sexta-feira, 18 de maio de 2012

Divulgação do Othello na Costa do Marfim e a Dedicação do Presidente Ourega


Olá a todos , tudo bem ai ?
Bom , o público da comunidade mundial de Othello já aguarda a um certo tempo um tanto quanto ansiosa o Campeonato Nacional de Othello da Costa do Marfim , mas ao mesmo tempo parecem um tanto o quanto indiferentes ao que realmente está acontecendo naquele país distante da África , e enquanto o dia do tão falado campeonato não chega , é isso que eu vou tentar fazer aqui hoje , falar um pouco do que está acontecendo por lá , pelo menos tentar .
Primeiramente é bom esclarecer que ao contrário dos paises europeus , alguns americanos e asiáticos , na Costa do Marfim o Othello ainda é totalmente desconhecido , e quando eu falo totalmente é totalmente mesmo e antes de organizar um campeonato de âmbito nacional algumas coisas precisariam ser tomadas antes , e é isso que o presidente da Fédération Ivoirienne D’Othello - o Sr. Ourega - está fazendo atualmente , tentando chamar a atenção do público e de empresas para a existência do jogo , de sua notória importância no mundo dos jogos clássicos de tabuleiro e sua dedicação está causando uma revolução tamanha que pode até ser comparada a revolução que Goro Hasegawa fez no Japão na década de 1970 com o seu jogo Othello jogado com tampinhas de garrafas .
Qual é a intenção de toda essa divulgação em volta do Othello ?
Chamar a atenção das autoridades e do público de uma forma geral , tais como empresas , patrocinadores , governantes , autoridades política e etc
Mostrar a essas pessoas que o jogo é praticado em vários lugares do mundo e que a Costa do marfim pode ser o próximo lugar a isso acontecer , e ao mesmo tempo incentivar as pessoas a praticarem o jogo , a se envolverem com essas atividades prazerosas das quais poderá até mandar um jovem jogador para representar a Costa do Marfim no próximo mundial , e sem esquecer que a Costa do Marfim já foi convidada três vezes para o mundial mas não pôde ir por falta de recursos para realizar um campeonato de uma forma “ profissional “ .
O que o Sr.Ourega conseguiu até o momento ?
Bastante coisa ! por causa do campeonato realizado no ano passado , e do apoio da mídia impressa dentre outras como Rádio e TV, nesse evento que ele realizou agora no dia 09 de Maio compareceram mais ou menos umas 400 pessoas e dentre elas engenheiros , professores do ensino secundário , universitários , a Sra. Chefe do Gabinete do Ministério do Esporte e Recreação , os três homens responsáveis por uma tal de Conselho da Juventude e Desporto e etc . E o campeonato de Othello da Costa do Marfim se tudo ocorrer bem será no dia 28 de Julho desse ano de 2012 , eles já têm um time de 30 jogadores , veremos o que acontece até lá .
Por lá a filiação é paga , ao contrário daqui do Brasil , e os motivos de ser assim lá é um tanto o quanto óbvia - falta de recursos – recursos esses que envolvem desde a falta de tabuleiros de jogo até segundo o próprio Ourega em conversa comigo disse , veículos para facilitar o transporte , creio eu dos jogadores em questão que em boa parte de sua turma de 30 jogadores , são crianças . Aqui no Brasil a filiação não é paga até mesmo para evitar certas burocracias e pela falta de necessidade .
Não sei como posso ajudar nessa , mas ajudarei com certeza no que eu puder aqui mesmo do Brasil , já que eu não posso ir até a Costa do Marfim , mas acho fascinante não só dedicação e a determinação do Sr. Loh Jeannot Ourega – que prefere ser chamado de Ourega , até mesmo por motivos de esse ser o seu nome mais popular – como também acho muito legal a atenção que o povo desse modesto país da a um jogo tão desconhecido , não sei exatamente a relação de causa do fascínio deles pelo jogo , mas é bom saber que está se formando mais um continente a praticar o nosso tão amado jogo Othello , ainda é só a Costa do Marfim , mas vamos ver isso como uma experiência bem sucedida , e se tudo der certo isso se espalhará pela África assim como foi o Futebol o Basquete ou o Atletismo , e veremos mais esse povo batalhador pelos bastidores dos campeonatos mundiais mundo à fora .
Bom , é isso , desejo muita sorte a Costa do Marfim e ao Sr. Ourega , que por seu empenho merece todo o sucesso do mundo .
Obrigado e Até Mais .
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10

2 comentários:

Unknown disse...

Sensacional!

Fabrício Silva disse...

Também achei , pena que a comunidade internacional não está dando mais atenção a essa revolução que está acontecendo por lá .

Abraços