal acreditei quando vi que ele ganhou da Jian Cai , campeão mundial feminina no ano passado no mundial de Nova York , Estados Unidos . E tem mais , eu estava voltando para casa no trem que eu sempre pego ou foi no serviço não lembro ao certo , e vi na Internet do meu celular o placar de 63 a 01 para Ourega em cima do israelense que jogava muito no passado Leonid Shifma , lá no Live Othello e pensei : “ Putz, quero ver esse jogo ! “ Leonid começou errado , fez uma abertura super errada o que facilitou as coisas para Ourega que fez tudo direitinho e surpreendeu um adversário forte , ( Pode ter sido algum erro na ordens dos nomes no Live Othello , tanto no jogo contra Leonid quanto contra Jian , porque Ourega terminou a competição em último com zero pontos ) no total foi um bom mundial para Ourega por ter conhecido jogadores que tenho certeza que ele sempre admirou e ter levado o nome da África pela primeira vez a um mundial , a última colocação no mundial não é algo importante nisso tudo .
Outra coisa boa que aconteceu nesse mundial foi a excelente participação do argentino Alejandro Coello , que terminou o mundial com 6.5 pontos , uma média excelente ! Daniel Olivares com 6 pontos e Marcelo Lisnovsky com 4.5 , meus parabéns a equipe argentina , muy buena participación de la equipo argentina . Olivares ainda teve o desfrute de poder ganhar de alguns excampeões mundiais , uma foi Jiska Helmes , holandesa campeã mundial feminina em 2010 .
Tivemos ainda nesse mundial algumas atuações que deixaram a desejar , mesmo que mantendo boas médias Michele Borassi da Itália e Piyanat Aunchulee da Tailândia fizeram um mundial meio insosso , sem expressão como fizeram em mundiais passados , Michele não se encontrava no jogo e Piyanat não botou medo em ninguém dessa vez , e mesmo com boas colocações deixaram à desejar .
Tivemos o pequeno Arthurzinho , ( Arthur Juigner ) mas uma vez surpreendendo os adultos , saiu até em um jornal local impresso lá da cidade de Leeuwarden , todos acham mesmo surpreendente um garoto com menos de 10 anos de idade participando de um mundial de Othello , no meio de jogadores adultos e experientes . Também tivemos outro menino que sempre se supera , Kelvin Yang que mesmo com sua limitação visual consegue fazer bonito frente aos melhores jogadores do Mundo ( Tabuleiro ) , ele terminou com 6 pontos na competição , muito bom .
Esse ano foi o ano da consagração mais que merecida da jogadora sueca Veronica Stenberg que há tempos joga em mundiais sem ter conseguido ainda a vitória , Veronica derrotou na final a jogadora japonesa Mami Yamanaka , ela foi o grito de vitória ocidental frente aos poderosos japoneses esse ano , ela salvou a “ pátria “ . Meus parabéns Veronica ! Uma das melhores jogadoras de Othello que já vi .
Esse ano também marcou a volta de Andriani Bintsa ao mundo do Othello , depois de três longos anos de hiato , ameaçando talvez nunca mais voltar a jogar em partidas oficiais e presenciais , ele teve uma atitude corajosa e surpreendente e retornou a luta , luta essa que não só se travou nas demarcações de espaço de um tabuleiro , mas luta essa que era algo maior , era uma luta com ele mesmo e com a recuperação do respeito que perderá até então há três anos , é outro jogador que tenho que tirar o chapéu , meus parabéns Bintsa .
Nicky van den Biggelaar , eis o nome do muito provavelmente atual melhor jogador ocidental de Othello do mundo , ao menos em partidas presenciais o jogador holandês é o cara . Mas mais uma vez ele nadou , nadou , nadou e morreu na praia . O ranking e o empenho deles continuam em alta , mas sinto que ele quer o mundial mais que muitos que estão ali , é algo que se sente em algumas declarações dele e na garra de vencer que ele tem , ele lutou com unhas e dentes para ficar próximos aos japoneses nos pontos desse mundial , acabou que conseguiu . Mas então apareceu um jogador de nome Kazuki Okamoto e tirou o sonho de título de Nicky nas semifinais com duas vitórias incontestáveis . Kazuki logo após perderia o título para Yusuke Takanashi pelos mesmos dois a zero que batera o holandês , e Nicky perderia a disputa ingrata e sem graça de terceiro lugar para o também japonês Seiya Kurita que eu nunca ouvi falar até disputar esse mundial , sobre ser uma disputa sem graça , digo sem graça para o Nicky que já foi terceiro lugar no mundial do ano passado , para o Seiya deve ter sido boa . É , quem sabe ano que vem Nicky consiga ver onde errou contra os japoneses e consegue por vez chegar a uma final de mundial , ele merece e ta mais que na hora disso acontecer , mas mesmo que não aconteça , Nicky já está entre os grandes nomes do Othello Mundial .
E os outros ocidentais que estão de parabéns , quem são ?
Claro que Martin Odgard ( 10º - 12º )pelo bom desempenho mais uma vez representando a sua isolada , calma , fria e linda Noruega , Dominik Nowak ( 5º lugar ) que mais uma vez quase quase chegou as semifinais do mundial , assim como fez em 2008 onde acabou ficando em 4º lugar na competição . Também tivemos o jogador que segundo Sébastien Barre é o melhor jogador francês Emmanuel Caspard , que nesse mundial ficou em 7º lugar (8º por ordem ) Emamanuel não deixou a tradicional França nas mãos esse ano , ainda tivemos o quase impecável desempenho do italiano Roberto Sperandio que acabou em 7º lugar na competição (7º por ordem ) uma posição acima de Emmanuel , ainda tivemos Imre Leader que ficou em 10º e Miroslav Voracek em 10º ( 13º na ordem ) , parabéns a todos esses jogadores ocidentais , foram realmente muito bem .
Yusuke Takanashi Campeão Mundial de Othello 2012 , surpresa ? Não , definitivamente não . Poucas vezes em um mundial eu vi um jogador tão melhor que os outros jogadores , praticamente os outros adversários não tinham peso algum contra ele , o máximo e poucos que eu vi foram além dos jogadores compatriotas presentes nas semifinais , eram Martin Odgard e Dominik Nowak , esses fizeram jogadas muito boas contra Yusuke que conseguiu não sei como reverter a vantagem deles , eu olhava o jogo e dizia : ” Ta perdido “ e Yusuke ia lá e corrigia tudo e ganhava , bom ... isso não deve ser muito difícil para um campeão mundial de Othello , aliás três vezes campeão mundial de Othello agora . Acho que um jogador na ativa que conseguiria vencer Yusuke em um mundial seria justamente Hiroki Nabukawa , campeão mundial ano passado em Nova York , ele sim pode surpreender Yusuke , ou quem sabe Makoto Suekuni ? Mas na atual comunidade otelística ainda não vejo concorrentes a altura dele .
Bom mundial esse , meus parabéns a Leeuwarden , aos organizadores , a Trees van Seggelen pelos links ao vivo e notícias e aos jogadores e colaboradores .
Agora vamos esperar o próximo mundial , alguém tem idéia de onde será ? Vamos esperar para ver . ( rs )
Até Mais
Ônibus Laranja de Leeuwarden
Equipe Argentina de Othello no Mundial , Alejandro Coello , Daniel Olivares com sua filha no colo e Marcelo Lisnovisky .
Veronica Stenberg , O Grito Ocidental
Loh Jeannet Ourega , primeiro Africano a participar de um Campeonato Mundial de Othello .
Yusuke Takanashi , o atual melhor jogador do mundo
Jan C. de Graaf , um dos principais responsáveis pela organização do mundial
E para encerrar , assim como foi no mundial de Londres naInglaterra ( Ou Mito no Japão ? ) uma foto no ônibus com todo mundo com as mãos para cima (rs)
Nenhum comentário:
Postar um comentário