quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ranking Mundial de Othello , Difícil de Entender ...

Ranking Mundial de Othello ( Atualizado em 25 de maio de 2011 )





Alguém ai consegue entender o Ranking Mundial de Othello ?

Bom , eu não me aprofundei muito no assunto , até mesmo por que só estou postando isso aqui agora para não deixar o final do mês passar em branco , pois estou esperando as respostas de uma entrevista que fiz a alguns dias já , é difícil ter que esperar pelos outros ...

Voltando ao assunto , a responsável pelo ranking é a respeitadíssima Federação Francesa de Othello e eu sei muito bem que o ranking funciona da seguinte forma : São contados todos os jogos de cada jogador desde de 1992 , e então é feito um balanceamento entre derrotas , vitórias e empates , e somente com jogadores oficiais , porém o que se vê nesse cálculo que é feito por algum programa , creio eu que o sistema ELO , é uma tabela de Top de jogadores pra lá de duvidoso .

Primeiro , parece que o fator “ Vitória “ em partidas têm um valor maior do que vitórias de torneios e campeonatos , ou seja , mais vale você ganhar 10 partidas em um campeonatinho no sul da Itália ou Zimbábue do que ganhar o Campeonato Mundial de Othello uma vez . Não sei , mas vendo a lista de jogadores que é claro que há excelentes jogadores , vemos outros que sem dúvida são bons , mas que por mera dedução e lógica não estariam entre os 15 melhores jogadores do mundo .

Pois bem , alguém ai sabe quem é Kikuchi Tokumaru , jogador do Japão ? Pois bem , ele está em terceiro lugar no Ranking Mundial e o cara é reconhecido como um jogador 4 DAN , ou seja , nível 4 , para quem não sabe esse estilo de classificação se eu não em engano foi adotado pelos japoneses e é medido pelo seu desempenho ao jogar contra os jogadores japoneses em Campeonatos Oficiais , quanto mais você vencer em um campeonato assim , melhor vai ser o seu DAN , mas por jogabilidade é possível sim deduzir o DAN de jogadores que nunca nem se quer pisaram no Japão , o Ben Seeley que é Americano e é considerado 5 DAN , e apesar de já ter ido até o Japão , nunca disputou um torneio somente de Japoneses .

Então , Kikuchi é bom , mas suas melhores participações são um quinto lugar em 2004 no Campeonato Japonês , e um décimo quarto lugar no Meijin também em 2004 . Obs ele nunca participou de um Mundial ! E mesmo assim ele está em 3 Lugar no Ranking Mundial ?!

Com o jogador Canadense Tim Krzywonos , sexto lugar , as coisas melhoram um pouco , porém não vejo motivo para ele estar na lista dos 15 melhores jogadores do Mundo , ta certo que ele ganhou vários torneios de Othello lá no Canadá , 6 no total , entre os anos de 2000 e 2010 , e dois nos Estados Unidos em 2002 e 2003 , mas cá entre nós , o Canadá tem bons jogadores , Jack Fu é um bom exemplo disso , porém o Canadá não é reconhecido mundialmente como um “ point “ de jogadores do mais alto nível , até mesmo somente recentemente teve criada sua Federação de Othello ... Tim já participou de 5 Mundiais , isso sim é notório , mas teve passagens modestas em todas elas .

A lista tem mais , Seunguk Hong , sétimo lugar , Campeão Coreano de Othello em 2009 , ótimo e só isso mesmo ... Será que David Shaman não fez mais que ele ?

Jian Zhou , oitávo lugar , tá ... resumidamente suas duas melhores apresentações no Mundo do Othello foram os seus dois títulos no Shanghai Othello Open . ( Aberto de Othello de Xangai ) em 2005 e 2008 . Ótimo , não estou falando de forma alguma que isso seja ruim , pelo contrário , é difícil e já por si só mostra que o jogador é realmente bom , mas a questão aqui é se realmente isso é o suficiente para ser considerado entre os melhores do mundo , e olhando as coisas por um parâmetro humano e embasado em um pouco de conhecimento sobre a história do jogo , é óbvio que não . Por exemplo Ben Seeley que não esta nessa lista foi por acaso 2 vezes Campeão Mundial , em 2003 e 2004 , ele sim poderia pensar em estar nessa lista .

Kurita Seiya , décimo terceiro lugar , pois bem ... Esse está numa posição na Tabela que pelo seu nível técnico que é de incríveis 7 DAN , justo . Só como parâmetro Hideshi Tamenori que já foi 7 vezes Campeão Mundial é considerado um jogador de nível 9 DAN . Ele teve boas participações recentes como o terceiro lugar no Campeonato Japonês em 2010 , o quarto lugar no Meijin e o segundo lugar no Ouza-Sem todos os dois também em 2010 . São campeonatos difíceis , mas não são ainda um Mundial que é o que falta a ele ainda . Mas por enquanto não é nenhum erro grotesco ele estar na lista , mas há vários outros que poderiam ocupar o seu lugar sem a lista perder em nada a sua justiça .

Eddie Williams , décimo quarto lugar , suas melhores participações são justamente a vitória no Campeonato Americano de 2007 e outro título agora , o Cincinnati Open , fora isso teve participações modestas , não sei exatamente o por que ele esta na lista dos 15 melhores jogadores do mundo , se não for pela aquela minha explicação inicial , o números de vitórias em partidas , e não de vitórias ou colocações em Campeonatos e Torneios .

Sem mais , os outros jogadores são até compreensíveis estarem lá , são realmente bons e têm história . Mesmo reconhecendo que o Mario Madrona que é um jogador por quem eu nutro uma enorme admiração , tanto quanto jogador , quanto pessoa , não seria realmente o quarto melhor jogador do Mundo , ao menos por enquanto não . Se assim fosse poderíamos também colocar o Holandês Nicky Van Den Biggelaar nessa listagem pelo seu vasto caminho vitorioso no Mundo do Othello , o Mario tem vários títulos , inclusive um Tri-Espanhol de Othello , mas na balança o Nicky tem mais . Fico feliz em ver o Mario em um posto assim tão alto , mas sendo racional acho que ele mesmo , pelo jogador humilde que é , não concordaria exatamente com um quarto lugar no Ranking Mundial , à frente inclusive de um Hideshi Tamenori que é um jogador que eu sei que ele assim igual a muitos , tem também uma grande admiração e um respeito como pessoa e jogador .

Na lista tem ainda , Yusuke Takanashi , primeiro lugar , Hideshi Tamenori , quinto lugar , Masaki Takizawa , nono lugar , Michele Borassi , décimo primeiro lugar , e Kenta Tominaga , décimo quinto lugar , dentre outros .

É bom deixar claro aqui algumas coisas , uma é que por um motivo que eu ainda não sei qual foi , os pontos ganhos durante o Mundial de 2007 na Grécia foram cancelados , eis um dos motivos para o Mario Madrona por exemplo pular alto na tabela , e independente de merecer estar lá ou não no Ranking dos 15 Melhores jogadores do Mundo , todos jogam sim muito bem e eu não estou desmerecendo ninguém . Outra coisa é que as minhas referências foram todas tiradas da página " The Othello Wiki Book Prokect " que pode estar desatualizada , e pode cada jogador desses ter mais méritos dos quais eu consegui ver ... É isso .

Então de qualquer forma , parabéns a todos por estarem lá ... Mas somente quis deixar aqui registrado o meu ponto de vista .

Sem mais , obrigado a todos .

9 comentários:

Jorge disse...

En mi opinión, el problema no está en el sistema de clasificación. El problema es que se juegan pocas partidas.

Por ejemplo, en un año, normalmente sólo 4 japoneses juegan contra unos pocos europeos en un solo campeonato (el WOC).

El problema es mayor con jugadores todavía más aislados que ni siquiera juegan el WOC.

Respecto a "mais vale você ganhar 10 partidas em um campeonatinho no sul da Itália ou Zimbábue do que ganhar o Campeonato Mundial de Othello uma vez", piensa que lo que hace grande a un torneo son sus jugadores.

Con el sistema de clasificación actual, ganar el WOC es mucho más importante que ganar un torneo del sur de Italia porque para ganarlo tienes que ganar a los mejores jugadores del mundo.

El sistema no tiene en cuenta el nombre del torneo, sino el ratin de los jugadores que participan en él.

En todo caso, has hecho un buen análisis de la clasificación. ¿Qué opinas de la clasificación que da a los jugadores brasileños?

1997-Oliveira
1947-Lucas
1818-Dantas
(así como los otros no oficiales todavía)

Unknown disse...

eu não acompanho o mundo do Othello a muito tempo para dizer que o rank esta injusto , mas se o calculo dos pontos é feito apenas pelo numero de vitorias/derrotas/empates com peso igual em todos os campeonatos , com certeza esta .

achei estranho o benjamin seeley ser considerado apenas 5 dan , o jogador SonGoku do playok que se diz seu estudante é 6 dan .

Fabrício Silva disse...

Olá Jorge

Eu entendo o seu ponto de vista , porém eu sempre fui meio contra a maioria dos Ranking expostos pelas grandes organizações dos esportes , por exemplo : Eu muitas das vezes não concordei com o Ranking da Federação Mundial de Futebol ,
( FIFA ) , Pois as vezes eles colocam uma seleção em um nível muito alto sendo muitas das vezes essas seleções não deterem nenhum título muito importante .

Pois bem , como o assunto aqui é outro “ Esporte “ por assim dizer , o Othello , eu posso dizer que ao ver a lista dos 15 Melhores Jogadores do Mundo , fico meio ocioso , mesmo sabendo que todos esses 15 Jogadores ai citados na lista são realmente muito bons , penso nos jogadores que não estão nela , como o David Shaman , Brian Rose , Murakami Takeshi , Ben Seeley , Nicky Van Den Beggelaar , e porque não Martin Odegar e Takuji Kashiwabara ?

Eu sei que o sistema ELO se realmente for ele o programa usado , é frio e apenas faz os cálculos necessários para fornecer os números que colocam alguém ou retiram alguém do topo , mas não acho que isso poderia somente ser feito por cálculos , eu imagino se em algum dia isso não poderá ser feito de uma forma que some cálculo + jogabilidade ( Quando eu falo “ Jogabilidade “ eu me refiro ao nível de habilidade de cada jogador no jogo ) . Eu sei que isso é quase uma utopia , e eu não sei como isso poderia ser feito , mas se assim fosse , veríamos Ranking muito mais bem elaborados .

Eu concordo sim com você quando diz que o que faz um Campeonato Forte são os jogadores , então com essa premissa não importaria muito se o Campeonato em questão fosse no sul da Itália , Zimbábue ou Brasil , até mesmo por que no Zimbábue acho que ninguém jogue Othello ... Rs . Mas isso foi só um exemplo que eu usei , quis contrastar Itália ( País de Primeiro Mundo ) com o Zimbábue ( País de Terceiro Mundo ) , eu quis dizer que com esse sistema de cálculos não se avalia o nível da competição , apenas se dar os pontos para as conquistas e não importa onde ocorra .

Continua ...

Fabrício Silva disse...

Continuação ...

Outra coisa importante que você disse foi o fato de os jogadores Europeus por exemplo não jogarem muito com os jogadores Orientais , os Japoneses principalmente , isso é uma coisa que o Matthias Berg reclamou para mim na entrevista que concedeu ao meu Blog em 2009 , quando ele disse que mal se pode jogar um torneio onde esteja um Japonês , o que seria muito bom para aumentar a criatividade , pois eles são muito imprevisíveis . Então vejo que a WOF poderia estudar a possibilidade de criar um torneio periódico onde coloque mais os Japoneses e os outros orientais em maior contato com os Europeus e com o restante do mundo , também isso é só uma sugestão , não sei se haveria alguma brecha no calendário para isso , para um evento com esse porte , pois seria quase um mini-mundial . No caso seria uma competição com um número de Japoneses muito grande , isso seria muito bom para o aprendizado em geral , e seria também muito bom para se fazer uma análise de Ranking mais justa .

Então , em relação a colocação dos jogadores Brasileiros , creio eu que o Lucas por exemplo só tem a subir nessa lista , se ele for regularmente para competições Internacionais , como foi ao Pan-Americano e ao Mundial , ele subirá nessa listagem ai , tenho esperança disso . O Henrique não joga competições Internacionais ainda , é um jogador muito bom , que ganharia muita técnica se pudesse jogar fora do país em competições a nível de Pan-Americano , Grand Prix e Mundiais , então é só aguardar para vê se ele um dia jogará alguma competição dessas . Enquanto ao Daniel Dantas , ele somente jogou 1 Mundial , e ganhou 1 título Brasileiro , contra 2 do Lucas e também 1 do Henrique , vejo que ele sossegou nessas questões , e se não ganhar mais algum título Brasileiro a tendência dele é cair ainda mais nesse Ranking . O engraçado que eu falo desse esquema de Ranking ai é justamente esse , o Lucas tem dois títulos Brasileiros e foi ao Pan-Americano e ao Mundial , uns 2 se não me engano , e não está na frente na escala , pois que está é o Henrique com 1 título Brasileiro e sem nenhuma participação Internacional . Viu ? Isso é cálculo de um sistema estranho . ( Psil Henrique , se você leu isso não fique chateado comigo , pois entre você e o Lucas eu realmente não sei quem é o melhor , apenas sei que são bem melhores do que eu ... Rs )

Então Jorge , é isso , eu me extendi na minha resposta mas quis explicar mais sobre o meu ponto de vista , e a propósito , se tem alguma coisa nesse Ranking que eu realmente gosto de ver é o Mario Madrona lá no topo , não se seria mesmo o quarto melhor do mundo , mas que ele é muito bom jogador , e carismático isso é sim , e eu sempre achei ele um dos melhores jogadores do Mundo sem sombra de dúvidas , sou fã dele , como já disse na postagem acima , é um dos jogadores que mais me inspiraram a jogar Othello . : )

Bom , é isso ... Até Mais Jorge

Fabrício Silva disse...

Oi Vitor , Tudo Bem ?

Então , é como eu já disse ao Jorge , eu apenas esperava que o Ranking mostrasse mais uma proporção onde se avaliasse mais o nível técnico de cada jogador , e não somente os pontos , nas partidas , já que existem competições com jogadores de menos nível do que em outras , então uma vitória em um campeonato simples não deveria valer igual a uma vitória em um campeonato complexo ou seja , de um nível de jogadores muito fortes .

E em relação ao SonGoku é isso mesmo , ele se diz aluno do Ben Seeley , mas não dúvido que seu nível seja mesmo 6 DAN , até mesmo por que eu dúvido que o nível do Ben Seeley seja de apenas 5 DAN , creio eu que ele tenha uns 7 viu ...

Bom , é isso , Abraços Vitor

henrique disse...

Nem to chateado, fica tranquilo. Tbm acho estranho que eu esteja na frente do lucas e do daniel, eles tem mais jogos do que eu e participação em mundial e tudo +. Essa forma de classificação atual passa a impressão de ser tendenciosa, mas enquanto não tem forma mais completa pra montar um novo ranking analisando o estilo de jogo de cada um, o tipo do campeonato etc, continuamos nesse da WOF.

Seria interessante um novo ranking. Você mesmo, fabricio, poderia montar um ranking brasileiro piloto num estilo mais atual e, se der certo, fazer um mundial. Daria trabalho mas seria uma ótima referência pra conhecer melhor os jogadores e até pra estudar mais claramente cada um. Mesmo que não seja oficial acho que seria uma boa. Fica minha sugestão.

Gostei do post. Abçs!

Jorge disse...

Me temo que debe de ser difícil explicar el ratin de cada jugador. En todo caso, para Shaman, Rose o Seeley, ten en cuenta que:
a) llevan varios años sin jugar o han jugado poco (y se da más importancia a los últimos campeonatos)
b) están en Estados Unidos y juegan poco con jugadores de otros países

Así, en mi opinión, es imposible hacer una clasificación que los valores justamente : )

Fabrício Silva disse...

Oi Henrique

Bom , eu não sei como fazer tal Ranking , seria necessário unir percepção Humana + Cálculo das Máquinas , e analisar um jogador por vez , e concluir quem deveria estar na frente no ranking iria ser muito penoso e fora de alcance para mim , pois nem mesmo tenho acesso a todos os jogos oficiais desses jogadores , eu teria que ser justo , e para isso teria que ver muitos jogos de cada um deles , mas no final o que fica é algo meio subjetivo , o que pesaria muito na lista seria a minha opinião sobre o por que tal jogador tem que estar lá . A minha crítica a esse sistema , mesmo reconhecendo que ele é a melhor opção até agora , é que cálculos não decifram todas as intuitividades do jogo , e além do mais veja isso : Existe o jogador ( A ) e o jogador ( B ) , o jogador ( A ) jogou apenas 1 competição e a ganhou , logo sua porcentagem de aproveitamento foi de 100 % , já o jogador ( B ) , jogou 2 competições , ganhou 1 e a outra ficou em 2º lugar , logo a sua porcentagem de aproveitamento não será de 100 % , pois para isso precisaria ganhar as duas competições que participou , então mesmo que intuitivamente julgamos que o jogador ( B ) seja melhor que o jogador ( A ) , o primeiro tem todo o crédito na matemática , por isso creio eu , que você está na frente no Ranking , por que quanto mais jogos , mais difícil de se manter um nível de 100 % de aproveitamento . Também podemos falar que se algum jogador ganhar 3 títulos e perder 1 , ele não será melhor em aproveitamento do que aquele que participou e ganhou apenas de 1 também .

Não sei se estou falando besteira , e talvez eu até esteja , mas me parece isso , me parece esse o problema em todos os Ranking’s que eu conheço no mundo . Deve haver algum método deles balancearem isso , mas eu desconheço os métodos empregados para solucionar esses problemas .

Bom , é isso , Até Mais Henrique

Fabrício Silva disse...

Oi Jorge

É isso mesmo , esses três estão a muito tempo sem jogar partidas oficiais , o Ben Seeley até jogou em 2008 algumas se não me engano , porém não o suficiente . Eu gostaria de esclarecer que eu reconheço o trabalho de quem desenvolveu esse programa atualmente utilizado para mostrar o Ranking Mundial , com toda a certeza do mundo foi feito por uma pessoa muito inteligente , que sabia o que estava fazendo e teve êxito no que fez , porém a minha crítica aqui é que nunca esse modelo pode nos convencer que é uma Tabela justa . Pois estamos de frente com duas coisas , um fato e uma incerteza , o fato é de que todos os jogadores do mundo com pouquíssimas exceções acham que o Hideshi Tamenori deveria estar sim em primeiro lugar nessa lista pelos seus 7 títulos Mundiais ganhos até hoje , mas nesse sistema atual e agora , é mais que justo que ele não esteja , apesar de eu não concordar com isso , pois de modo geral sem sombra de dúvidas ele é sim ainda o melhor jogador do mundo . E temos uma incerteza , que é a de que se algum dia vai existir um Software munido de Inteligência Artificial capaz de avaliar cada nível de Habilidade de cada jogador e somar isso ao sistema atual fazendo um balanceamento para termos uma tabela mais justa , junto com um calendário que una mais os jogadores mundo à fora em várias competições , não só no Mundial , nem somente a Europa isolada do Oriente e do resto do mundo . Não sabemos , mas eu prefiro não acreditar que seja impossível , mesmo sabendo que é muito difícil de isso acontecer um dia .

Abraços