sábado, 15 de dezembro de 2012

Vídeos antigos do Jogo Othello na Itália


Esse vídeo foi lançado a algum tempinho no Youtube por Biagio Privitera , que para quem não sabe foi o fundador da Federazione Nazionale Gioco Othello , e até hoje o maior entusiasta do jogo no país . O vídeo pode ser visto como uma relíquia sobre o Othello mundial , já que foi filmado em uma época em que era uma atividade rara , se não totalmente escassa a produção de vídeos sobre torneios de Othello no mundo , o dia exato era 15 de Junho de 1991 , então foi mais um ótimo trabalho de Privitera , que nos presenteou com um vídeo que nos mostra a importância do jogo na Itália já naquela época , ( 28 participantes ) é algo impressionante como a coisa por lá é tão importante há tanto tempo .
Logo no começo do vídeo vemos a mulher de Francesco Marconi grávida de 7 meses , e também tem o próprio Francesco ( Campeão Italiano de 1990 até então ) bem novinho como juiz de uma das partidas , sem falar em Biagio Privitera que também está super novo no vídeo ... =D
Temos o que seria a grande final desse torneio de 1991 com Gino Massimilla e Paolo Fasce , partida essa que foi vencida por Gino , muito bom vídeo , que é acima de tudo um arquivo importante sobre a história do Othello na Itália e no mundo .
O outro vídeo logo acima que foi filmado no dia seguinte , se trata de uma simultânea de Francesco Marconi contra 16 participantes , ( Não sei o resultado final do duelo ) essa simultânea foi mais uma amostra do poder do campeão Italiano de 1990 , nota-se a semelhança com as simultâneas de Xadrez , onde muitas vezes são feitas com jogadores ainda mas jovens do que Marconi era na época , mas precisamente crianças . Também bom vídeo , pena que não tenha sido divulgado o resultado final do confronto .

Nenhum comentário: