sexta-feira, 2 de novembro de 2012

World Othello Championship 2012 , Leeuwarden - Holanda


E mais um mundial se aproxima , e agora será em terras holandesas , em Leeuwarden na província de Frisia para ser mais exato . Tenho que admitir que esse tem tudo para se um dos maiores mundiais de Othello de todos os tempos , não só pelo número de jogadores que lá estarão participando , que passa dos 70 , ótimo número já que o record é do mundial de 2006 em Mito no Japão que reuniu 84 jogadores . Mas também pela grandiosidade de atenção prestada ao torneio , que já está na sua 36º edição .
Bom, não vou escrever um texto muito prolixo e monótono sobre o que esperar de cada jogador , acho que penso igual aos céticos e “ pés no chão “ que têm por ai , ao dar uma pequena olhada na lista dos nomes dos jogadores desse mundial , logo vejo que sim , há grandes jogadores , mas não consigo deixar de acredtar que os japoneses assim como nos últimos anos – mesmo sem Tamenori - levarão esse torneio também . Os jogadores japoneses têm algo que não podemos ainda entender muito bem , mas eles vêm além do que conseguimos em um jogo , fora o treino e o incentivo que se tem ao jogo muitas vezes desde da infnacia , muitos dos jogadores ocidentais só tiveram o primeiro contato com o jogo depois de adulto , que é o meu caso por exemplo , eu não sabia que esse jogo existia até os meus 24 anos ( Idade da decisão =D ) , fora o fato de por exemplo os japoneses e asiáticos em geral terem mais facilidades em exatas , será que tem algo a ver com suas escritas geométricas ? Bom , isso eu já não sei , só sei que são bons no negócio , se fosse apenas um puro raciocínio teríamos mais mestres japoneses no Xadrez , coisa que não há . Tem que ter a ver com seus talentos matemáticos mesmo . Mas olha só , só teram 3 japoneses essa vez , porém um deles é Yusuke Takaneshi que já foi duas vezes campeão mundia l e é nele que eu boto fé para ganhar mais esse campeonato , não que seja minha maior torcida , mas meu palpite é que ele vai ganhar .
E quem são os outros grandes ? Os de sempre e mais alguns , Matthias Berg , Nicky van den Buggelaar , Piyanat Aunchulee , Michele Borassi , Kazumi Okamoto , Takuji Kashiwabara , Emmanuel Caspard , Imre Leader , Martin Odegard , Milosz Cupial , Mami Yamanaka , Kunihiko Tanida e etc ... Nessa lista os que eu mais acredito são o Nicky que por ser holandês vai se sentir bem jogando em casa e isso pode ser um fator motivacional e Piyanat que sim , eu acredito que mais esse ano ele seja o jogador a chegar na final , é um jogador tailandês com pinta de mestre japonês , o restante dos jogadores da lista podem surpreender .
Agora o que eu quero ver nesse campeonato sem duvida são os jogos dos jogadores mais criativos , igual ao já sitado Nicky , que é um dos meus jogadores favoritos , mas também quero acompanhar os jogos do sueco Niklas Wattergren que joga de um jeito muito bonito , também gosto da precisão de Martin Odgard com seu jogo de posicionamento , Francesco Marconi pela mobilidade , do próprio Matthias Berg que sempre tem algo a ensinar em uma partida com sua habilidade para finalização , também gosto dos jogos do francês Arnaud Delaunay – viciado em mangas  - quero ver o jogo dinâmico do argentino Daniel Olivares , e também do francesinho esperto Arthur Juigner – O terror dos adultos (rs) - sem contar os do próprio Yusuke que sempre da show e suas partidas .
Como todos sabemos , e para quem não sabe ficará sabendo agora , infelizmente esse mundial não terá brasileiros na disputa , é uma pena já que eu estava ficando acostumado a torcer pelo Brasil nesses últimos mundiais . Mas , mais uma vez teremos argentinos no evento , e porque não esquecemos a nossa pequena “ rivalidade “ no futebol plantada pela rede Globo não tão inocentemente assim e torcer pelos nossos hermanos ? Aqui eu presto o meu apoio incondicional aos jogadores da equipe argentina de Othello , espero que eles tragam boas colocações no torneio . =] Fiquei sabendo de uma notícia sobre alguns deles não estarem bem de saúde , mas acho que já houve melhoras e estão prontos com malas e tudo para representar toda a américa latina nos países baixos .
Esse ano também marca algo legal para os amigos de Bintsa Andriani , o simpático malgaxe – Quem nascem em Madagascar – volta esse ano para as competições ofciais de Othello , ele não participava de tais competições desde 2009 quando por uma infelicidade foi obrigado a parar por um tempo . É um jogador que fico feliz em ver retornar ao mundo do Othello , boa sorte Bintsa !
Bom , o que dizer mais ? Nada mais , Agora é esperar e seguir a competição e torcer pelo seu jogador favorito , isso é se você tem um . =]
Se você tiver um palpite sobre quem irá chegar as semifinais ou ser o campeão do Campeonato Mundial de Othello 2012 sinta-se á vontade em comentar e dar seu palpite .
Pessoal , segue abaixo alguns links que os guiaram nessa jornada othelística :
O primeiro de todos os links , The World Othello Championship 2012 Leeuwarden , The Netherlands – November 7 -10 .
http://www.worldothellofederation.com/woc2012/
Informações em geral , Othello News - 36th World Othello Championship , 2012
http://othellonews.weebly.com/woc-2012.html
Página do Mundial no Facebook
http://www.facebook.com/events/257950227647794/297725080336975/?notif_t=plan_mall_activity
Lista com todos os jogadores participantes , país e ranking
http://othellonews.weebly.com/woc-2012-players.html
Os jogos serão transmitidos ao vivo nesse site aqui (Em esquema de transcrição , é claro . )
http://www.liveothello.com
Câmera ao vivo do que acontece no mundial ( Tivemos essa novidade já no mundial de 2010 se repetindo em 2011 e agora em 2012 )
http://embed.bambuser.com/channel/knebt
Agora os horários , pessoal eu vou passar no horário da capital Amsterdã , depois se informem direitinho sobre os fusorários em relação à nossa capital Brasilia , sempre que eu tento denominar um horário aqui eu erro .
Quarta-Feira , 07 de Novembro –Cerimônia de Abertura e Recepção ( Isso vocês não vão ver nas transcrições =D )
Quinta-Feira , 08 de Novembro das 9:30 às 19:00 ( Rondas 1 à 7 )
Sexta-Feira , 09 de Novembro das 9:30 às 17:45 ( Rondas 08 à 13 ) Ainda na Sexta-Feira : 18:00 à 19:00 ( Play-off , se necessário )
Sábado , 10 de Novembro Semifinais 1 , 2 e 3 , das 9:30 às 13:20 Almoço para o finalista e pessoal , das 13:20 às 14:10 Final 1 , 2 e 3 (Se necessário ) das 14:10 às 18:30 Jantar da Vitória , 20:00

4 comentários:

Andriani disse...

Olá Fabricio, você poderia me dar seu e-mail, eu tenho fotos de campeonato mundial de enviar para o seu blog.

Bintsa

Fabrício Silva disse...

Olá Andriani , eu enviei um e-mail para você , pode enviar por ali . E agradeço você novamente , sua colaboração é de grande utilidade para mim . =]

Assim que eu tiver tempo , escolherei algumas fotos para postar aqui no Blog .

Abraços Andriani

E Boa Sorte no Mundial .

Unknown disse...

Fabrício é um grande divulgador e incentivador de Reversi..um jogo excelente para trabalhar o cérebro..Aos que não acreditam nisso, deixo meu relato. aprendi a fazer melhores escolhas nas minhas decisões pessoais depois que passei a jogar frequentemente. Vamos jogar e divulgar mais esse ótimo exercício para todas as idades.. abraços do seu amigo Ricardo(Rico) monster Good

Fabrício Silva disse...

Valeu Ricardo, todos ajudamos na divulgação à nossa própria maneira.

Sim, o jogo é de total ajuda à elasticidade cerebral, ajuda na manutenção de faculdades como tomada de decisão, planejamento, intuição e etc.

Abraços Ricardo