sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Visões Estranhas , Reversi




Olá Pessoal

Hoje vou falar aqui de uma coisa um tanto louca que acontece com nós , ou apenas com os mais viciados em Othello / Reversi mesmo , que se trata das visualizações puramente imaginativas do jogo em momentos nada comuns , e o que eu quero dizer com isso ? Eu quero dizer que ao menos eu , e mais duas pessoas além de mim já passaram por experiências similares ...

Vou contar o meu último relato dessa experiência estranha , eu estava lá no meu ambiente de trabalho resolvendo um pequeno problema , até ai tudo bem , nada demais , porém o mais estranho aconteceu depois , quando o diretor da empresa veio me elogiar pela minha atitude , foi ai que o negócio começou a ficar estranho , eu só via jogadas de Reversi ( Vou chamar assim por que as jogadas eram em um gráfico digital ) intercalando entre o rosto do diretor e minha imaginação , no caso eu tinha jogado uma partida no dia anterior , e creio que as jogadas fossem dessa partida , que eu tive que pensar um pouco mais para ganhar , nem me lembro ao certo se ganhei , mas acho que sim , mas o problema era que quanto mais eu conversava com ele , mais jogadas vinham , elas vinham mesmo ! Eu chegava a ver direitinho elas , ai depois aparecia o rosto do diretor ... O.o

Mas que coisa é essa afinal ? por que razão isso acontece ?

Eu não tenho uma resposta clara e científica para isso , tenho algumas deduções que talvez , eu disse , talvez estejam certas . E a minha singela resposta para isso se encontra na neurologia , creio eu , de forma bem pseuda mesmo já que não pesquisei o assunto , que quando jogamos Reversi ou Othello , meio digital ou real , se estamos muito concentrados usamos muito o cérebro para resolver os problemas do jogo , provavelmente a área “ espacial “ do cérebro , ligada a parte direita , responsável por cálculos e noção de tempo e espaço , mas também na hora de decidir qual é a melhor jogada usamos a parte frontal do cérebro , creio eu que ligada ao córtex pré-frontal , ou simplesmente frontal , e o tempo inteiro usamos a imaginação para tentar visualizar as futuras jogadas . Pronto , a salada está formada . Um bom jogador guarda muitas saídas do jogo na memória , que ficam lá por um tempo esperando serem usadas , acontece que elas podem vir a tona com uma simples inquietação na nossa ansiedade ao tentar resolver algum problema da vida real não ligada ao jogo , e é ai que quando nos deparamos com algum problema do tipo , em qual rua eu tenho que virar agora para chegar em tal lugar , ou o que eu tenho que comprar afinal naquele lugar , as jogadas podem vir a tona novamente , de uma maneira estranha e inesperada , isso já aconteceu comigo umas , sei lá umas 5 vezes , foram poucas mas me lembro de algumas .

Eu estava um dia navegando na Internet , isso a uns 3 anos atrás , e vi em uma página de redes sociais não muito famosa , um jogador brasileiro conversando com uma outra jogadora brasileira , e ele disse mais ou menos assim : “ Eu fecho os olhos e só vejo bolinhas brancas e pretas “ e a jogadora no caso consentiu e teve uma resposta similar àquela , será que ele estava tendo as mesmas reações que as minhas de vez enquando ?

Não sei se exatamente iguais as minhas , mas que ele estava tendo algo , á isso estava sim . ( rs )

Eu quero deixar bem claro aqui que não me incomodo nem um pouco com isso , acho apenas curioso e engraçado as vezes , e isso geralmente acontece quando eu jogo demais ou quando enfrento uma partida muito difícil , mas mesmo assim nem sempre , então posso dizer que é algo bem raro de acontecer , eu me divirto com isso . ( rs )


E você ai , já passou por algo parecido ? Se quiser opinar o espaço abaixo nos comentários está lá justamente para isso , para você dar a sua opinião a cerca do assunto . =]


Então é isso pessoal , até a próxima .

Um Grande Abraço

4 comentários:

henrique disse...

gostei do post. agora sei que não sou louco =D - pelo menos não sozinho rs.

Fabrício Silva disse...

Haha

É verdade , ainda bem que eu descobri que eu não era o único com isso ou com coisa similar a isso a um certo tempo atrás , se não já estaria começando a ficar preocupado ... =D

Abraços

Rsrs

Unknown disse...

isso acontece comigoo!!!! no começo do ano principalmente , eu passava muitas horas jogando e na hora de dormi ficava pensando em como melhorar meu jogo . na hora de ir pro cursinho , quando o professor começava a explicar a materia , vinha imagens do jogo na minha cabeça , era sempre a mesma saida em posições diferentes do tabuleiro , as vezes ainda acontece isso comigo .

abç

Fabrício Silva disse...

Oi Vitor , seja bem vindo ao clube dos jogadores com sintomas estranhos ... Rs

Você reparou que isso acontecia mais com você e acontece , ao menos em relação aquilo que você disse , quando o seu professor no caso estava ou está explicando a matéria ?

É isso que eu digo , é sempre ou ao menos na maioria das vezes quando temos que solucionar algum problema , quando temos que usar nossa massa cerebral mesmo , alguma coisa acontece que desencadeia todas as imagens do jogo , principalmente no nosso caso as ultimas jogadas que enfrentamos jogando e tendo que se pensar mais um pouco .

Mas isso não é nada sério , por isso temos que levar na brincadeira mesmo ... Rs

Abraços