domingo, 4 de outubro de 2009

Reversista - O Campeonato Espanhol se aproxima , como você deve saber em 10 de Outrubro em Barcelona a sua cidade natal , e com ele a responsabilidade de tentar se classificar para mais um Mundial , você sente-se forte para conquistar esse título Espanhol e quebrar o “ jejum “ de 2 anos sem títulos 2007 e 2008 ... ?


Mario - Eu tenho dois anos sem jogar na Espanha e esse ano será o terceiro sem jogar . Me da muita tristeza não poder estar no projeto de Othello que se iniciou em 2004 , relançando torneios nacionais . Acredito que estão fazendo um trabalho fantástico na promoção do Othello na Espanha , espero voltar para Espanha dentro de alguns anos e ajuda-los o máximo possível . Mais desde o final de 2006 eu fui viver em Hong-Kong e agora na China , não tenho a possibilidade como antes de jogar na Europa , mais abriram novas possibilidades na Ásia .



Reversista - Qual é o Espanhol além de você , que você apontaria como uma revelação para a conquista inédita de um Campeonato Mundial ?


Mario - Sem dúvida este é Ruben Saiz . Como demonstrado em Atenas 2007 tem um nível para estar no topo e tem a experiência necessária . Os Espanhóis sabem que ainda não podemos estar no topo , no entanto , temos melhorado muito nos últimos anos e esperamos que algum novo jogador chegue ao pódio em algum dia .



Reversista - Bom , fiz essa mesma pergunta para o Matthias Berg , se você realmente se classificar para o Mundial de Gent na Bélgica , teria algum jogador que você não gostaria de enfrentar no Mundial por considerar um jogador muito forte ?


Mario - Acho que ninguém quer enfrentar o atual campeão mundial , Michele Borassi . Nem os Japoneses que sempre têm um nível altíssimo ou as lendárias estrelas do Othello que levam mais de 20 anos jogando torneios .



Reversista - Agora uma pergunta curiosa para finalizar , diante de suas viagens pelo mundo participando de torneios de Othello , você deve ter conhecido vários jogadores e convivido por tempos curtos com eles , quais os jogadores mais legais para amizade que você já conheceu ? Hideshi Tamenori me parece as vezes ser um cara sério , ele é assim mesmo ou é só impressão ?


Mario - Durante esses anos , eu conheci os jogadores que eu sempre quis conhecer . Não posso citar apenas um , mais quero dizer que a maioria são pessoas respeitáveis , simpáticas e divertidas . Muitas vezes pensei na sorte de poder ter este tipo de reuniões com gente de todo o mundo , geralmente cada país tem seu estilo de gente e suas maneiras de ser . Pela relação que eu tive com os Holandeses eles são os mais divertidos , os Franceses me ensinaram muitíssimo bem e os Tailandeses me trataram como alguém especial em minha estadia ali .


Tamenori é simplesmente genial , uma pessoa séria no jogo mais divertida , amável e disposto para o que quer . Ainda me lembro na Islândia como ele saltava de alegria no palco quando lhe deram o troféu depois de tanto tempo sem ganhar um mundial . Mais me lembro foi o seu sétimo título , e parecia ser a primeira vez .

4 comentários:

Fabrício Silva disse...

Sim Mario , eu também adoro ver gente falando e escrevendo sobre esse jogo aqui que tanto aprendemos a amar . E sempre incentivo mais e mais gente a gostar também . Eu já perdi as contas de quanta gente eu já ensinei e tentei ensinar esse jogo , foram muitas e continuo tentando . teve até uma sena um dias desses , onde vi que um amigo do meu primo tinha um celular igualzinho ao que meu pai tinha e onde eu aprendi a jogar Othello/Reversi . e o perguntei se lá tinha o tal jogo . Ele me indagou : “ Tem O que ?! “ . E eu disse Othello ... então pegamos o celular dele e meu primo o ensinou a jogar enquanto eu o expliquei algumas coisas que acontecem sobre o jogo mundo a fora e sobre o campeonato Brasileiro que vai acontecer esse mês , e o incentivamos a tentar aprender o jogo . Ele tinha esse celular a uns 5 anos e foi a primeira vez que viu um pouco de graça no jogo ...

É esse nosso papel enquanto jogadores de Othello , fazer esse jogo ser mais conhecido , e sempre farei isso enquanto eu puder ... =]


Abraços Mario

Anônimo disse...

Acho que já ouvi falar desse cara mais não sei onde , acho que foi aqui no seu blog mesmo rsrsrs parabéns pelo blog

Jorge disse...

He oído a algún jugador en España decir que echaba de menos a Mario. Normal, pues es uno de los jugadores más carismáticos que tenemos.

Destacar especialmente las partidas entre Rubén y Mario, hoy entre los 10 primeros europeos según la lista FFO.

Curiosamente, así como Mario ganó los Campeonatos de España que se disputaron, en el Abierto de Barcelona (ahora EGP) creo recordar que el balance es favorable a Rubén. Sería estupendo volver a ver más partidas en vivo.

Muy buena entrevista.

Fabrício Silva disse...

Sim , eu fui persquisar sobre esse Rubén Saiz e vi que ele é muito bom mesmo também , inclusive vai a esse mundial na Bélgica ...

E seria legal sim ver essas duas feras jogando mais vezes para ser tipo um tira teima , já que no retrospecto entre os dois é equilibrado ...

Abraços Jorge e Obrigado