sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Reversi On-Line , Suas Origens , Atualidade , Futuro e suas Diferenças com o Othello




Olá pessoal , demorou mas estou de volta aqui a postar no meu blog e essa é a primeira postagem do ano de 2012 e venho com um assunto que estou com vontade de postar desde meados do ano passado mais ou menos . E o assunto é algo que vocês têm até um certo dever de conhecer já que quase todos aqui jogam ou jogaram muito Reversi pela Internet , que se trata da origem do Reversi on-line , quando começou ? Quem teve essa primeira ideia ? Como ele se tornou mais popular ? Qual foi o primeiro site para se jogar Reversi on-line e quem o inventou ? Qual foi o primeiro programa inventado para o Reversi ? Como as coisas estão agora ? Qual o futuro do jogo por meios digitais ? E algumas expicações básicas entre as diferenças entre Reversi e Othello .


Bom , então voltemos provavelmente para a década de 1970 que foram os anos da ascensão Othelística mundial com a “ invenção “ do jogo Othello por Goro Hasegawa , eu coloquei invenção entre aspas por ser um assunto controverso , não só aqui no meu blog como em vários fóruns do jogo pelo mundo esse é um assunto que requer mais atenção , o nome pode até ser algo original , mas o jogo em si não . Mas sem querer me prender a esse capitulo da história do jogo vamos ao que importa , e para quem quiser saber mais sobre essa história procure a postagem aqui mesmo no blog na seção Especiais intitulada : “ Quem inventou o Othello , Mollett , Waterman ou Hasegawa ? Saiba um pouco mais dessa história “ eu deixarei o link no final dessa postagem para quem quiser ler .

O jogo Othello é um jogo basicamente simples de se aprender , com regras fáceis , objetivo claro , e viciante , e matemático , tão lógico quanto o funcionamento binário de um computador , e não foi por menos que atraiu a atenção da galera viciada em computadores que adoravam digitalizar quase qualquer coisa do mundo real , ou criar jogos que pudesse ser entendido e projetado facilmente por uma máquina computacional rudimentar . Ao contrário do Xadrez que cada peça executa um tipo de movimento diferente , o Othello era mais atraente por não ter diferenças de movimentos entre as peças , só existe o movimento de “ vira fica branca , vira de novo fica preta “ simples assim . Então foi ai que uma turma de estudantes norte-americanos fizeram o que viria a ser o primeiro programa de Reversi inventado , e o nome dele era IAGO , nada mais sugestivo , para quem não sabe Iago era o nome do personagem da mesma história de Shakespeare que deu origem ao nome do jogo , Othello . Iago era um dos vilões da história era o sub-oficial do tenente Cássio , não conheço a fundo a estória da obra , mas sei que Iago tinha uma personalidade um tanto o quanto dissimuladora . Voltando ao assunto ... E como era esse programa ? Creio eu que um tanto quanto simples , ao jogar contra um forte adversário o campeão japonês de 1976 Fumio Fujita em Pasadena na Califórnia nos Estados Unidos , o programa foi derrotado . Sabemos hoje em dia que um programa perfeito é imbatível mesmo jogando contra um campeão mundial .

Então não demorou muito para terem a ideia de colocar um programa contra o outro para ver qual deles levaria a melhor , e foi no ano de 1979 na França que isso aconteceu pela primeira vez . Mas não estavam satisfeito , queriam ver o que aconteceria ao misturar os melhores jogadores humanos com os melhores programas disponíveis na época , e no ano de 1981 foi feito um torneio com esses atributos que por sua vez foi ganho pelo bicampeão mundial e bicampeão japonês nos mesmo anos ( 1977 – 1979 ) Hiroshi Inouie . Mas algo de extraordinário aconteceu nesse torneio , Hiroshi foi derrotado por um programa , e essa foi a primeira vez que isso acorreu frente a um campeão mundial e foi para o programa The Moor . Não sei , mas isso talvez tenha servido de base para que pudessem aos poucos desenvolverem melhores softwares para o jogo , ou de qualquer forma isso iria mesmo ocorrer , e o fato é que ocorreu . A máquina superou o homem , e esse homem se chama Takeshi Murakami , em 1997 depois de uma série amistosa de 6 partidas contra o programa Logistello , Murakami foi claramente derrotado por 6 a 0 . Mas nem precisa ser exatamente um Logistello para derrotar um ser humano , temos o famigerado WZebra , o programa favorito de muitos jogadores , seja para analisar jogadas ou simplesmente para usar de formas irrecomendáveis que a partir de um nível de habilidade 6 ou 8 já fica muito difícil de ser derrotado , creio que da 16 para frente ele se torna imbatível para um ser humano . De qualquer forma não é só em computadores que encontramos aplicativos hiper fortes , temos ainda os que podem ser instalados em dispositivos móveis , alguns deles são bastante fortes mesmo .

PlayOk ,site especializado , becky2002jan ( Hideshi Tamenori , 7 Vezes Campeão Mundial jogando contra o jogador paripaririver , essa foi a primeira partida entre os dois nesse dia , com a vitória de paripaririver , logo depois ele ganha mais uma somando 2 a 0 )





O mais impressionante dessa ascensão dos programadores é que eles por sua vez deram o alicerce de alguma forma para o surgimento de páginas on-line onde se poderia da sua própria casa jogar contra um programa , ou o que ocorreria mais para frente , jogar com outros seres humanos , o que por sua vez seria uma das maiores e mais bem sucedida propaganda do jogo Othello no mundo através da Internet . Em 1988 Walter Zamkauskas teve uma ideia notável , criou o que viria a ser o percussor dos sites de Reversi on-line , o site “ pbmserv games “ . Mas ainda faltava uma maior popularidade para o jogo e foi então que em 1989 a Microsoft Windows 3.0 faria o ato notável para todos nós amantes do jogo , ela incluiu em suas opções de jogos o jogo Reversi que é o mesmo Othello que conhecemos com as mesmas regras só que por meios digitais , e provavelmente para evitar briga com patentes o nome ao invés de Othello que já é da patente da Anjar.co e da Tsukuda Original preferiram colocar o nome do jogo de Reversi seguindo a linha dos demais sites do jogo pela Internet . Isso foi um marco pois muito provavelmente foi depois disso que o jogo atingiu maior popularidade mundial já que a industria de computadores “ para a casa “ era algo que estava em contínuo progresso , e muito provavelmente aumentaria o conhecimento do jogo pelo mundo , mesmo que de uma forma rudimentar , hoje mesmo se vêm pessoas que conhecem o jogo , apenas não sabem que se pode jogar em um tabuleiro também , temos mais pessoas pelo mundo com computadores em casa , porém uma facada em cada um de nós é o fato de o novo Windows 7 não ter o jogo Reversi em suas opções , eu ainda não sei se pode ser instalado lá de alguma forma , mas mesmo se puder não seria válido como divulgação uma vez que quem instalasse seriam pessoas que já conheceriam o jogo e não alguém que não conhece a não ser por acaso .

Esse ramo não para e em 1993 Igor Durdanovic cria uma plataforma para o encontro on-line entre os programadores , a IOS , sigla para Internet Othello Server , que serviu de inicio para organizações de torneios entre os mais diversos programas , era ao meu ver um hobby entre os
“ nerds “ programadores daquela época e não entendam quando eu falo “ nerd “ de uma forma pejorativa pois não é , deveria ter uma certa vaidade entre eles em ver quem tinha o potencial de criar o melhor programa , e por outro lado era sempre uma boa oportunidade de troca de informações e correções para criarem sempre cada vez mais um programa melhor . Hoje ao ir nesse site o que eu vejo é sim um aplicativo com diversos níveis de jogo mas sem movimentação alguma , só se pode jogar com a máquina , não sei como que funcionavam as coisas por ali de maneira precisa exatamente . Com o tempo apareceram duas plataformas já conhecida da galera em geral , são elas a Microsoft Zone , quem nunca leu a frase “ Vou jogar no zone “ no Reversi para Internet do Windows 3.0 ? pois é , é lá mesmo . E também o site Yahoo ! Games que formavam os sites grátis . Teve o aparecimento de mais um site que se diferenciava dos demais por ser um pago , seria o Vinco Online Games , creio que seja o Vog.com que pelo que sei não existe mais . Com isso tudo sites como o IOS perdem um pouco do sentido a não ser para uma minoria e se tornam sites mortos , pouco populares . Em 1999 há uma renovação em uma base diferente do que seria uma melhor adaptação desse site , a GSA , sigla para Generic Server Architecture que tem uma aplicação ou link para a GGS , sigla para Generic Game Server administrada também por Igor Durdanovic e Michael Buro que até nos dias de hoje tem uma certa popularidade entre os programadores , Os Programadores para reforçar . Mas não deixo de salientar que são dessas arenas que saem os melhores programas que por sua vez ajudam a treinar os melhores jogadores o que impulsionam o nível técnico entre todos os jogadores humanos . Hoje em dia temos sites como o Flyordie , Ludoteka , Buho21 , Game Twist , Mega Jogos que não se comparam a sites especializados mas mesmo sendo sites onde o que predomina são os amadores em geral com algumas exceções é claro , pois alguns jogadores de alto nível também frequentam alguns desses sites , onde há realmente jogadores fortes são sites como Playok ( Antigo Kurnik ) ou Yahoo Games ( Principalmente o do Japão ) Além é claro desses sites de programadores como o GGS onde você pode aprender muito , ou um site que já ouvi falar que tem o engraçado nome de Mimosa , onde você joga contra jogadores que administram programas , mas calma ai , é tudo regulamentado e aceito tranquilamente no site , não há enganação , e não é trapaça , você já entra para jogar sabendo que do outro lado terá uma máquina , e não um jogador humano .


Clementoni Othello Elettronic Box ( Tsukuda Computer Othello )




Tsukuda Othello G5 ( Tsukuda Computer Othello )




Dessa forma o jogo Reversi se espalhou de diversas formas por meios digitais , saindo de um tabuleiro para um computador , um celular ou qualquer outro suporte adequado , a própria empresa Tsukuda Original de Goro Hasegawa investiu no Othello em sua versão eletrônica , o Othello eletrônico da Tsukuda se tornou muito popular no Japão por vários anos desde a década de1980 ( Tsukuda Computer Othello ) o nível de habilidade desses programa não era dos melhores mas era sem dúvida um entretenimento para todos os fãs de Othello que compravam os apetrechos na época . Hoje esses jogos perderam um pouco da sua popularidade devido ao surgimento dos celulares modernos , que além de terem gráficos maravilhosos e anos luz de distância em termos de nível de habilidade do programa e de opções de jogo , você ainda pode com eles ( os celulares modernos tipo smartphone ) localizar amigos seus via GPS , acessar o Youtube , postar em tempo real no seu Facebook , dizer todas aquelas coisas bobas que geralmente postam nos Twitter da vida , e ainda de quebra fazer ligações , isso mesmo , ligações com “ alô “ e etc Vejam só ... ( rs ) E por ai vai . Tivemos ainda grandes empresas da industria do entretenimento digital como as de vídeo game , tais como a Atari que com sua versão Atari 2600 criou um protótipo digital do jogo , e é claro . Com peças quadradas , porém tinha o fato de as ordens iniciais serem diferente , tipo da esquerda ara direita e de cima para baixo : Peça Preta , Peça Branca – Peça Branca , Peça Preta , e o início se da com as peças brancas , de resto era igual ao Othello . Atualmente estamos na era dos celulares e tablet’s , são hoje em dia os melhores suportes digitais para se jogar Reversi , como disse antes os smartphones por exemplo com suas imensas variáveis de opções de aplicativos de Reversi para Download , e com o desenvolvimento exponencial das industrias de produtores de jogos para celular em todo o mundo , principalmente nos Estados Unidos , mas também no Brasil . Temos uma poderosa fonte e base onde jogar Reversi sem nem mesmo precisar de um tabuleiro ou um computador . Mas como as coisas serão no futuro ? Isso veremos mais pra frente .

Chaotic Reversi



Chaotic Reversi , Opções de Cores




Antes de falar como as coisas serão no futuro , quero explicar algumas coisas em relação as diferenças básicas entre o Othello e o Reversi , e como o segundo ajudou o primeiro a ganhar várias projeções . Não vou me estender muito sobre esse assunto , pois a diferença básica que eu costumo falar que existem entre esses dois jogos , é um só . O nome . Não há nada de diferença nas regras de um e o outro , eu costumo dizer que são o mesmo jogo com nomes diferentes , mas por que se deve isso ? Em parte como eu já disse antes , o nome Othello é uma marca registrada pela empresa Anjar.co depois da reinvenção de Hasegawa do jogo , e por isso ninguém quer mexer com isso , com esse nome . Mas não é só isso não , o nome Reversi já é bem popular e é de uma maior associação por parte do público acostumado com computadores em casa , já Othello criaria uma certa dificuldade de interpretação por parte do público leigo , se o nome Reversi ainda trás alguns problemas , imagina só Othello . Mas não posso deixar de dizer que sim amigos , Reversi também é uma marca registrada por assim dizer , e o foi pela empresa Jacques & Son através da “ Invenção “ de Lewis Watterman em 1883 , mas vocês concordam comigo que antes usar uma marca “ Reversi “ de mais de um século atrás que estava quase esquecida e evitar arrumar problemas , do que usar uma marca quase atual , a “ Othello “ de 1971 em atividade até os dias de hoje com campeonatos mundiais e etc , não é ? Para falar a verdade eu preferiria não usar uma nem outra , de certa forma todas as empresas que usam a marca Reversi estão de alguma forma lucrando com ela não é ? Isso desde que a empresa matriz da marca não obtenha alguma remuneração por isso , é ao meu ver no mínimo incorreto . ( Não sei se a empresa dona da marca Reversi lucra alguma coisa hoje em dia com isso , nem mesmo se ainda existe ) .


Beach Reversi




E o que realmente muda de um jogo para o outro ? Será que o Reversi jogado pela Internet é o exatamente fiel ao jogo criado por Watterman ? E se o for , qual a diferença então entre esse jogo e o Othello ? Pessoal ... Se você ainda tem o Windows 3.0 ai instalado no seu computador e está vendo lá a opção de jogo Reversi Para Internet , você pode ter certeza que esse jogo esta mais para o Othello de Hasegawa do que para o Reversi de Watterman , aliás o Reversi que você joga no Windows 3.0 e na grande maioria de sites de jogos on-line como o Flyordie , o PlayOk ou o Mega Jogos é na verdade o Othello na sua forma digital , só isso . Com as exceções dos Reversi com uma quantidade diferente de casas vazias , como por exemplo o Reversi de 10x10 ao invés de 8x8 e outras variantes do tipo . Mas basicamente entre os tipo 8x8 não há diferenças , são basicamente o mesmo jogo , a diferença é que o Othello é uma marca de tabuleiro , ou seja , você o joga na vida real e tátil de um tabuleiro , já o Reversi é a comercialização digital do jogo , e você o joga pala Internet , ou dispositivos móveis . Mas existem sim alguns Reversi on-line diferentes , tanto em cor de peças , na sua posição inicial ou na opção de inicio , a regra oficial diz que sempre devemos começar com as peças pretas , em alguns sites isso não é obedecido . No site Yahoo Games a posição inicial das peças é ao contrário do que deve ser , a oficial é começando da esquerda para a direita , de cima para baixo essa sequência :

Branca – Preta , Preta - Branca . Já no Yahoo seria assim :

Preta – Branca , Branca - Preta . O jogo da forma certa se inicia com as peças pretas , mas isso por si só já inverte um pouco a direção do jogo . Alguns sites de jogos automáticos criam todo tipo de espetáculo para atrair o seu público , principalmente o público infantil , criando peças multicoloridas , peças quadradas igual a do Atari 2600 que como dito anteriormente foi um outro marco na digitalização do jogo . Como exemplo de um desses sites eu indico o Chaotic Reversi , que detem uma miríades de escolhas de cores de peças e todas quadradas , como uma forma bem exótica de opção eu ainda indico o Beach Reversi que é jogado com pedras em uma praia , com direito a barulho do mar e etc . Tem ainda o site Dark Fish onde o início é feito com as peças brancas ao invés das pretas e por ai vai . Tudo isso é Reversi , são quase todos comerciais , ao menos nos casos citados sim . Mas a regra básica entre um e o outro geralmente nunca muda , a da inversão e o número de casas . Existem ainda Reversi com a opção de 5x5 , 6x6 , e 10x10 casas ao invés de 8x8 casas que seria a oficial , porém mesmo assim esses entram na categoria Reversi , mas esses , e quero que isso fique bem claro são os únicos que se diferenciam do Othello em regras , pois ter um tabuleiro de 8x8 é a oficial , e qualquer coisa que extrapole isso não pode ser considerado oficial . Essas são as diferenças entre o Othello e o Reversi 8X8 em geral , não há mais nada de diferente entre esses dois jogos , como eu disse antes são basicamente o mesmo jogo com dois nomes diferentes .


Goro Hasegawa , Reinventor do Othello em 1971



Jim Becker , Fundador da Anjar.Co




Toda essa reviravolta na Internet teve seus efeitos paralelos , um deles não podemos deixar de notar foi a maior divulgação do jogo mundo à fora , o campeonato mundial de Othello por exemplo é disputado desde 1977 , mesmo que nas suas versões iniciais quase nunca passavam de 10 jogadores , o primeiro campeonato mundial que foi ganho por Hiroshi Inoue em 1977 por exemplo só teve 5 participantes , hoje em dia e para ser exato desde 1987 é que a coisa vem mudando , ganhando mais adeptos e vem crescendo até os dias de hoje , com os atuais 54 participantes desse ano de 2011 , e antes disso com o record no The Garden Mito , o Campeonato Mundial do Japão do ano de 2006 , com seus incríveis e formidáveis 84 participantes !

Mas agora podemos exatamente falar que esse fenômeno ocorreu mesmo por causa da Internet ? Não , não acho que podemos falar que foi a única fonte de causalidade , foi apenas uma delas , ao meu ver o maior alavanque para toda essa explosão do Othello pelo mundo se deve ao visão empresarial da família Becker para ser mais específico Jim Becker que com a sua vasta experiência empresarial na Amsco Lakeside fundou a Anjar .co levou o jogo a outros patamares , só por curiosidade e informação , para quem não sabe Anjar é uma espécie de sigla para as iniciais dos seus filhos , são eles : Arto , Neil , Jonny ( Esse que dirige atualmente ) e Roger . Com sua publicidade e propaganda intensiva e paciência ele conseguiu segundo sua própria companhia diz , vender algo em torno de 40 milhões de unidades de tabuleiros de Othello em todo o mundo , a marca que representou a patente do Othello aqui no Brasil foi a Grow , e para quem tem um em casa é só ler o que esta escrito na parte de trás da caixa “ Mais de 30 Milhões de jogos vendidos no mundo ! “ Pode ser apenas um Market , já que isso impressiona , mas acredito mesmo que seja verdade , mas o que houve que o jogo não foi para frente aqui no Brasil ? Eu não sei , acho que o Brasileiro em geral não gosta de pensar muito , meus amigos por exemplo torcem o nariz quando ouvem falar no jogo , eles acham um jogo muito difícil de se entender , aqui no Brasil creio que os jogos que tendam a terem maior êxito são os que podem ser jogado no coletivo , tipo jogos de cartas , ou o Pokêr que não é puramente sorte , e não se joga sozinho ou só entre duas pessoas de forma geral . De qualquer forma creio que foi justamente essa visão empresarial da família Becker que colocou hoje o Othello como um dos jogos clássicos mais populares do mundo , digo isso dentro da linha de jogos clássicos , não tem como competir hoje em dia com jogos modernos em termos de aceitação por parte do público , inclusive a Anjar.co recebeu a atenção da mídia norte americana no New York Times Magazine , algo como “ Othello um sucesso duradouro “ pelo fato de a Anjar.co ter vendido 40 milhões de unidades pelo mundo . Foi escolhido pela revista Playthings dentro da categoria brinquedos para entregar o Top- 100 dos melhores jogos clássicos do século 20 ainda em linha de produção . O jogo Othello também entrou na lista TIA como um dos brinquedos mais interessantes do século 20 . E por ai vai , existem outros prêmios ganhos pela Anjar.co . Só expliquei tudo isso para não acharem que tudo só ocorreu por causa da Internet , é o contrário , a Internet ajudou sim as pessoas a se familiarizar com jogo , mas o Othello em seu tabuleiro pode ser visto apenas como um brinquedo , imagina na Internet , lá é visto apenas como um joguinho interessante de virar as peças , e vence quem conseguir virar mais , nos sites especializados não encontramos muitos desses jogadores amadores , lá o que predomina são os verdadeiros jogadores de Othello , interessado em aprender de verdade e levando a coisa a sério , com algumas exceções é claro , pois existem muitos jogadores que jogam incrivelmente bem e nunca viram um tabuleiro de Othello na vida . Então posso dizer que essa explosão on-line veio de fora , não foi uma revolução interna que se expandiu para fora das arenas on-line .

Agora qual vai ser o futuro do jogo Reversi ?


Não sei , mas tenho algumas ideias aqui comigo , mas nada muito mirabolante já que esse é um campo muito especulativo , eu digo esse campo de saber os caminhos tecnológicos futurísticos , mas eu por exemplo imagino uma cena , está você lá na mesa da área de lazer da sua empresa , a mesa é de uma coloração bege , então depois de você ver as noticias nas imagens que aparecem na própria mesa que funciona como TV e Internet ao mesmo tempo que pode ser o apoio dos seus cotovelos ao ler um livro , você com um toque coloque no ar a imagem do Reversi e comece a jogar ali mesmo na mesa , se quiser aumentar o tamanho do gráfico é só esticá-lo como aquele sistema que se vê em alguns celulares tipo iPhone se não me engano ou o Galaxy , depois com um clique você o tire da tela e volte ao seu local de trabalho . Mas existem hipóteses mais estranhas ainda nos dias de hoje , uma delas é a seguinte , está lá você sentadão no sofá da sua sala , de repente te bate aquela vontade de jogar uma partidinha de Reversi , sem se levantar do sofá você fala o nome do jogo , e o papel de parede digital que envolve toda a parede da sua sala e por que não de toda a casa , reconhece o comando , e na sua frente aparece o jogo como se fosse em um telão panorâmico na sua sala , você ao comando das mãos ou de voz pode escolher onde quer que o gráfico fique parado e o tamanho certo , junto com as opções de cores e escolha das peças , se quiser que o gráfico fique no teto para você se deitar no sofá e ficar jogando tranquilão só nos comandos necessários assim o será . Que tal um futuro holográfico ? Você está andando na rua com seus amigos , então você desafia um deles para uma partidinha de Reversi , eis que você saca um mini dispositivo portátil que ao acionar de um botão projeta em perfeita imagem 3D o gráfico do jogo na frente de vocês , então vocês se sentam em uma pracinha e começam a jogar , vendo o tabuleiro ilusório gráfico e ao fundo dele como se fosse um tabuleiro transparente as imagens da vida real se passando , ou os seus ou os pés do seu amigo . Cada uma dessas opções que eu falei serviria no módulo on-line também , sem dúvidas . Talvez quando eu fiz a pergunta alguém pensou em algo mais profundo , tal como as coisas ao se desenrolar na esfera real mesmo , se um dia falar Reversi , Xadrez ou Damas vão motivar uma expressão de reconhecimento ou não mais ou menos no mesmo número de pessoas . Porém isso eu não sei , esses jogos estão anos luz de distância em questão de popularidade em relação ao Othello ou Reversi , mas o que posso prever é que as opções para se jogar o nosso jogo irão aumentar sim , isso vai , como vem acontecendo a anos . Quando Mollett inventou o seu Annexon em formato de cruz ele tão pouco poderia prever onde tudo isso iria dar , ele não sabia que do seu “ Reversi “ primordial sairia o formato mais moderno do jogo nas mãos de Waterman , mas nenhum dos dois imaginarão que alguém jogaria esse jogo em um negócio que ainda viria a ser inventado e teria o nome de celular , ou que um dia seria possível jogar contra um jogador de outra parte do mundo sem nem sequer ir lá e em tempo real , pois é ... O futuro pode nos trazer surpresas , isso tudo seria uma surpresa quase inconcebível para eles , e o que o futuro nos trará poderá também ter uma aparência estranha para nós . Mas como acho que mesmo que a Internet e todos os meios digitais ajudam na divulgação , mas não são a causa direta e maior de toda a divulgação , o que podemos esperar é que a industria real com as empresas e companhias nunca parem de produzir o jogo , por que na verdade na maioria das vezes a Internet e os programadores tomam como fonte de criatividade o mundo real para criarem seus protótipos , sem essa fonte de alimentação eles poderiam por vez esquecer tudo isso , e as novas gerações teriam muita dificuldade de um dia vir a conhecer o Reversi .


Talvez futuramente caso minha página de alguma forma esteja ainda na Web , espero não ter errado grotescamente sobre as minha projeções do futuro do jogo , mas se nem os grandes autores de ficção científica em seus filmes conseguiram acertar muitas coisas precisamente , por que eu o faria ? Hoje em dia temos uma base melhor para podermos fazer previsões mais acertadas , porém nenhuma consegue um êxito exato , somando tudo , o futuro do jogo seja na sua forma real em um tabuleiro ou em sua forma e adaptação virtual e digital , espero que esse jogo sempre exista de alguma forma , se um dia ele esteve morto e renasceu das cinzas como uma Fênix , então não podemos subestimar o poder de memética e progressão desse jogo , então seja aqui no presente ou para os que lerão isso aqui no futuro , felicidade e prosperidade ao nosso jogo , seja com o nome Reversi ou Othello .


Até Mais


Link's informativos


Historia del reversi : ( Campeonatos , ordenadores , Internet ) Por Jorge Bandrés
( Foi de onde eu obtive a maior parte das informações , ótima página , eu recomendo )

https://sites.google.com/site/elreversista/historia


Othello Classic ( Especial ) Quem inventou o Othello , Mollett , Waterman ou Hasegawa ? Saiba um pouco mais dessa história . Por Fabrício Silva

http://othelloclassic.blogspot.com/2011/07/quem-inventou-o-othello-mollett.html


World Othello Federation : Brief history of Othello . ( The Othello Museum ) Por Beppi Menozzi

http://worldothellofederation.com/history.asp


The Othello Museum : Tsukuda Computer Othello - various models . Por Beppi Minozzi

http://www.beppi.it/public/OthelloMuseum/pages/-boards-museum-/electronic-boards/tsukuda-electronic-othello---various-models.php


Youtube : Othello for the Atari 2600 . Por Canal Highretrogamelor ( Alemanha )

http://www.youtube.com/watch?v=qqgKCOruv6U&feature=related


PlayOk.com

http://www.playok.com/


Yahoo Games

http://br.games.yahoo.net/


Chaotic Reversi :

http://www.jogaflash.com.br/jogosonline/2989/Chaotic_Reversi.html

Beach Reversi :

http://www.smileygamer.com/play/1957/beach-reversi.html

Dark Fish :

http://www.darkfish.com/turncoat/Turncoat.html

3 comentários:

Unknown disse...

concordo , o meio online é essencial para a evolução da popularidade do game nos países,e ainda mais para a evolução das habilidades de seus jogadores. as vezes eu fico pensando , se não fosse a internet , como eu aprenderia a jogar reversi ?? como dito no post , o jogo não é muito popular no brasil , então , com quem eu iria jogar?? , eu iria treinar comigo mesmo?? sites como playok nos proporcionam uma oportunidade incomparavel de melhorar nossas habilidades e aprender sobre o jogo . a 3 semanas atraz eu tive a oportunidade de jogar 2 jogos com o Hideshi Tamenori no playok!!! , é claro que para ele foi um jogo muito chato , mas para mim foi emocionante , o fato é , enquanto o jogo não atingir uma popularidade pelo menos media aqui no brasil , a unica opção jogar decentemente é a internet e os programas de reversi. eu sonho em um dia poder ir em um clube e jogar em um tabuleiro com amigos , pois é muito mais legal do que ficar jogando online , mas infelizmente hoje , isso não é possivel . Eu acredito que a falta de popularidade do jogo não se da simplesmente pelo fato de os brasileiros não gostarem de pensar . Xadres por exemplo é um jogo bastante jogado aqui no Brasil , eu lembro de quando eu era pequeno , meu tio e meus primos jogavam e até tentavam me ensinar , além disso ,ano passado teve um campeonato de xadrez no clube da minha cidade , onde teve o total de 50 participantes!!!! então , porque isso não acontece com reversi?? para min é porque o jogo ainda é muito novo e tem muito que se desenvolver , pelo menos no Brasil ....

é isso ae
vlw pelo post Fabricio

até

Fabrício Silva disse...

Olá Vitor , beleza ai ?

Então , concordo com você em vários pontos , como o fato de a Internet ser hoje em dia a oportunidade de encontrarmos adversários compatíveis com nosso nível de jogo , e ao mesmo tempo como um mecanismo eficaz ( Mas não o melhor ) de divulgação do jogo pelo Brasil e pelo mundo , foi pela Internet e com os aprendizados obtidos pela observação das jogadas de programas especializados que eu particularmente aprendi a jogar , caso não tivesse recorrido a Internet ao jogar contra jogadores mais fortes e experientes e também ter podido utilizar os programas de uma maneira didática observando as melhores saídas propostas por eles , hoje em dia eu seria um jogador de Reversi de Celular , não o jogador de Othello que sou hoje . O fato de o jogo de Xadrez ser mais popular no nosso país é com certeza o motivo para terem ido tanta gente em um torneios desses de Xadrez ai na sua cidade , fora o fato a divulgação da mídia que mesmo que torpe ainda sim divulga e fala sobre esse jogo , sempre quando morre um enxadrista famoso é noticiado em emissoras como a Globo por exemplo , isso já não acontece com outros jogos de tabuleiro , nem mesmo os de Pôker ou de Damas . Como eu disse para você no Facebook , mesmo que ainda sobrem brasileiros que gostam de jogos intelectuais , a maioria do povo do nosso país ( E provavelmente não só no nosso ) preferem jogos que não requerem muito raciocínio lógico , e se você parar para pensar até que isso não é tão ruim , uma vez que os esportes mais populares tais como o Futebol , Futsal , Vôlei , Basquete , Handebol e etc . São formuladores sociais , mas o que eu digo é o seguinte , paises como a Rússia por exemplo onde o Xadrez é bem popular por vários motivos históricos , também conseguem ser uma super potência olímpica , ou seja ... Eles não deixam de praticar esportes famosos e de serem bons nele , e ao mesmo tempo conseguem ser uma potência em um jogo intelectual como o Xadrez , eu não quero que o Brasil abandone nenhum esporte e nem que seja uma sociedade envelhecida que só sabe jogar jogos de Tabuleiro , o que eu queria é que o povo também desse mais valor a esses jogos . Coisa que paises como o Brasil não faz , nem mesmo jogos de vídeo game conseguem isso aqui no país , imagina só os de tabuleiro .

Continua ...

Fabrício Silva disse...

Continuação

O mercado de Games já supera o de Cinema no mundo , e aqui no Brasil não sentimos nem um fiasco disso ainda , por quê ? Não que eu goste muito de vídeo games a não ser que seja um Atari ou um de PC mesmo chamado Counter Strike que nunca mais joguei , mas teríamos que saber investir em coisas novas também , jogos de tabuleiros não são uma coisa nova , eu sei , mas olhar para eles de outra forma seria uma atitude nova , uma ideia nova , um bom mercado para ser explorado se as pessoas tivessem esse interesse que existe em paises como a Rússia , paises como a Alemanha , paises como a França que agora em setembro irá através da empresa Lansay , lançar o jogo de Othello de novo , paises desenvolvidos como Japão também jogam jogos de tabuleiro , e mesmo assim não abandonam outros esportes e paixões nacionais como o Beisebol ou as artes marciais como o Judô ou o Karatê , eles ainda não são uma super potência olímpica , mas estão dando passos promissores nesse sentido , evoluindo cada vez mais no ramo . Se o Brasil fosse um pais mais interessado em jogos de tabuleiros em geral e levasse isso a sério tanto quanto outros jogos e esportes , veríamos esses jogos saindo das arenas infantis e juvenis que é onde eles estão agora , ( Sei que existem jogos adultos como o Banco Imobiliário , Pôker ou Gamão esse último para os dois públicos , infantil e adulto , mas a sina dos jogos de tabuleiro aqui no Brasil sempre é infantilizada e infelizmente em outras partes do mundo também ) e atingiriam patamares maiores , profissionais e de amplitudes comerciais , e torneios como esses de Xadrez que aconteceu na sua cidade ocorreriam mais vezes na sua cidade e em outros lugares também , com cada vez mais adeptos , talvez depois de algum tempo em vez de 50 participantes , tivéssemos uns 80 a 100 jogadores ai reunidos quem sabe , mas mesmo assim não desqualifico o número de 50 participantes como um número alto e promissor em nível de Brasil .


Bom , é isso Vitor , espero ter conseguido te passar a ideia central do assunto .


Abraços