quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Arthur Ribas VS Campeão Brasileiro de Othello - TV Game Over , Bandeirantes


Olá pessoal , tudo bem com vocês ?
Como alguns de vocês já sabem , eu tive a grande oportunidade de poder participar de um programa de televisão da TV local lá do estado do Paraná , claro que eu não precisei ir até lá porque tudo foi feito aqui pela Internet . O programa em pauta se chama Game Over , e é vinculado a emissora Rede Bandeirantes , é um programa que trata de assuntos ligado a jogos em geral , mas com maior foco em vídeo games , principalmente os jogos mais antigos , é apresentado pelos irmãos Arthur Ribas e Thiago Ribas que são duas simpatias de pessoas , ambos exalam humildade . =] ( Tenho que puxar o saco um pouquinho né =D ) Antes de mais nada eu tenho que agradecer a todos que estão envolvidos na produção do programa Game Over e principalmente ao Arthur , por que sem ele isso não teria acontecido , a sua paixão pelo jogo , e sua profissão ligada a televisão foram ingredientes necessários para essa grande oportunidade .
Bom , o que dizer ?
É como eu já falei e ele mesmo explicou um pouco no vídeo , tudo aconteceu quando eu estava aqui tranquilo , de férias , e resolvi fazer uma pesquisinha rápida sobre Othello Reversi no Youtube para ver dentre outras coisas se tinha algo novo para eu postar no meu blog , e foi ai que eu encontrei o vídeo dos dois apresentadores . Assisti o vídeo inteiro , pensando em como postar o vídeo no meu blog , mas eu também pensei : Tem algumas coisas que eu posso corrigir e acrescentar nesse vídeo , e então eu resolvi mandar uma mensagem ao Arthur , só que eu não queria que fosse uma mensagem pública , e para o que eu iria falar o sistema de caracteres do Youtube que só aceita 500 caracteres não seria suficiente para isso , então eu mandei uma mensagem privada , e foi ai que ele me respondeu de maneira até rápida , foi no dia seguinte que ele me respondeu de maneira entusiasmada sobre as coisas que eu tinha dito , então propôs uma entrevista , uma matéria comigo , mas como eu moro aqui em São Paulo e ele no Paraná isso não seria uma tarefa muito simples , e alem do mais eu sou meio tímido para ficar aparecendo por ai dando entrevista , eu me lembro quando eu estava la na Lapa , aqui em São Paulo e um repórter da TV Cultura quis me parar para fazer uma pergunta , tava filmando é claro , eu mal parei e sai rapidinho . =S Não quis nem saber . Meu primo tava comigo e ficou me questionando o por que eu não parei , mas foi isso , paciência .
Bom , dias passaram , meses passaram e eu não perdi o contato , inclusive já tinha jogado algumas com o Arthur a título de ensinamento . Mas vida corrida de um lado e vida corrida também do outro fez com que algum plano referente a isso minguasse . Eis que teve mais uma proposta do Arthur , e dessa vez eu topei , se tratava disso , de um desafio para ser jogado entre eu e ele , o apresentador do programa VS o Campeão Brasileiro de Othello , eu achei uma boa e topei . Dentre outras coisas seria legal para a Federação , e para o Othello em geral no país ter uma divulgação dessas , e modéstia a parte na minha opinião , vai ser uma das maiores já feita sobre o jogo no país . O programa vai para TV no dia 02 de Fevereiro , Sábado entre às 10h00 e 11h00 em todo o estado do Paraná , na Rede Bandeirantes . Pena que eu não vou poder ver . Rs
Você que é do Paraná não perca essa rara oportunidade de poder ver uma partida de Reversi passando na televisão , eu com certeza estarei lá , e sem dúvida o apresentador que me desafiou ... =D
Mas como o vídeo já está no Youtube , eu deixei ele ai em cima para vocês poderem ver .
Grande Abraço a Todos .

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Invasão Android


Olá a todos , Hoje abordarei um assunto que a muitos interessam , afinal , ter todas essas variedades de aplicativos de Reversi para celulares e Tablets é algo bom ou ruim ? A primeira vista parece uma pergunta nonsense , já que todos sabemos que para quem gosta de jogar uma partidinha em lugares onde computadores estão longe ou viajando ou até mesmo no intervalo do horário de trabalho , mas não é . E se você já sabe das facilidades que é ter um aplicativo no seu celular ou tablet nas linhas a seguir te mostrarei alguns contras disso .
Primeiros vamos falar da parte boa disso tudo , e são muitas . Eu me lembro que há poucos anos atrás eu sofria para conseguir baixar um aplicativo de Reversi para o meu celular , no meu celular V3 através da operadora Claro só tinha uma opção que era o Real Reversi , era bom , excelente aplicativo , mas nem se quer era gratuito , se eu não me engano tinha que pagar uns 4.50R$ para ter um baixado no celular , ainda tínhamos que obedecer uma certa burocracia para o download dar certo . Já no meu V8 era pior ainda , eu me lembro que comprei esse celular porque vi no site da Claro ( Ou escuro ? Sim, o meu chip ainda era dessa desgraça de operadora ) Que tinha uma lista enorme de opções para download , incríveis 1 opção ! E era um Reversi com uma estética pouco agradável , mas não me importei muito não , comprei o celular , paguei a taxa de download , baixei e o negócio bichou ... A porcaria do Reversi para V8 não rodava completamente , os desgr... me deixam 1 opção , e essa da bug na metade do jogo , absurdo ! Mas tranquilo , depois disso eu apenas desisti e fiquei me virando em um V3 velho que eu tinha ( Minha namorada ainda me baixou na Internet uma opção de Reversi e me mandou , e servia para instalação no meu V8 , mas era uma versão muito simples que não dava para fazer quase nada ) , esse já não era o meu original , e sim outro que tive que comprar ás preças para não ficar sem jogar longe de casa , no trabalho , o meu outro V3 eu perdi . Antes disso tudo eu tinha o ” meu “ famoso celular do meu pai , um LG Champ BX4170 , que tinha uma versão bonitinha e infantil no melhor sentido da palavra para Othello , sim isso mesmo . Ao contrário das versões mais modernas a empresa coreana adotou o nome oficial de patente Othello para comercializar o jogo , coragem à parte isso me valeu uma nova paixão que persiste até hoje .
Mas até o Boom da Android isso era tudo que eu podia ter em questão de Reversi em aplicativos , e mais nada . Então eu compro um Smartphone da LG e PÁ ! Uma variedade de versões de Reversi absurda e com a grande maioria gratuitas , era demais para mim que me acostumará com a lamentável 1 opção de sempre que para minha alegria ainda era paga e travava na metade do jogo , bom , agora sim . Foi uma grande sacada da Android disponibilizar um leque soberbo de variedade do jogo , e não só dele mas de outros jogos também , dos clássicos aos mais atuais e modernos .
Ta , e o que eu acho desse fenômeno ? Eu acho bom , tem seus prós e contra mais na somatória dos vieses tenho uma concepção positiva dessa nova tendência , ainda no que diz respeito a uma divulgação maciça do jogo pelo Brasil e o mundo , não é muito diferente da propaganda da Microsoft colocando a opção Reversi Para Internet nos computadores do sistema que foi vendido mundo à fora . Então dentro desse deslumbre eu vou falar abaixo alguns desses aplicativos que por um motivo ou por outro me chamaram a atenção .
Ache o Androidinho na Floresta Alienígena ... =]
Vou falar de alguns dos quais eu gostei mais e que você caso tenha um celular com esse sistema operacional ( Android ) poderá baixar também , e para começar eu recomendo o Reversi Free , é um excelente aplicativo com 10 níveis de dificuldades , e ainda você pode escolher entre duas versões de tabuleiros , um verde tradicional e outro vermelho , e também escolhe o estilo das peças , ou a branco e preta original ou uma meio robótica nas cores verde escuro com brancas puxado para o bege , ambas com bordas amarelas . Outro excelente seria o Ultima Reversi , com 5 níveis de dificuldades é tecnicamente superior ( Recomendo , joga muita bem ) ao Reversi Free , mas carece de layout de cores de peças e tabuleiros , só tem a versão clássica , verde com peças pretas e brancas . Outro é o DroidZebra , ele tem 11 níveis de dificuldades que vai desde 1 até 20 mais últimas 22 jogadas perfeitas , já pelo nome você que joga e tem uma experiência mínima já sacou o paralelo no nome com o WZebra , e essa versão é sim um WZebra de bolso , foi criado pelo programador Alex Kompel , e não , eu não sei se ele pagou algumas coisa para os criadores do WZebra para poder usar um gráfico que se não é igual é quase isso , ou se foi algum tipo de plágio , ou apenas bem parecido mesmo , já que ele usou outro nome e tem algumas características diferente , não inflija a lei de direitos autorais , e á entre nós , é sim o melhor aplicativo em termo de força que a Android tem , é quase que o mesmo nível do WZebra , creio que seria equivalente ao WZebra Nível – 8 mais ou menos , muito difícil de ganhar dele , eu já empatei uma vez em 32 a 32 . O problema é que ele não analisa jogadas e nem salva jogos . Outro grande aplicativo é o Blind Logic , esse te traz as opções de tabuleiros clássico ou um mais moderno de madeira , tem 12 níveis de dificuldades que vai 200 até 2400 . Não é mais forte que o DroidZebra mas é o aplicativo que eu mais gosto de jogar , o layout da a sensação de um tabuleiro de camurça verde ou um sintético de madeira e tem um esquema de pontuação on-line também , mas não sei ao certo como que funciona , é muito bom de jogar nele .
A penúltima versão que eu recomendarei para vocês é o Reversi , simplesmente Reversi , é um tabuleiro marrom , o próprio ícone dele para download aparece ele marrom , e ele talvez não tivesse nada demais (Apesar de a jogabilidade dele ser magistral , pois há bastante espaços para usar os dedos sem clicar nas casinhas do lado ) se não fosse por um detalhe fabuloso , se pode jogar on-line com ele , e ao contrário de outros aplicativos pseudo-on-line , esse funciona muito bem . Vai ter uma galera te esperando lá para jogar , e também tem japoneses , só que lá eles não são tão bons assim ... rsrs Outra vantagem muito legal é que você pode mudar de Nick a hora que quiser sem ter que fazer um novo cadastro , é só escrever o Nick que você quer usar e começar a jogar , você não perde os pontos , eles memorizam tudo no seu número de celular eu acho ... O.o . Ou “ ID “ do mesmo , se é que o número do cartão do seu celular não seja a sua própria ID cambiante , não entendo desses detalhes , mas o negócio é que você não perde os pontos . =] A não ser que perca partidas , lá você começa com uns 1500 igual a contagem do sistema ELO usado em sites de jogos por ai , e pode subir ou descer , só depende de você , meu Record lá é 2039 , a maioria só fica nos 1750 , alguns passam para os 1800 , poucos com 1900 , raros com 2000 e raríssimos com mais de 2050 , só vi 1 apenas inclusive passava algumas vezes dos 3000 pontos , mas ele era ( Sim , até lá amiguinho ) trapaceiro . =[ Mas é uma ótima versão , eu recomendo . E agora um que é meio fraquinho mas que é divertido , o CB Reversi , e para vocês homens de plantão o ícone desse Reversi para download é uma mulher charmosa e sensual te esperando para jogar ... =D ( É só uma jogadora virtual criada artificialmente , ela não é real viu tarados . Rs ) , então você clica para jogar e é um tabuleiro na posição panorâmica , de pedras . E aparece só as mãos da mocinha jogando , e tem um lacinho branco no braço , e se você ganhar dela ... Isso mesmo , ela aparece de corpo inteiro para você tipo uma coelhinha da Playboy , não fica nua é claro , mas com uma pose de capa de Playboy ... Rs , Baixe e divirta-se .
E a parte negativa dessa boa notícia Fabrício ?
Tem , essa boa notícia tem seus pontos negativos dos quais eu tenho a total consciência que foge as suas responsabilidades , digo dos programadores que estão ganhando dinheiro com isso , que á a má utilização dos aplicativos para trapaças no meio on-line , agora mais do que nunca está fácil ganhar uns pontinhos extras sem precisas fazer muito esforço , é só pegar seu celular ou tablet , abrir o aplicativo do jogo , de preferência um bem forte , e jogar contra alguém no computador , ta , eu sei que dava para fazer isso já usando outro computador ou um notebook , mas agora eu estou falando de celular , qualquer um pode ter um celular hoje em dia , e por “parível que incriva “ não é todo brasileiro pelo menos que tenha um computador ou notebook em casa , mesmo com um tempo da inclusão digital em pauta . Então o que eu vou falar a seguir pode parecer besteira , mas a facilidade de trapaças em sites na Internet aumentou exponencialmente nos últimos anos devido às facilidades de burlar os programas anti-cheaters dos sites , com um celular nas mãos e um aplicativo competente e uma certa habilidade em manipular computador e celular ao mesmo tempo , um espertinho pode enganar qualquer um . Digo isso porque está mais que na hora dos programadores inventarem algum método eficiente que possa detectar esse tipo de comportamento , ou estaremos a mercê das nossas intuições mesmo , a minha é boa , mas nem sempre . Os programas anti-cheats de sites como o Flyordie são baseados na oscilação da página de jogo , ou seja , se alguém começa durante uma partida a clicar muitas vezes fora da janela o site detecta aquilo como uma eventual trapaça e marca o jogador , o site não quer nem saber se você tava mesmo usando algum programa ou apenas conversando com uma amiga ou amigo no MSN ou Facebook , ele pode te marcar e ponto . Em sites como o PlayOk por exemplo , o método é outro , eles colocam na própria tela de jogo quando um jogador está por algum motivo obscuro clicando fora da janela de jogo , o que faz com que seu oponente desde que não seja bobo ou novato na página , perceba que alguma coisa estranha pode estar acontecendo , os jogadores honestos mais precavidos sabendo que podem facilmente ser confundidos com cheats tentam não proceder de tal forma , já alguns cheats um tanto o quanto desprecavidos para não dizer burros mesmo , por não estarem acostumados com o sistema se entregam sozinhos saindo da janela de jogo . Claro que também há aquelas exceções de jogadores honestos que saem o tempo todo da janela e os trapaceiros que nunca saem ( Sim, com um bom aplicativo no celular tem como fazer isso sim ) . Mas eu estou dizendo aqui a grosso modo , ainda no PlayOk tem como ser marcado por outro jogador , ai vai daquela , se você for marcado e não usar programa , quem te marcou perde um pouco da credibilidade ao você falar para os outros o que ele te fez , mas esse método depende de jogadores bons para saber discernir entre um bom jogador e um jogador usando cheat , se ele acertar beleza . E olha só , esses dois ou três modelos são basicamente os únicos que temos por ai , mais nada . Se não for possível inventar algum programa que reconheça o comportamento de um trapaceiro , coisa que alguns sabem burlar muito bem usando ás vezes só durante a metade o programa , um amigo meu chamou essa categoria de jogadores de On-Off , que já no nome diz no que consiste a prática da categoria , então vai ficar difícil de vencer essa empreitada , e só teremos mesmo a opção do modelo intuitivo onde nós mesmos seremos o programa anti-cheats e seja o que Alá, Buda , Shiva ,Deus ou seja lá o que quiser .
DroidZebra
Blind Logic
Reversi Free

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estrutura da Inteligência Artificial Aplicada no Jogo Othello


Olá a todos
Em um comentário no meu blog o leitor e jogador Bruno me apresentou um link de um artigo feito por alunos da faculdade Unicamp , que falava sobre Inteligência Artificial usando o jogo Othello como plataforma , e eu tinha já adiantado que futuramente faria uma postagem sobre o tema , e esse dia chegou . Há um tempo eu fiz uma postagem sobre IA , foi logo no meu primeiro ano de blog , e eu achei que deixei até bem elucidado os conceitos básicos de operação de um programa , mas vejo agora nessa postagem a oportunidade de agregar mais alguns conhecimentos há vocês .
Ao contrário da minha primeira postagem sobre o tema , dessa vez eu não vou me alongar muito no assunto , tentarei ser um pouco mais sucinto . Vou falar somente da estrutura básica do estilo e tipo de programa que foi elaborado pelos alunos da Universidade , para maiores esclarecimentos deixarei alguns links abaixo na postagem , inclusive o link da minha primeira postagem sobre IA dos programas de Othello .
O artigo foca em três tópicos principais , são eles :
Heurística MiniMax Alpha-Beta Pruning
O que são eles ?
Heurística
Vamos começar pela Heurística , que é basicamente uma forma empírica de descobrimento dentro do aparato do intelecto humano ( Até onde sabemos por enquanto ) envolve raciocínio intuitivo dentro de um escopo onde prevalecem informações incompletas . E como isso se aplica dentro de uma “ máquina “ de jogar Othello ?
Não é difícil imaginar como , é só fazer uma analogia dentro da psicologia humana , de como usamos heurística no nosso dia a dia e nem nos damos conta , por exemplo : Vamos supor que você tem que sair de casa às 12h00 para ir trabalhar , levando em consideração que o seu carro está na oficina e você terá que ir a pé até a estação de trem ou ônibus mais próxima da sua casa , porém você olha para o céu e ele está nublado . O que fazer ? Você simplesmente pode se lembrar que no dia anterior começou a chover por volta das 12h30 , e você olha para o céu de novo e calcula que vai começar a chover mais ou menos há essa hora , mas tardar umas 12h40/50 , então você pega o guarda-chuva e sai para trabalhar , levando é claro um bilhete ou o dinheiro da condução . Isso que você acabou de fazer foi bolar uma estratégia para não se molhar com a chuva e não ficar sem transporte para ir trabalhar , isso é uma forma de Heurística . ( É claro que esse tema vai muito além do que isso , eu só estou querendo fornecer uma ideia geral e simples do que é uma Heurística na sua estrutura mais básica , vocês vão precisar disso para entender o que vou dizer a diante ) .
Bom , dentro de um programa de Othello não chove e nem tem carro na oficina e muito menos trem ou ônibus , então como formar uma estratégia para vencer no jogo Othello ? Simples , é só saber qual são as propriedades do jogo , e para se usar a Heurística no Othello basta fomentar os seguintes tópicos :
1 – Fase do Jogo
2 – Forçar cantos e potenciais
3 – A estabilidade de canto
4 – Estabilidade borda
5 – A estabilidade interior
6 – Mobilidade
7 – Vantagem de peças .
A partir dessas 7 variáveis ( Que são as possibilidades dentro desse mundo de bits , elas são nossa chuva , trânsito , trem , ônibus , horas , guarda-chuva e etc ) é que formamos a nossa base para agir sobre um plano de ataque e defesa , defesa essa que vai ficar por conta da MiniMax que trato a seguir .
MiniMax
Minimax seria a capacidade de tomar decisões prevendo o menor número de perdas possíveis , sei muito bem que isso tem ligação com a famosa Teoria dos Jogos que é aplicável em vários ramos dentro do conhecimento humano como Matemática , Filosofia , Ciência Militar , Engenharia , Ética e etc .
Mas vamos focar na sua vertente virtual , que dentro de um programa tem a missão de minimizar as perdas , dentro do Othello seria a capacidade de proteger o maior número de peças possíveis , e ao mesmo tempo que se defende consegue abrir vantagem sobre o oponente , até quem sabe uma possível vitória .
MiniMax Para Othello
Assim como a Heurística dentro da IA , a MiniMax também tem os seus tópicos , são eles :
( Copiadas na integra do artigo )
1 – Informação completa : Não há dados do jogo escondidos 2 – Determinístico : Uma ação determina uma mudança do estado do jogo , sem influência randômica . 3 – Baseado em Rodadas 4 – Temo Limitado : Nosso algoritmo não poderá ficar pensando por muito tempo .
Traduzindo tudo isso , a primeira seria a informação de que não há coisas escondidas no jogo Othello igual um jogo de baralho , pôquer , dominó e etc
O segundo onde diz que é determinista , e isso quer dizer que assim como um sistema caótico uma peça pode mudar todo o caminho de um jogo , igual a um “ Efeito Borboleta “ com uma pequena atitude você pode mudar todo o final . Mas sem se abster das regras simples , e não há regras que o tornam imprevisível como por exemplo os jogos onde se utiliza dados . ( O dado de 6 lados mesmo )
O terceiro é simples , é um jogo baseado em alternações de vez , uma vez é um jogador , na outra vez é o outro jogador , ao menos que alguém passe .
O quarto diz que o programa tem que ter um tempo mínimo de cálculo , pois ninguém está disponível para uma partida que dure horas .
Pronto , temos o arquétipo de um bom programa de Othello , agora se une a Heurística mais a Minimax para obter uma jogada boa , sabendo onde devemos focar para atacar e onde devemos focar para não deixar o adversário prosperar e autodefender -se . Esse programa estaria quase apto ao embate , eu disse quase , e é isso mesmo , quase . E eu explico por quê:
Porque falta uma outra pecinha ai do quebra-cabeça , e essa pecinha fundamental tem o nome de Alpha-Beta Pruning .
Alpha-Beta Pruning
Esse é o mais simples , e assim como os dois anteriores , também trabalha em conjunto , ele é o responsável por buscar e diminuir os “ Nós “ da árvore de possibilidades MiniMax , ou seja , assim que ele vê uma jogada ruim por essa levará a uma situação ruim , ele para e segue adiante na posição de um " Nó " melhor , se nessa linha ele encontrar novamente algo ruim , ele para e vai na direção do melhor “ Nó “ até encontrar a melhor jogada , é um software de força bruta , ele sozinho sem orientações não serviria de nada , mas com a função de avaliação e sabendo o que procurar ele se torna quase perfeito .
O artigo ainda fala algo que eu acho muito legal , sobre as descobertas dos resultados completos dos "Othello" em 4x4, e 6x6,( Sei que também há o 5x5 , esse eu fico devendo ).

Há 64 casas em um tabuleiro de Othello oficial de 8x8 , pois bem , 4 dessas casas já estão ocupadas com as duas peças brancas e pretas , sobrando 60 casas , que por sua vez é um número par , certo ? Quem começa a jogar no Othello oficial é o jogador com as peças pretas , que por sua vez tem uma imensa área par a sua espera , de 60 casas , e sabemos que pela Teoria do Número Par , quem começa a jogar em uma região par não terminará fazendo o último movimento pegando as últimas peças daquela região , então à priori sim , as peças pretas já começam o jogo em desvantagem .
Vamos ver sobre as outras versões de "Othello" o que acontece .
Posição Inicial
Valor das Posições
No "Othello" 4x4 , há 10 Milhões de possíveis jogadas , onde termina sempre com a peça branca vencendo com uma margem de 8 peças à frente do seu adversário , o jogo todo é calculado em 1 segundo .
No "Othello" 6x6 , que eu considero a versão mais chata do Othello , existem 3.5 Trilhões de possíveis jogadas , onde sempre a peça branca termina na frente com 4 peças sobre as pretas , o jogo todo é jogado em 100 horas .
Assim como acredito que alguns de vocês já saibam , o Othello 8x8 que é o nosso queridíssimo Othello oficial não está solucionado ainda , mas já podemos imaginar as proporções astronômicas que um cálculo para ele levaria . Estima-se que existam mais ou menos uns 10 seguidos de 54 zeros de “ Nós “ nessa projeção , é muita coisa .
Pessoal , o que colocarei abaixo é uma explanação sobre um assunto que foge um pouco do escopo do tema da postagem , mas tem unidade por digressão do assunto inicial .
Só para acrescentar , é lógico que não há pontos perfeitos em alguns dos trechos do artigo , tal como no começo quando disseram que o jogo foi inventado no ano de 1883 baseado no jogo GO . Ora , se foi em 1883 automaticamente entra em discrepância com a história oficial da invenção do jogo , onde diz que o jogo foi inventado em 1971 por Goro Hasegawa baseado no jogo GO . Ta bom , eu sei , realmente a história extra-oficial é a de que dois britânicos londrinos tiveram ideias parecidas para inventarem cada um ao seu modo o jogo Annexation e reversi em 1888 , ou meados desta mesma data , mas não há registros de que eles tenham se baseado no clássico chinês GO , então o que os estudantes do artigo fizeram nesse trecho foi uma misturéba , onde colocaram o GO na data de invenção de Mollett e Waterman os londrinos patenteadores da ideia . Mas olhem , existe sim a possibilidade de tanto Waterman e Mollett ( Não , se você acompanha o meu blog , você sabe que eles não eram sócios e teve um grande rolo na época por causa de brigas por patentes ) como também Goro Hasegawa terem se baseado no jogo GO , já que esse é sim bem antigo e tem uma dinâmica similar a jogo Othello , o que o poderia colocar tranquilamente como um “ primo “ do jogo Othello dentro desse ramo , porém essa ideia de unidade só vem de informações anedóticas , onde quem disse foram o Sr. Hasegawa e seu sócio na época , Jim Becker . Mas como já discuti isso aqui no meu blog algumas vezes e não quero me alongar muito dessa vez , eu vou deixar o link abaixo junto aos outros para você verem mais ou menos como que foi esse rolo na época lá na Inglaterra para que vocês tirem as suas conclusões . Mas só para terminar , agora esse ano e creio eu que desde do final do ano passado , ta tendo lá no Japão o Othello World Cup 2013 , onde ocorre alguns torneios separados por algumas categorias de jogadores convidados , e esse evento também está servindo para a divulgação do novo jogo do Sr. Hasegawa , o Miracle5 . Que é um jogo com uma estrutura muito similar ao já há muito tempo tradicional jogo Gomoku , só que em um tabuleiro dimencionalmente menor , eu joguei e vou deixá-lo ai para quem quiser jogar também , é legalzinho , mas nada de “ A grande invenção do milênio “ , e nem se propôs a isso , mas para uma mente que foi capaz de inventar um jogo tão complexo em suas minúcias como o Othello , eu sinceramente esperava mais . Outra coisa é que acredito eu que foi o primeiro jogo desde de que inventou o Othello em 1971 que ele criou , e para um inventor é muito tempo de espera , sabe , tudo isso só me leva a crer naquilo tudo que eu já tinha dito antes , o Othello não foi invenção , foi uma patentiação . A não ser que o Sr. Hasegawa tenha tido uma criptomnésia ( Estado psicológico onde alguém tem uma ideia alheia e acredita ser de sua autoria de forma inócua , ou seja , inocente ) eu acredito sim que a ideia original partiu dos londrinos no século passado ou todo mundo , incluindo Hasegawa , partiram da ideia base do jogo GO ( Inclusive existe artigos do jornal The New York Times de 1895 comparando o reversi ( A letra érre em minúscula mesmo por causa de patente )ao jogo GO) . O que não estaria errada com a versão oficial da criação do jogo na década de 1970 , mas o que é a meu ver é muito mais improvável de se acreditar levando em consideração a extrema similaridade entre o Othello e o Reversi londrino , que a ideia base partiu de lá mesmo , e não do jogo Go . Mas vai saber né ... .
Outro ponto que eles vacilaram um pouco foi ao poupar nomes como IAGO , que foi o primeiro software de Othello já criado , o campeão japonês de 1976 Fumio Fujita o derrotou , o jogo aconteceu em Pasadena na Califórnia , Estados Unidos e também The Moor , que foi o primeiro programa a conseguir ganhar de um jogador de Othello no mundo , e isso aconteceu em 1981 e o jogador foi Hiroshi Inouie , até então campeão mundial de Othello em 1977 e 1979 , durante um evento que reunia jogadores humanos e programas em um campeonato só . Um artigo que se sujeita a falar de software de inteligência artificial não pode cometer tais equívocos históricos , afinal de contas , são alunos universitários , certo ?
Obrigado a todos .
Encerrei o meu acréscimo aqui , com exceções dos dois links à mais que colocarei no final .
Pronto pessoal , falei o básico já , quem quiser saber mais se aprofunde no próprio artigo e nos links que deixarei no final da postagem .
