sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Uma Breve Síntese Metafórica






Como penso jogando Othello/Reversi?


O jogo Othello/Reversi é um jogo de raciocínio altamente abstrato, ao contrário de jogos como Xadrez ou Damas em que as peças vão sumindo, deixando cada vez mais casas vazias no tabuleiro, no Othello isso não acontece. A cada movimento, as casas vazias vão diminuindo e o número geral de peças aumentando.


Costumo dizer que o Othello é um jogo entrópico, do termo entropia utilizado no estudo da física, que se refere a desorganização que a matéria tem com o tempo (um ovo quebrado não volta mais a forma original) tudo na natureza tende à desordem, e assim é o jogo Othello; começa organizado e fica mais caótico a cada movimento.


Então, também poderia utilizar outra metáfora aqui, como se o jogo fizesse um paralelo com o que vejo nas bolsas de valores. Então as peças seriam como ações da bolsa, a oscilação no valor de cada peça varia de acordo com o contexto.


Logo, se vejo que uma peça tem valor ao meu oponente, eu extraio ela (reverto para a cor da minha peça) para que ele não a utilize. Se vejo que uma peça minha tem valor, a uso no momento oportuno, e abro mão dela se perde o valor.


Nesse jogo, ganha quem sabe segurar ou abrir mão de peças na hora certa, e quanto mais antecipar o "valor de mercado" melhor será para você.


É um jogo muito interessante.

Nenhum comentário: