domingo, 7 de outubro de 2012

Othello Retrô , Tudo Como Era Antigamente


Olá a todos ,
Domingão de eleições , de pessoas que geralmente nunca vemos na vizinhança aparecendo do nada , um monte de papelzinho de candidatos no chão , bandeiras tremulando na sua cara e por ai vai ... Isso é eleição meu amigo , isso é eleição . Você já foi votar ? escolher o seu algoz durante 4 longos anos ... Bom , tente escolher o mais sincero porque fatalmente esse será o melhor , geralmente o mais sincero é o que tem menos propostas e fica de cara fechada na hora das fotos , ( rs ) . Ou simplesmente vote naquele que melhor atende as suas necessidade imediatas , o problema é que esse nem sempre é tão sincero assim ( rs ). De qualquer forma , boas votações para todos você , porque o assunto dessa postagem aqui nada tem a ver com eleições e tão pouco com política , é que eu não poderia deixar passar batido uma data que só se repete de dois e dois anos , que se revezam entre eleições federais e municipais .
O assunto dessa postagem aqui é outro totalmente diferente , esqueçam por favor tudo que eu disse ai em cima , o assunto agora é Othello ! isso mesmo , Othello . E essa aqui é para vocês veteranos do jogo , que já jogavam em uma época que eu mal sabia que entregar o canto não era um bom negócio para um novato . Vocês por acaso se lembram de como era o site da Federação Brasileira antigamente ? Mais precisamente nos anos de 2007 e 2009 . Ou de como era o site Kurnik no ano de 2004 , ano que eu aprendi a jogar Reversi em um celular LG , que por acaso esta comigo até hoje como lembrança , relíquia e tudo mais que vocês imaginarem , e nem imaginava que se podia jogar esse jogo na Internet , eu nem sequer tinha Internet em casa nessa época , ela só viria um ano depois . Eu me lembro que tentava entender por que o nome do jogo era Othello , incrivelmente era o nome que aparecia no celular , sendo que hoje todos os aplicativos por problemas de direitos autorais utilizam o nome comercial Reversi para evitar problemas , eu achava que o nome Othello não tinha nada a ver com o jogo , mas depois eu descobri o motivo de tudo isso , é . Shakespeare e etc .
Vamos lá , antes de colocar o link ai para vocês verem , eu tenho que agradecer ao Bruno , que me enviou por e-mail a reconstituição desses sites , ele fez de pura e espontânea vontade mesmo , ele utilizou o programa Internet Archive . Obrigado Bruno , continue sempre com esses trabalhos , que sempre que puder eu posto aqui . =]
Esse é o site da Federação Brasileira de Othello em 2007, toda verdinha igual o meu blog , bem diferente de hoje . ( Mas prefiro ela hoje , mil vezes mais moderna =] )
http://web.archive.org/web/20070628210100/http://fbothello.sites.uol.com.br/
Aqui eu já me lembro de ter visto , o ano é 2009 e eu me lembro de ver com estranheza , a página é legal , simples . Mas eu ficava pensando quem eram os caras que tomavam conta dela, tipo ... Eu pensava que era um pessoal da alta elite do Othello no Brasil , e isso me assustava porque eu era apenas um jogador de Flyordie , com meus nickizinhos azuis ou amarelos , ou laranja no sofrimento . Hoje sei quem são , são pessoas que levam o negócio bem a sério mas que são normais igual eu e você , aliás , hoje eu sou um desses caras ... O.o .
http://web.archive.org/web/20090724185817/http://br.geocities.com/fbothello/index.htm
E o Kurnik pessoal ? alguém ai é da época que o nome do site ainda era esse ? Hoje o site é conhecido pelo seu novo nome , PlayOk , mas durante muito tempo Kurnik era o nome do site , e ainda hoje tem gente que prefere chamá-lo pelo seu antigo nome . O engraçado nessa foto além do Piu-Piu ali em cima com um desenho de “ Jogo-da-velha “ nas costas , ( Quando eu conheci o Kurnik ele ainda era assim ) é o fato da sala de Reversi só ter 14 jogadores , isso não se vê hoje em dia , onde a sala geralmente esta sempre lotada . Tem ainda uns jogos engraçadinhos ali em baixo , “ barbu “ , “ oh hell! “ ( Rsrs , não seria melhor “ Oh Céus “ =] )
http://web.archive.org/web/20040809001257/http://www.kurnik.org/
Bom , é isso ai , se alguém ai sabe fazer esse mesmo trabalho de restauração pode me mandar ai que quando eu puder eu posto aqui no meu blog , tem que ser sobre Othello / Reversi , mas se for sobre outro jogo eu penso no assunto e vejo se posso postar .

6 comentários:

Bruno disse...

Olá, muito boa sua postagem, posso comentar parafraseando Mário de Andrade: "O passado é lição para se meditar...". Falando nisso, que legal, encontrei um artigo da grandiosa Unicamp explicando sobre Othello em computadores e sua história, regras, etc. Segue o link:

Bruno disse...

Eis o link que não tinha ido:
http://www.ic.unicamp.br/~rocha/teaching/2011s2/mc906/seminarios/2011s2-mc906-seminario-04.pdf

Fabrício Silva disse...

E ai Bruno , tudo indo bem ai ?

Cara , muito bom ver uma faculdade falando sobre algo que gostamos muito , nesse caso eles trataram na forma de linguagem de computadores alguns dos meandros do Othello . Tem uma informação da qual ninguém ainda pode ter certeza absoluta que é sobre a invenção , data e patente do jogo , há quem diga que foi inventado no Japão baseado no jogo GO , mas não naquela data especificada pelo artigo , mas também há que diga sobre as patentes disputada entre os dois londrinos , o caso Lewis Waterman e John W. Mollett . Bom , no demais o artigo é muito bom , e o incrível é aquele teorema sem fim do jogo em 8x8 casas , que até agora não tem solução , ninguém até hoje conseguiu saber com exatidão o número de possibilidades de jogadas com o jogo nesse números de casas , um dia ainda conseguiram , por enquanto não , mas já assusta as 10 Milhões de possibilidades do Othello 4x4 e as incríveis 3.5 Trilhões de possibilidades de jogadas no Othello 6x6 . Agora vamos esperar o que veremos pela frente sobre esse jogo enigmático para as mentes humanas ( E suas máquinas ) chamado Othello . No artigo ainda diz dos vários programas que existem hoje em dia , mas que eles podem ser derrotado por um bom jogador , eu já digo que não , alguns desses programas ao ter seu nível aumentado tornam-se quase que imbatíveis para nós humanos , que sempre perdemos para seus avançados sistemas de busca Poda Alfa-Beta , e como disse o artigo ( Não sei se foi isso mesmo que eles quiseram dizer ) não é só o Logistello que pode derrotar um ser humano com facilidade .

Bruno , mas de qualquer forma é um assunto que me interessa , depois eu vou postar e falar no blog sobre esse link que você me passou aqui , continue a compartilhar coisas boas assim por aqui , serás sempre bem vindo ... =]

Abraços

Fabrício

Unknown disse...

Eu me lembro de jogar no yahoo, ou no outro gringo que hoje faz parte do windows...tinha ainda o fliperama onde uns 10 gatos pingados se divertiam.... Pegava informações com alguns grandes jogadores... depois descobri o wzebra que me ensinou mto...mtos utilizavam estes programa para roubar...rs....estamos falando de 2000, mais ou menos...abs K-marão

Unknown disse...

Em tempo...parabéns Fabrício pela nova conquista! Não foi possível comparecer para prestigiar ao vivo... Abs

Fabrício Silva disse...

O K-Marão , beleza ai ?

Obrigado pelo parabéns , nós prorrogamos o horário da competição em meia hora justamente para te esperar mesmo , então o Lucas mandou uma mensagem para você e você nos desejou boa sorte e disse que não poderia participar , é uma pena pois foi uma grande competição , fiquei muito feliz com a conquista , da próxima vez você vai hein ... Rs

Sobre o nosso saudosismo eu vejo que o meu é muito mais recente que os seus , cara , em 2000 eu nem sabia que Othello existia , tão pouco um site chamado Fliperama , incrível . Cheguei um pouco atrasado na festa , mas ainda bem que ainda à tempo .

Vocês são os verdadeiros veteranos desse jogo aqui no Brasil , deve ter outro perdido por ai , que deveria jogar na década de 1990 em algum aplicativo estranho ou naqueles computadores com as letras verdinhas ... Rs , Mas não sei se podemos achá-los hoje em dia por ai mais , digo esses jogadores ultra-antigos .

O meu surgimento no mundo do Othello data de poucos anos atrás , em 2004 eu conheci o jogo assim com o disse na minha primeira postagem do blog , em um celular que era do meu pai , um celular da LG que vinha com o aplicativo na memória , já vi duas pessoas por ai com esse celular e uma delas , no caso uma mulher , uma vez jogando no trem , fiquei com vontade de dar algum palpite mas ela levaria para outro lado e acharia que eu estava dando em cima dela ... O.o , O que poderia me complicar . Eu aprendi sozinho a jogar naquele celular , peguei os macetes sozinho e depois vi que era muito difícil e parei de jogar nele por uns dois anos , então eu voltei , dessa vez no site Flyordie , site que descobri que existia por causa de um link na comunidade Othello / Reversi no Orkut , e a minha primeira partida no site foi contra um alemão , eu joguei duas com ele e perdi as duas , levei duas verdadeiras surra dele ... Rs , Mas com o tempo aprendi , e em pouco mais de um mês eu já era Laranja no site . Bom , aprendi a jogar de várias maneiras , digo absorvendo aprendizados por vários métodos , e no final consegui até que aprender alguma coisa sobre esse jogo , hoje tento passar um pouco disso para os outros .

K-Marão , volta mais vezes ai cara , e se puder cria um Facebook , ajuda muito na comunicação .


Abraços