sábado, 14 de maio de 2011

Tetsuya Nakajima ( P ) 47 - 17 ( B ) Imre Leader , WOC - 2007




Esse jogo há tempos que pretendo e planejo colocar aqui no meu Blog , se trata de um jogo entre um dos maiores jogadores Japoneses de todos os tempos: Tetsuya Nakajima , contra o que é um dos maiores jogadores Ingleses de todos os tempos, Imre Leader. Esse encontro de gigantes foi durante o Campeonato Mundial de 2007 na Grécia , ano que teve como campeão o também Japonês , Kenta Tominaga .

E esse jogo é um verdadeiro deleite para os apreciadores de Othello e de um bom jogo de Othello principalmente , como sempre é característico aqui em Análises Táticas , eu tento observar uma boa sequência de jogadas de um ou de ambos os jogadores e postar essa sequência de uma forma narrativa e didática , claro que isso não é assim tão fácil de fazer , e muito provavelmente deve haver muitos jogadores e principalmente os novatos e amadores que não entendem muito bem o que estou tentando explicar , óbvio que também deve haver jogadores experientes nessa lista . Mas vejamos por um lado , do que adiantaria eu explicar tudo tim tim por tim tim , ou seja , tudo mastigado aqui ?

O interessante aqui nessa sessão é colocar a mente para funcionar e tentar até mesmo entender por conta própria cada jogada , para com isso aperfeiçoar cada vez mais suas jogadas , um bom livro estimula seus leitores a pensar , imaginar , analisar , então no fundo o que eu quero aqui é que todos à sua maneira se desenvolva também , eu ofereço um suporte , o resto quem faz são vocês .

Até Mais e Vamos à Análise.


Transcrição da Partida :

f5d6c3d3c4f4f6f3e6e7d7g6f8f7g5g4h3h4h5h6 h7e8d8c5c6b4g3b5f2b6c7d2g8g2h1g7e3f1h8c8 c1e2d1e1g1h2c2b2b1b8b7a8a7a6a5a4a3a1b3a2


Essa partida está disponível na ThaiOthello.com , site da Federação Tailandesa de Othello

Link : http://www.thaiothello.com/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1



01





Imre Leader joga em B – 4 , e retira uma peça preta que estava situada ali em C – 4 , peça essa que serveria talvez de jogada para Tetsuya Nakajima em G – 8 .
( Tente Visualizar Isso )



02





Na sequência Tetsuya faz um ótimo movimento jogando em G – 3 , e faz com que automaticamente Imre veja o lado direito do Tabuleiro como uma má opção de jogo , então para escapar do puxamento de Tetsuya para a direita , Imre faz jogadas silenciosas na esquerda , vejamos na sequência .



03





Imre joga em B – 5 , talvez também levando em consideração o fato de que se Tetsuya jogasse em D – 2 eliminando a peça branca situada em D – 5 , ele poderia ficar sem uma boa jogada viável .



04





Tetsuya faz um movimento estranho , ele joga em F – 2 , abrindo vaga para o que Imre esperava , poder finalmente jogar em G – 2 e atacar a borda desequilibrada de Tetsuya na direita .



05





Porém Imre é cauteloso , ele espera o momento certo para tal feito e joga em B – 6 silenciosamente ... Ao mesmo tempo esperando e construindo , repare na peça preta revertida em branca em D – 6 , é com aquela peça que Imre pretende dar continuidade a jogada para jogar em H – 2 logo após Tetsuya pegar o canto em H – 1 .



06





Tetsuya sabe disso , e faz uma jogada agressiva e posicional jogando em C – 7 , revertendo novamente a peça em D – 6 em preta , essa jogada é bem o começo da destruição de Imre , que provavelmente não esperava por isso .



07





Imre tenta manter a mobilidade intacta jogando em D – 2 , esperando um momento para poder atacar , porém o que Tetsuya a essas altura pretende fazer pode minar qualquer possibilidade de reação de Imre .

Nenhum comentário: