sexta-feira, 30 de março de 2012

Kazuhiro Sakagushi , A Escola Japonesa de Othello

Kazuhiro lecionando no Ensino Fundamental - Japão




Olá pessoal , hoje eu venho aqui até vocês para falar um pouco de um grande entusiasta do Othello , sem dúvidas um dos maiores dos últimos tempos , e o nome dele é Kazuhiro Sakagushi e sem nem precisar falar já que o seu próprio nome o denúncia , ele é japonês . Kazuhiro é pai de quatro crianças e eu digo isso porque ele às cria aparentemente sozinho e ainda assim tem tempo para realizar todo o trabalho que vem promovendo pelo Japão do qual me decorrerei logo a seguir. Antes de falar mais sobre sua obra fora dos bastidores das grandes competições , quero falar aqui um pouco da sua carreira como jogador que diga-se de passagem é muito bem sucedida . Kazuhiro já foi três vezes campeão japonês ( 1992 ; 2000 e 2001 ) , duas vezes campeão do Meijin que nem preciso relembrar que é o segundo maior campeonato do mundo , só fica atrás do campeonato mundial em importância , ele venceu nos anos de ( 1995 e também em 2000 ) e sua melhor colocação no Ouza-Sem foi o sexto lugar ( 6º ) . Ele também pode ser visto nos vídeos e fotos do mundial de Othello de 2006 no Japão ( The Garden Mito Othello ) , onde ele em um quadro magnético de Othello em uma sala projetava as partidas das finais desse mundial muito provavelmente ensinando algumas coisas para os grandes jogadores que por ventura foram eliminados no decorrer da competição .

Torneio entre os pequenos , na observação do mestre



Concentração no Torneio




(...) Várias crianças em uma sala , todas olhando atentamente para um quadro na parede , logo essa imagem suscita na gente algo de nossas infâncias vividas em um lugar chamado escola , mas isso do qual digo agora não é bem isso apesar de ser , pois mesmo que seja mesmo uma escola a aula da qual essas crianças estão assistindo não é uma aula de português ( no caso japonês ) ; matemática ; química ou física . Essa aula é uma aula de Othello , o que seria o ensino de Othello para o ensino fundamental no Japão .

Jogando contra vários jogadores ao mesmo tempo




Onde você consegue ver vantagem muito provavelmente são as peças dele .



Ainda jogando contra vários jogadores



Pois bem , é isso que o senhor Kazuhiro está promovendo no Japão , ensino do jogo Othello para crianças , e pelo que vi ele foi o primeiro a fazer isso de maneira a alcançar tanto reconhecimento e apoio . Esse simpático senhor ainda realiza eventos pelo Japão em clubes ou em casa de jogos onde ele joga simultaneamente contra vários adversários iniciantes que em sua maioria são iniciantes ( Geralmente os vencendo ) , onde com isso ele ao mesmo tempo que ensina , causa deslumbre em quem assiste as partidas .


Se divertindo com a garotada



Ensinando algo as criança




Livro de Kazuhiro , A Estética do Othello




Kazuhiro ainda publicou dois livros para quem desejar se aprofundar nas estratégias do Othello onde o segundo livro é apenas uma reedição do primeiro livro como bem me alertou Andriani Bintsa nos meus comentários , o nome do livro é “ A estética do Othello “ , eu não vi o livro ainda , mas por ser escrito por um mestre com certeza há algo a se aprender ali , na página da The Othello Wiki Book Project que administrada pelo próprio Andriani Bintsa existem três fotos desses supostos livro onde a primeira e a terceira foto são apenas frente e verso de um livro só , no caso provavelmente o primeiro livro , a segunda foto já é da reedição . Mas também há algumas revistinhas que ele lança para quem quer ter alguma ideia sobre as nuances do jogo , pena que seja somente em japonês e só se encontre por lá mesmo , não há exemplares on-line .


Revista " Apostila " de Othello para o Ensino Fundamental , Kazuhiro Sakagushi



Bom , para quem não conhecia Kazuhiro está ai algumas coisas sobre esse grande jogador , e eu deixo um “ espaço em branco “ aqui para colocar mais informações sobre ele , conversarei com ele e tentarei precisar alguma informação que talvez não tenha ficado completa .

Deveríamos ter mais Kazuhiros pelo mundo promovendo o nosso jogo , e tendo mais gente para poder apoiar a sua ação , assim sendo poderíamos equivaler ao mesmo sucesso que o Xadrez tem pelo mundo .

Sem mais e até a próxima .

Abraços

9 comentários:

Andriani disse...

Interesting presentation about Kazuhiro Sakaguchi.
He wrote one book; there are three pictures in the wiki book because the first and the third are recto and verso of his book. The second image is a re-edition of the same book, a few years later.
Kazuhiro participated twice in the WOC, but was unlucky in the swiss system and lost several games. Anyway he is a great and nice champion.

Saudações.

Bintsa Andriani, othello wiki book administrator.

Fabrício Silva disse...

Olá Andriani , eu vou te responder em português para não atropelar tudo em um idioma que eu não domino , igual o inglês .

Eu concordo com você , ele é sim um grande jogador e mesmo que não tenha tido muita sorte no sistema suíço , mesmo assim conseguiu o seu lugar de destaque entre os jogadores japoneses pelo seu talento e dedicação com os outros jogadores , em especial os novatos e as crianças em geral que querem aprender o jogo .

Sobre os livros eu realmente pensei que eram três livros , mas já que agora você me mostrou que não são eu vou arrumar depois a postagem no blog . Obrigado mesmo .

Sem querer ser invasivo , você volta a participar de competições oficiais esse ano ?

Abraços Andriani

E até mais .

Andriani disse...

Não tem problema se você escrever em seu idioma nativo, eu falar ou entender 7 ou 8 línguas estrangeiras.
Eu não jogo mais. Mas todas as informações que você lê mostrar que eu sei perfeitamente a comunidade Otelo.
Às vezes eu ler o seu blog, é interessante e com belas fotos, onde você conseguiu algum deles? O Meijin, por exemplo.

Cumprimentos.

Fabrício Silva disse...

Olá Andriani , ainda bem que você é um poliglota , isso facilita muito para mim ... =]

Fico feliz de saber que você acompanha o meu blog , é realmente muito gratificante saber que o jogador com a sua experiencia acompanha de perto o meu trabalho .

Sobre as fotos eu posso lhe dizer que o Facebook tem me ajudado e muito nessa questão , pois tenho vários jogadores da comunidade internacional de Othello no meu Facebook principal de jogo , e alguns deles costumam postar fotos de competições em seus álbuns , principalmente os integrantes de países da ásia como é o caso de jogadores da Tailândia e de Singapura . Eu também recorro as vezes a outras páginas especializadas como foi durante muito tempo e ainda é hoje em dia como no caso da Nerderlandse Othello Vereniging ( Federação Holandesa de Othello )da Dansk Othello Forbund ( Federação Dinamarquesa de Othello ) e mais atualmente a página americana Othello News , e se eu não me engano foi lá que eu consegui as fotos do Meijin 2011 , mas já tem as fotos do Meijin 2012 no álbum de um dos meus adicionados no Facebook .

Sobre as competições , que tal você vir aqui para o Brasil e participar ou mesmo apenas ver de perto o Campeonato Brasileiro de Othello 2012 ?

Fica ai o convite , quem sabe você crie animo e volte de novo à ativa .

Abraços Andriani

Andriani disse...

Eu também procurar informações sobre vários jogadores blogs pessoais.

Engraçado, eu às vezes enviou minha coleção pessoal de fotos de alguns dos sites que você visita, o site Federação Holandesa hospeda algumas fotos das minhas torneio.

Estas informações são atualizadas com mais freqüência do que os "sites oficiais", federações mortas desde há muitos anos para a maioria deles.

Eu apaguei todas as minhas listas de contatos. Eu não vejo ninguém da "comunidade". Não há mais divertir jogando em torneios.

Obrigado pelo convite. Se eu vir para o Brasil será para férias.

Olá a Lucas Cherem para mim, ele é um bom jogador e eu me lembro dele durante o WOC 2005, em Reykjavik.

Foi muuuito frio!

Fabrício Silva disse...

É sim , muitos dos sites de Federações de Othello pelo mundo estão desatualizadas e perderam com o tempo o costume de postar fotos de torneios , como por exemplo a Dansk Othello Forbund ( Que é a Federação Dinamarquesa como eu disse antes )que a última atualização do álbum de fotos é de 2006 em Mito no Mundial de Othello do Japão e na página oficial da Federação anda está o desenho do Papai Noel que está lá creio eu de um Natal mais antigo do que esse que passou em 2011 . Eu vejo isso muito como um desanimo pela falta de membros ativos nas comunidades que tomem a frente nesse sentido e com a chegada do Facebook , hoje os jogadores se sentem muito mais à vontade para postar suas fotos no próprio álbum do Facebook do que nas páginas das Federações de Othello ou em outro sites para postagem de fotos menos conhecidos .

Eu não me lembro exatamente de ter usado fotos de algum álbum seu , apesar de ter tentado usar por também serem belas fotos , porém eu não consegui porque estavam com algum tipo de bloqueio , só apareciam em tamanho pequeno e ai não daria para postar no meu Blog , só por isso mesmo ... ( Rs ) Mas se você disponibilizou fotos para a Federação Holandesa muito provavelmente eu usei sim , pois peguei algumas de lá , mas muitas eram da Corrie de Graf .

Sobre o Lucas não é só você que me pergunta dele , e o que eu digo é que ele anda muito ocupado ultimamente e sem tempo para nada , inclusive a administração da Federação Brasileira de Othello está temporariamente sobre a minha responsabilidade até que ele tenha tempo de retornar a ativa de novo , mas pode deixar que eu mando o seu abraço para ele sim .

Eu vi um foto em uma das páginas dele de fotos onde ele está do seu lado ... Muito legal aquela foto , e eu imagino como estava frio lá ... ( Rs ) E sobre vir para o Brasil , venha sim , mesmo que seja em uma viagem de férias . =]

Andriani , você pode me deixar algum e-mail seu para contato já que você não tem uma página de contato ? Se não puder tudo bem .

Até Mais Andriani

Abraços

Andriani disse...

meu email é;
andrianib(arobace)NOSPAMgmail.com

(Apagar NOSPAM)

Quando Corrie estava viva, ela me hospedou em sua casa durante alguns torneios.
Eu poderia assistir a todas as suas fotos e dei alguns dos meus. Você pode baixá-los, não vejo qualquer problema.

Jogadores postar suas fotos em seu site pessoal é uma escolha melhor, pois eles são livres de decidir do seu conteúdo, sem a censura dos administradores dos sites oficiais.

Fabrício Silva disse...

A Corrie de Graf parecia ser uma simpatia de pessoa , pena que eu não tive a oportunidade de poder conversar com ela , eu adorava as fotos que ela tirava mas fazer o que é a vida ...

Obrigado por me autorizar a utilizar fotos de sua autoria , muito obrigado mesmo .

Realmente , nada como ter a sua própria página pessoal para poder fazer quase tudo o que quiser ,
( Rs ) Eu tenho as minhas . =]

Eu anotei o seu e-mail para manter o contato .

Bom vou ficando por aqui , qualquer coisa é só me procurar .

Até Mais Andriani

Abraços

Lucas disse...

Hi, Bintsa,

Nice to see you here.

As Fabrício said, I´m quite busy this days and I have no time to play Othello, even on internet.

Hope see you here one day...