Links :
Heurística - Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Heur%C3%ADstica
MiniMax - Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Minimax
Alpha-Beta Pruning
http://en.wikipedia.org/wiki/Alpha%E2%80%93beta_pruning
Como um Programa Pensa - Othello Classic
http://othelloclassic.blogspot.com.br/2009/10/como-um-programa-pensa.html
Especial , Quem inventou o Othello , Mollett , Waterman ou Hasegawa ? Saiba um pouco mais dessa história .
http://othelloclassic.blogspot.com/2011/07/quem-inventou-o-othello-mollett.html
Miracle5 ( Está no site da Japan Othello Association )
http://www.othello.gr.jp/taiken/game.html
GO - Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Go
Gomoku - Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gomoku
MC906 - Introdução à Inteligência Artificial
Prof. Anderson de Rezende Rocha
Alunos
Bruno Caminada
Daniel Machado Reis
Paolo B. Nunes da Silva
Stallin E. Ferreira da Silva
http://www.ic.unicamp.br/~rocha/teaching/2011s2/mc906/seminarios/2011s2-mc906-seminario-04.pdf
Página do Bruno , leitor que comentou no meu blog e me mostrou o link :
http://ishiai.multiply.com/

sábado, 12 de janeiro de 2013

Uma Tarde de Othello no SESC Ipiranga


Olá pessoal , tudo bom com vocês ?
Primeira postagem do ano e essa é daquelas que você nem imagina acontecendo aqui no Brasil . Ao fazer um pesquisinha básica na Internet me deparei com umas fotos de uma criançada jogando Othello , em um tabuleiro de plástico eu acho , estendido no chão , era uma daquelas versões gigantes , porém de 6x6 e não o oficial de 8x8 , eu logo pensei que fosse alguma rua do Japão ou qualquer outro país , mas não . Para a minha surpresa era aqui mesmo no Brasil ( Apesar que tem sim alguns olhinhos puxados ali só para marcar presença ... =D ). E nem tão longe , era um evento realizado pelo SESC Ipiranga onde apresentaram para as crianças versões gigantes de jogos como Trilha ( Também conhecido como Moinho ) um jogo que creio ser direcionado ao público infantil com o nome de “ A Raposa e os Gansos “ e o nosso Othello . O evento foi um presente do Dia das Crianças do ano passado prestado pelos colaboradores do SESC .
Os SESCs são isso mesmo , promovem a atividade cultural , entretenimento e saúde . Era em um lugar igual a esse mesmo que poderíamos encontrar uma cena dessas , seria tão legal que a nossa cultura , a famosa cultura brasileira , fosse arquitetada com os fundamentos da estrutura de um SESC , todos teríamos mais condições de fazer parte de uma sociedade igualitária e democrática de verdade . Talvez mais brasileiros começassem a amar a leitura , a boa música , a ter definitivamente uma consciência política , uma consciência com o mecanismo fino e sensível da biodiversidade e os recursos do nosso planeta , seria legal se tudo isso acontecesse , e ainda de quebra poderíamos sim ter mais fissurados por Othello no país , e ter mais jogadores e entusiastas nos nossos campeonatos , parece que não , mas tudo isso e até mesmo isso é reflexo da educação e do nível educacional que uma nação tem e está .
Parabéns aos realizadores do projeto , que façam mais vezes isso me por favor me convidem também poxa , até mesmo por que eu faria o maior sucesso lá dizendo que sou o atual Campeão Brasileiro de Othello ( =D ) , além do mais faria uma média ganhando da criançada só para falar que sou o bom ... Éééé ! , Brincadeira pessoal . mas seria legal até para servir de divulgação do jogo em maior escala não só para talvez possíveis futuros jogadores que ali estão no meio da criançada , mas também para os adultos em volta , quem sabe fisgue o interesse pelo jogo em algum deles , quem sabe o SESC não se interesse e faça mais desses eventos envolvendo jogos de tabuleiro , e porque não , quem sabe o SESC não sedie um Campeonato Brasileiro de Othello ? Fica ai a dica pra vocês . =]
Bom pessoal , eu vou ficando por aqui , um grande abraço a todos .
Tchals !
SESC Ipiranga , Rua Bom Pastor , 822 , São Paulo .
Site onde eu li a informação ( Xuti Game Development )
http://xuti.net/2012/10/15/sesc-ipiranga-jogos-de-tabuleiro-gigante/
Sequência de fotos , as fotos estão um pouco sem foco , mas ainda podemos ver a criançada se divertindo . ( RS )
01
02
03
04
05