segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quem inventou o Othello/Reversi , Mollett , Waterman ou Hasegawa ? Saiba um pouco mais dessa história

Olá , hoje vou tratar aqui de um assunto muito difícil , mas que tenho que tentar passar da forma mais clara e simples para vocês , não consigo entender a história toda , e realmente acho que ninguém consiga , já teve até briga judicial por causa disso , já ouve várias acusações de plágio , e agressões difamatórias por causa dessa questão , então não vou ser eu que irei bater o martelo na decisão final que literalmente já dura mais de um século . E isso que estou falando aqui se trata da invenção do nosso jogo ... O Othello .

Eu obtive um bom resumo em uma das páginas do espanhol Jorge Bandrés , que fala sobre vários assuntos relacionados ao jogo , existe fontes em inglês também , mas não gostaria de ter que traduzir tudo de forma estranha já que o tradutor da Internet não costuma ser tão bom assim , e ter que escrever sem entender direito sobre o assunto , então preferi ler a página em espanhol mesmo , que é uma língua que mesmo que eu não fale , eu consigo entender muito bem sem precisar usar o tradutor muitas vezes . Sobre as minhas fontes eu público os link’s no final da postagem Ok ?

Bem , vamos lá ... Você realmente sabe quem inventou o " Othello " ? Sem deixar de esclarecer que o nome " Othello " é um copyright , ou seja , uma marca assim batizada por Goro Hasegawa , o que eu quero discorrer aqui é sobre o evento real do jogo com sua natureza e dinâmica exposta , onde foi que esse jogo com a sua dinâmica de virar as peças adversárias para que se tornem da sua cor , dentro de um tabuleiro de 8x8 começou ?

Se você falou Goro Hasegawa você precisa estudar mais um pouquinho sobe o assunto , e se você disse que foram dois britânicos , então você não se difere de uma boa parcela de jogadores que só conhecem o assunto até ai mesmo . O negócio é mais complicado do que parece , existem algumas fontes publicadas em livros que estão parcialmente disponíveis on-line no Google , onde fala de forma até bem contraditória um pouco dos primórdios desse jogo , que já teve até outros nomes , e sim , Reversi com “ R “ maiúsculo é uma coisa e com “ r “ minúsculo é outra totalmente diferente , mas estou falando de coisas como “ Annexation “ , que foi o nome de batismo do jogo inventado por John W. Mollett , em 1876 , que foi comercializado pela empresa F . H . Ayres , diz-se que o jogo era similar ao jogo do qual conhecemos hoje , mas com uma única e crucial diferença , o tabuleiro era em forma de cruz !

Mas eis que para “ botar fogo no barraco “ chega Lewis Waterman , que em 1883
“ inventou “ um jogo igualzinho ao do Mollett , com o nome de “ Reversi “ , onde a empresa Jacques & Son comercializou o jogo . Já podemos ver o início da confusão ai .

Então como uma tipo de contra-ataque , em novembro de 1886 a empresa F .H . Ayres o jogo similar a todos já feito até o momento , mas colocou o nome de “ Annex “ , e em 1888 acrescentou um título do qual diz-se se referia a natureza do jogo “ A game of reverses “ ou seja , “ Um jogo de reviravoltas “ ou algo assim , o que gerou uma revolta de Waterman que acusou a empresa em questão de plágio . Inicialmente Waterman ganhou a causa , em setembro de 1888 , porém mais tarde em apelação da Ayres , se decidiu que a palavra “ Reversi “ por ter uma característica descritiva da natureza do jogo , ( Onde as peças se revertem ) não poderia ter sido usada como registro do jogo . A Ayres ganhou essa .


E o que muda desse Reversi / “ Othello “ antigo para o de agora ?
Pelo o que eu entendi , esse Reversi antigo era feitos com duas regras diferentes , enquanto o nosso as 4 peças iniciais já estão postas no centro do tabuleiro , nesse antigo elas eram colocadas uma de cada vez por turnos , e não se compartilhavam as fichas , ou seja , se terminassem suas peças , você era obrigado a passar mesmo tendo jogadas válidas ainda .

Hora da grande empresa alemã Ravensburger entrar em cena , e em 1883 começa a comercializar o jogo com o nome de “ reversi “ , com a letra “ r “ em minúscula .


Livros e artigos


Walter H . Peel escreveu um livro com o nome de “ Handbook of Reversi “ em 1888 que foi publicado pela Jacques & Sons , lembra dessa empresa né ? E o mesmo livro teve várias republicações com nomes diferentes , uma delas foi o livro “ Reversi and Go-bang “ em 1890 em Nova York , escrito pelo mesmo autor que por alguns motivos usou um pseudônimo de Berkeley , alguns autores naquela época realmente tinham essa mania . Vejam George Orwell , pseudônimo de Eric Arthur Blair , seu nome verdadeiro , autor do livro
“ 1984 “ , excelente livro , estou lendo agora ( rs ) , então voltando ao assunto , Walter fez o mesmo .

