quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Othello Deluxe - Lansay

Othello Deluxe - Lansay




Vamos lá pessoal , já estou aqui para falar desse que é um projeto muito legal da empresa francesa Lansay , que em setembro desse ano estará lançando no mercado o jogo Othello Deluxe até então com um tipo de modelo muito parecido com os últimos vendidos pela Mattel . A própria Mattel tinha planos para relançar toda uma divulgação publicitária do jogo agora no final de 2011 mas por algum motivo desistiu , então a licença que pertence a Anjar.co foi concedida para a Lansay para comercializar o produto com direito a divulgação em propagandas televisivas e tudo mais . É algo interessante de esperar para ver como vai sair tudo isso , a estratégia de vendas está toda posta no período de férias na França que é em setembro , a principio o jogo terá como alvo o público infantil e juvenil , mas se as coisas ocorrerem bem por lá teremos mais projetos da Lansay para o Othello , tais como uma versão de bolso do jogo .


Othello - Mattel



Othello - Mattel , Caixa




Alguns franceses estão entusiasmados com o lançamento já que o tabuleiro da Mattel só pode ser encontrado em estoques , isso é quando há algum , mas na contramão disso temos quem critique a cor azul do tabuleiro preferindo assim a cor original e oficial imposta pela Tsukuda que é o verde , lógico , temos quem goste também dessa cor azul , eu particularmente prefiro a verde é claro , já estou mais que mal acostumado pelos sites Flyordie , PlayOk , Yahoo Games , Ludoteka e até mesmo o antigo Vog com a cor verde de fundo , e é claro acima de tudo isso , estou muito bem acostumado com o meu tabuleiro de Othello verde da Grow que é praticamente o mesmo que a Mattel vendia na Europa . Antigamente a marca pioneira na França na fabricação de Othello era a Dujardin , uma marca que dentre outras coisas priorizavam a cor verde de fundo , e as peças branca e preta dos tradicionais Tsukudas , o que a Mattel fez foi depois de ter a licença para comercializar o Othello por lá , foi ajustar poucos detalhes para que o jogo pudesse ficar mais comercial , e foi um sucesso , mas quase como sempre acontece o negócio começou a decair também por lá , e foi então que como toda empresa que se preze eles fizeram uma revolução total na aparência e designe do jogo , o deixando com um fundo azul e comum aspecto diferente , meio que aéreo dinâmico , o deixando meio que em um formato hexagonal , teve lá suas vendagens mas como nem tudo é maravilha , o negócio de novo decaiu , ai foi então que agora apareceu a Lansay que por segurança preferiu pegar uma carona nos últimos modelos vendidos pela Mattel , uma das poucas diferenças é que o tabuleiro não tem o formato hexagonal e o formato adotado é no mínimo parecido com o da Dujardin , então temos um hibrido de Mattel e Dujardin que resultou no modelo que vemos hoje nas mãos da Lansay . Não é nenhum Tsukuda , é de plástico e pode quebrar fácil , e já leio algumas criticas a isso como por exemplo a indagação do por que do nome “ Deluxe – Luxo “ sendo que Deluxe sempre foi menção de coisas luxuosas bem feitas e caras ? Simplesmente assim como o próprio indagador acabou sugerindo , creio eu que é mais uma questão de Marketing mesmo , nada demais , além do mais com certeza terá na caixa do produto escrito do que ele é basicamente feito , ai então cabe a você comprar ou não, mas geralmente os brinquedos são assim mesmo , frágeis , temos que ter em mente que o público alvo não são exatamente os adultos , se eles falarem que são , com certeza estarão mentindo . O que podemos deduzir é que a vendagem para adultos ocorrerá como uma espécie de subproduto de vendas , que terá como aficionados os colecionadores e os amantes do jogo e os curiosos na França .


Othello - Dujardin




Othello - Tsukuda Original



A Federação Francesa de Othello também fará parte desse projeto , assim como interagiram com a Dujardin que me 2007 relançaram o jogo novamente , só que dessa vez com o nome de Reversi , onde a FFO distribuiu folhetos dentro das caixas de jogos para melhor entendimento dos compradores do jogo , só que agora o que teremos será o site da Federação Francesa na caixa do jogo para que os jogadores acessem coisas como princípios básicos de estratégias do jogo e etc .


A própria FFO bateu um papo com Stéphane Azoulai , Vice-Presidente da Lansay onde o mesmo falou dos projetos comerciais do jogo pela França , resumidamente ele deixou adiantado alguns pontos tais como o preço , onde comprar , futuros projetos , o porque da cor azul , se terá divulgação em feiras de jogos , e público alvo . Para quem quiser visitar a França em setembro eis os lugares onde vocês poderam encontrar o Othello Deluxe da Lansay nas prateleiras : Carrefour e Toys RUs , já para quem gosta de comprar pela Internet , e isso você pode fazer de qualquer parte do mundo , os sites onde estarão a venda são a Amazon , Cdiscount e Pixmania . O público alvo como eu mesmo já tinha visto ele assumir , será mesmo infantil , ele na entrevista fala também do público adulto , mas minha opinião sobre isso não muda , continuo achando que adulto é um subproduto de venda mesmo nesse caso . Não , talvez você não encontrará nenhuma feira de jogos com o catálogo do Othello a vista , mas isso é dúvida ainda , pode ser que sim . O preço ? pois bem ... O Preço é bom , é aquele padrão mesmo que não foge a regra em quase nenhuma parte do mundo com tabuleiros desse gênero , 25 Euros , que convertido em Reais dará mais ou menos uns 70 Reais creio eu . A pergunta sobre o porque da cor azul parece particularmente deixar Stéphane Azoulai intrigado que devolve a pergunta dizendo : “ Você acha que faz alguma diferença ? “ óbvio que se você parar para pensar em termos de mercado para um público que não vê muita diferença nisso ( Sendo que nós os jogadores mais aficionados reparamos ) é bem provável que não fará mesmo muita diferença , e foi essa mais ou menos a resposta do entrevistador e é a minha também , e Stéphane diz que é esse o motivo deles terem lançado o tabuleiro na cor de fundo azul . O tabuleiro em si é de fundo azul e as bordas pretas , mas como disse a FFO , isso é o que está na foto , vamos ver a intensidade mesmo da cor quando o produto for realmente lançado na França . Ele fala da possibilidade se todo o projeto derem certo , de lançar novos produtos de Othello em meados de 2013 , tais como o já falado por mim ai em cima , o Othello portátil ou o de bolso como é conhecido também .

E toda aquela euforia minha na seção de notícias ai do lado sobre o motivo que isso não poderia vir a acontecer aqui no Brasil também ?

Eu como todo bom e apaixonado jogador de Othello é lógico que tenho a esperança disso vir a acontecer um dia , algumas pessoas criticam a Mattel na França por exemplo por eles não terem feito assim tanta divulgação do jogo em mídias televisivas por exemplo , o que deixa meio em suspenso é que pode ter dado errado lá por isso como um dos fatores e não o único fator , e isso pode sim ter acontecido aqui no Brasil , eu não me lembro de nenhum comercial de Othello na televisão em 2004 feito pela Grow , se teve algum evento deles e isso eu até que elogio foi o Campeonato realizado por eles no mesmo ano com direito a passagem de avião para participar do Mundial de Othello de Londres na Inglaterra , que no caso teve como premiado Daniel Dantas . Mas depois disso a Grow cessou com toda a publicidade , e se tem algum dirigente , presidente , ou vice-presidente da Grow lendo isso daqui , espero que reavaliem a questão e pensem em alguma possibilidade de uma nova divulgação do Othello de novo aqui no Brasil , peguem carona na coragem e ideias do pessoal da Lansay que disseram que o mercado de Othello é geralmente 25% mais forte no período de férias , acho que quase para qualquer brinquedo , e tentem alguma coisa referente a isso . E quem sabe um dia teremos o nosso jogo de volta nas prateleiras das grandes lojas de jogos do país .


Bom eu vou ficando por aqui , vamos esperar mais divulgações da Federação Francesa de Othello para ver o que virá pela frente enquanto a isso .

Grande Abraço a Todos , Tchals


Para mais informações , acessem os sites abaixo :


Federação Francesa de Othello ( FFO )

http://ffothello.org/


Lansay Relance Othello En France ( Postagem do site da FFO )

http://www.ffothello.org/news/lansay-relance-othello-en-france/


Stéphane Azoulai , Vice - Président de Lansay : Nous Préparons Une Campagne TV Pour Promouvoir Othello ( Postagem do site da FFO )

http://www.ffothello.org/news/stephane-azoulai-vice-president-de-lansay%C2%A0%C2%A0%C2%AB%C2%A0nous-preparons-une-campagne-tv%C2%A0pour-promouvoir-othello-%C2%BB/


Frank Poupart

http://www.frank-poupart.org/blog/?p=5648


Catálogo do jogo

http://ffothello.org/documents/othello-lansay.pdf


Link que mostra o vídeo que mostra a campanha publicitária da Dujardin no lançamento do jogo Othello

http://www.ina.fr/pub/culture-et-loisirs/video/PUB3491038057/dujardin-othello-jeu-de-societe.fr.html

4 comentários:

Henrique disse...

Se acontecesse um campeonato com um prêmio parecido com o de 2004 e uma divulgação pelas redes sociais, com certeza seria bem eficiente. Vamos lá, Grow =]

Fabrício Silva disse...

Olá Henrique , beleza ai ?

Eu concordo com você em peso , se somasse tudo isso ainda a uma divulgação televisiva , ai que o negócio iria explodir mesmo . Mas enquanto alguma empresa seja ela a Grow , a Estrela ou qualquer uma do ramo não tiver essa coragem , audácia e planejamento , vamos esperar algo que aconteceu lá na França acontecer aqui também o Brasil .

Valeu Henrique

Abraços

Unknown disse...

concerteza , se alguma empresa investisse mais nesses tipos de jogos aki no brasil , ambos os lados sairiam ganhando ... a grow não aposta nem nos tabuleiro de othello aki no brasil , acho que um patrocinio hoje seria dificil .... mais não impossivel rsrs

Fabrício Silva disse...

É sim Vitor , acho que as coisas melhorariam muito para a divulgação do jogo no país caso a Grow ou qualquer outra empresa tomasse a frente disso , investisse no jogo .

Mas por enquanto só nos resta esperar e ver se isso um dia irá acontecer .

Abraços Vitor