Esse livro do Walter tinham coisas relativamente moderna , haviam boas noções de estratégias que só vinheram a serem discutidas novamente quase 1 século depois em livros mais modernos , se você já ouviu falar naquela estratégia com o nome de
“ Armadilha de Stoner “ saiba que ela estava lá nesse livro de 1890 , pra quem não sabe eu expliquei sobre ela em uma publicação no meu blog , colocarei no final da postagem .

A empresa concorrente da J.S. , a já citada F . H .Ayres , não poderia deixar isso barato e em 1889 lança um livro com um nome “ bem diferente “ , intitulado de “ The handbook of reversi “ reparem no érre minúsculo no reversi .

Também na mesma época foi publicado um artigo no jornal do The New York Times em 1895 com o nome de “ Reversi is something like Go Bang , and is played with 64 pieces “ algo como “ Reversi é como o Go Bang , e é jogado com 64 peças “

Só para encerrar o assuntos aqui na parte dos livros , é bom saber que em 1896 também foi publicado um livro em Nova York com o nome de “ Reversi ; a simple treatise on the game ; its laws and hints for playing it ... “ por Alice Howard Cady pela “ American sports publishing company “

Então já que sabemos de tudo isso até aqui , ta na hora de saber de fato quando foi que o japonês Goro Hasegawa entrou nessa história toda , e digo que assim como todos sabem em 1971 ele “ inventou “ um jogo com regras fáceis , ( Que só vingou em 1973 pela Tsukuda Original Co . ) que se parecia muito com os jogos anteriores do mesmo estilo , esses como os do Mollett e Waterman . O nome do
“ novo “ jogo seria Othello , em homenagem ao clássico de Shaskepeare , de quem seu pai era fã . O jogo foi comercializado pela Tsukuda Original Co. no Japão , e mais tarde com o advento do seu amigo James R. Becker , o jogo foi lapidado , digo em termo de Market , foi introduzido algo que soara familiar para vocês na caixa do jogo “ A Minute to learn ... A Lifetime to Máster “ e foi comercializado pelo resto do mundo pela sua empresa , a Anjar .

Diz-se também que foi Becker quem sugeriu a Hasegawa que criasse a Associação Japonesa de Othello , e que fizesse um torneio inicial , coisas que foram feita por Hasegawa no Japão em 1973 .

Em 1977 Becker ajudou Hasegawa a organizar o primeiro campeonato mundial de Othello , e o resto você acompanham desde então .

Existem coisas entranhas nisso tudo , por que existem fontes das quais Goro Hasegawa diz que se inspirou bo jogo Go para criação do Othello , e que fez tudo sozinho , não teve a ajuda de Becker para nada disso , mas também há artigos onde essas fontes defendem a ideia de que Hasegawa e Becker estiveram a maior parte do tempo juntos nessa história toda , fizeram o que fizeram , juntos .


Daqui para frente eu poderia continuar falando sobre como o Othello / Reversi esta vivo no mundo de hoje com a ascensão da Internet , pois a fonte da qual eu bebo é ótima em abordar todos esses assuntos , e por fim dizer a minha opinião sobre o mundo virtual do Othello / Reversi , mas só vou especificar aqui algo para servir de uma prévia de uma futura postagem minha .

Na Internet não há brigas sobre esses assuntos , a maioria dos sites escrevem Reversi e não se fala mais nisso , já que a marca registrada é “ Othello “ . Então como o assunto é somente sobre o mundo real , e as brigas judiciais , acusações de plágio e a questão de quem foi o real inventor do Othello , a postagem explicativa acaba por aqui mesmo .



Considerações finais , o que eu acho disso tudo ?


Sobre a questão Mollett e Waterman , eu simplesmente acho que realmente o Waterman plagiou o Mollett , por mais que a invenção do primeiro tenha sido a de um tabuleiro em forma de cruz , isso deve ter servido de inspiração para a criação de Waterman , então alguns irão pensar , inspiração não é plágio , porque se fosse assim boa parte das músicas seriam plágio também , já que cada banda , grupo ou cantor se inspira em alguma coisa , mas não nesse caso específico onde o jogo do segundo se parece muito com o do primeiro , seria igual a uma música ter uma melodia idêntica com uma outra e só mudar na letra , isso não deixa de ser um plágio meio disfarçado , é o que eu penso sobre isso . Mesmo eu sabendo da possibilidade de pessoas sem contato algum terem a mesma ideia sobre o mesmo assunto , ou inventarem coisas iguais sem terem feito nenhum plágio um do outro , mas eu sinceramente não acredito nesse caso .


Existem também fontes na Internet onde podemos ver a criação desses dois , mas o que vemos não é nada disso de tabuleiro em forma de cruz , que é o que dizem sobre a peça do Mollett , vemos um tabuleiro comum , quadrado , o que reforça a desconfiança também sobre as fontes disponibilizada nos livros do Google Book em inglês .


Vejamos as fotos :



1 – Mollett






2 – Waterman





O que poderíamos imaginar é que se realmente Waterman plagiou Mollett , então a cópia deveria ter mais detalhes inovadores , algo como melhorar o tabuleiro para ter mais sucessos na hora da venda , mas reparem que ao menos nessas fotos que consegui na Federação Francesa de Othello , o que se vê é o tabuleiro do Waterman mais modesto que o do Mollett , então logo pensamos como uma cópia poderia ser mais simples em detalhes que o objeto copiado ? Eu consigo pensar em algumas alternativas para isso , porém imagino que talvez possa ter tido alguma coisa ai do qual o tabuleiro do Mollett foi montado em cima do plágio de Waterman , ou seja ... O troco .

Algo como o cara me copiou e eu copiei o cara , como pode não ser nada disso , então quero deixar aqui bem claro que isso é achismo meu , eu não tenho certeza disso , não tenho como provar isso , e não há nenhuma fonte que defenda isso . Isso é e apenas uma opinião minha , uma mera especulação dedutiva , não um fato .

Não existem fontes definitivas dos quais se possa ter a mais absoluta certeza de quem foi o inventor real do Othello que conhecemos hoje , aliás até tem , nos livros originais de papel , tangíveis como um caderno , que está em alguma museu ou na casa de alguma pessoa que more nos Estados Unidos ou Inglaterra . Provavelmente na casa dos netos e bisnetos daqueles que adquiriram o material na época , pois como eu disse , as cópias disponíveis na Internet estão todas incompletas .


Sobre Goro Hasegawa


Realmente eu acho que ele se inspirou no Go , mas tenho minhas desconfianças sobre isso . Existem muitas coisas das quais quando você tem a ideia , alguém já teve as vezes bem antes de você . As vezes antes de Albert Einstein ter toda aquela ideia sobre a Teoria da Relatividade alguém bem antes dele pode ter tido a mesma ideia , porém não a divulgou . Vemos o mesmo sobre Charles Darwin e sua teoria da Seleção Natural , ele teve outras inspirações para montar toda aquela teoria e depois de um tempo vendo que outra pessoa teve a mesma ideia que ele , ele correu para divulgá-las . Até mesmo eu já passei por isso , eu criei um canal no Youtube onde o nome que coloquei é de um Livro escrito a muito tempo atrás , o nome é uma combinação de duas coisas que não têm ligação uma com a outra , mas alguém teve a mesma ideia que eu a muito tempo atrás , muito mesmo , e eu não sabia nada sobre isso , sobre o material dessa pessoa .

Então olhando assim por cima , podemos até acreditar sim que ele não tinha o conhecimento sobre o jogo original que era bem similar ao seu . Mas que provavelmente depois tiveram o conhecimento , isso eu acredito que sim , e não muito tempo depois , então se preocuparam talvez em algumas mudanças nas regras , mudanças essas que foram atribuídas diz-se pela necessidade de deixar o jogo mais simples e comercial . De qualquer forma eu sempre vi Hasegawa como um tipo de oficializador do Othello , mas não o inventor , uma espécie de ressuscitador do jogo .

Acredito sim que para o jogo alavancar precisou da colaboração de Becker , ele era o homem dos negócios , o cara com toda a visão empresarial que controlou toda a ação .

E hoje vemos todo o controle da família Becker operando no topo da WOF , World Othello Federation , federação essa fundada em 1977 já com o primeiro campeonato mundial sendo disputado no mesmo ano , vemos o jogo ser bem vendido pela Anjar Co. , da qual a BECKER ASSOCIATES LLC PUBLIC RELATIONS . tem uma parceria com a Anjar Co. prestando consultoria se não me engano , a Anjar Co. já vendeu mais de 30 Milhões de exemplares do tabuleiro de Othello , desde 1976 .


Bom , então só para resumir essa história toda , em 1876 John W. Mollett inventou sim um jogo que provavelmente era bem parecido com o Othello de hoje mas que era em formato de cruz , que fora comercializado pela F . H . Ayres , não se há certeza absoluta sobre se era com regras similares as de hoje , nem se tem registro algum disponível na Internet se era mesmo em formato de cruz .

De alguma forma por também ser Inglês , viver em Londres na mesma época que Mollettt , em 1883 Lewis Waterman viu ( Ou Não ) o tabuleiro de Mollett que lhe serviu de inspiração para criar um similar com poucas regras como diferença . O jogo de então fora comercializado pela empresa Jacques & Son .

Não duvido mesmo que em 1971 o japonês Goro Hasegawa teve a ideia de recriar o jogo ao ver o jogo Go que é muito popular lá no Japão , mas com certeza deve ter tomado algum cuidado 2 anos depois em 1973 ao comercializá-lo pela Tsukuda Original Co. no Japão ao ter obtido informações sobre jogos similares a esse lançados anteriormente , coisa que provavelmente James R. Becker cuidou direitinho .


De qualquer forma devemos muito ao Hasegawa e ao Becker , não só eu mas todos nós devemos agradecê-los pelo fato de que se não fosse por eles , talvez hoje o nosso jogo estivesse morto de vez , uma vez que já havia perdido a popularidade há anos já . Esses dois foram os primeiros a elevarem o jogo a um patamar altíssimo onde estão jogos como o Xadrez e a Damas , não a ficar excluso em um patamar mínimo dos jogos infantis , tanto o jogos de Xadrez , Damas e Othello foram criados para serem jogados por adultos , com exceção do Othello que desde seus primórdios há muitas conotações de ser um jogo jogado por várias idades , mas isso não significa que não possa ser encarado como um jogo sério também , que é o que vemos com o nascimento das federações de Othello em todo o mundo , e aqui no Brasil em 2006 , é o que vemos em saber que há uma federação mundial lá organizando tudo , e é isso que também faz esse jogo estar vivo até hoje .
Então seja lá quem inventou , ou quem foram os múltiplos inventores desse adorável jogo , meu muito obrigado a vocês , porque sem vocês ninguém conheceria esse jogo , eu não criaria esse blog , e tão pouco vocês leitores estariam aqui lendo sobre isso agora . ( Rs )


Até Mais .


Eis algumas referências para vocês que querem se aprofundar mais no assunto :


Essa é a página de onde eu obtive todas essas informações , tirando a opiniões pessoais é claro , isso é de cunho meu . Nessa página em espanhol em questão o autor
Jorge Bandrés , trata o assunto de uma forma bem técnica e cuidadosa , na página dele você encontrará ainda mais fontes sobre o assunto .

Essa é o início de sua página , El Reversi Início :

Link - http://sites.google.com/site/elreversista/inicio-al-reversi-otelo-othello


Essa é a seção onde eu obtive as informações , El Reversi , História :

Link - http://sites.google.com/site/elreversista/historia


Classic From Ravensburger :

Link - http://www.ravensburger.com/index.htm


Anjar Co. :

Link : http://www.anjar.com/othello.htm


BECKER ASSOCIATES LLC :

Link : http://www.beckerassoc.com/PR.htm


Se você quiser ver a versão oficial japonesa sobre a criação do jogo é só clicar no link a seguir da Associação Japonesa de Othello , você terá que usar um tradutor é claro , a não ser que você fale japonês ( rs ) , A versão da história japonesa é bem poética .

Link : http://www.othello.gr.jp/r_info/history/


Essa é a versão francesa , na FFO – Fédération Française d’Othello ( Federação Francesa de Othello ) :

Link : http://www.ffothello.org/jeu/historique.php


Essa aqui é uma versão geral da história escrita em inglês na Wikipédia :

Link : http://en.wikipedia.org/wiki/Reversi


WOF – World Othello Federation ( Federação Mundial de Othello )

Link : http://worldothellofederation.com/


Museu de fotos da Federação Francesa de Othello ( Galerie Photographique ) :

Link : http://www.ffothello.org/musee/musee.php

Aqui também no museu de fotografias da Federação Francesa você encontra um cronograma dos tabuleiros de Othello desde seus primeiros modelos até a década de 1920 , inclusive os do John W. Mollett e do Lewis Waterman :

Link : http://www.ffothello.org/musee/musee.php?param_sous_categorie=vieux_reversi

Armadilha de Stoner , pelo blog Othello Classic :

Link : http://othelloclassic.blogspot.com/2010/03/armadilha-de-deshuesadora.html


Agora se você quiser ler mesmo as fontes em inglês , nos livros do Google Book’s , então a seguir posto os nomes dessas que são as três principais fontes e o link do Google Book para você pesquisar .


1 - The handbook of reversi , also fanorama , invasion , halma . Ayres F . H . , ltd – 1889

2 – Reversi and Go bang , by ‘ Berkeley ‘ . W H . Peel – 1890

3 – Reversi ; a Simple Treatise on the Game , Its Laws , and Hints for Playing it . Alice Howard Cady – 1896

Pesquise aqui , Google Book’s :

Link : http://books.google.com/


Bom , acho que já disponibilizei um bom material aqui e alguma explicação para quem um dia a procure em português , então fico por aqui .

Abraços a Todos e Até Mais

Nenhum comentário: